88.4
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Tentativa de burla com MB WAY

SLouro apresentou a reclamação
5 de maio 2020
Publiquei há dias artigos para venda no OLX, 4 dias passados e já recebi dois telefonemas de senhoras a querer comprar os meus artigos, com carácter de urgência e com pagamento por MBWay.
Trata-se de uma tentativa de burla e de aproveitamento e desvio de dinheiro!
É preciso ter em conta aspectos muito relevantes:
Têm sempre carrinha de recolha de produtos e tem que ser no próprio dia e entregue em poucas horas, daí o pagamento urgente ter que ser por MBWay.
Não fazem perguntas sobre os produtos, nem negoceiam o preço.
O real intuito e única preocupação delas é fazerem-nos ir aos terminais multibanco, para supostamente, recebermos o valor.
ALERTA a todas as Pessoas:
Estes pagamentos não implicam a nossa deslocação ao multibanco e se formos, será para levantar dinheiro através de um código que eles nos dão mas, NÃO introduzimos NUNCA o nosso próprio cartão.
Se assim for pedido, e foi o caso, é porque é BURLA.
Os dois números foram:
962946871
e
960415968
Sempre que as confrontei e disse que a história não estava bem contada, desligaram de imediato o telefone.
Como se pode divulgar isto, com amplitude, para que pessoas menos preparadas não sejam burladas/roubadas?
Aguardo a vossa ajuda.
Data de ocorrência: 5 de maio 2020
OLX
Olá Sónia Louro,

Lamentamos desde já a situação que nos reporta. Não é este o tipo de experiência de negócio que queremos que tenha no OLX.

O OLX entende a gravidade da situação e como a mesma pode afetar os nossos utilizadores, pelo que estamos a reunir esforços junto com várias entidades, Sibs, Portal da Queixa, PSP, para alertar o maior número de pessoas possível para esta situação.

A comunicação social também tem mostrado notícias alertando para as burlas e esquemas realizados com o sistema de pagamento por Mbway. É uma batalha que estamos a travar em conjunto com várias empresas.

O OLX ativou vários alertas de segurança sobre o funcionamento correto do Mbway para que, quem não saiba como funciona possa ser informado corretamente, e evitarmos assim situações de burla.

Os nossos alertas surgem no acesso à conta OLX , no login e na área de mensagens, e no nosso centro de Ajuda:

Para a nossa análise e tratamento desta reclamação, vamos precisar de mais alguns dados que lhe vamos pedir por mensagem interna.

Ficamos a aguardar o seu contacto.

Até já,

A equipa OLX.
Estimada equipa OLX,
Bem vi os vossos alertas e talvez por isso, quando no 1º telefonema, o objectivo do pagamento por MBway foi levar-me a uma caixa MB, percebi que algo não estava bem. Dois dias depois, o mesmo modus operandi.

Creio que uma das formas de protecção, seria não deixar visualizar telefone ou email, sem que houvesse um pré-registo.
Há demasiadas pessoas a serem lesadas e segundo as queixas que li aqui, algumas de valores avultados.
Estou a reportar números de telefone específicos, como algumas pessoas já o fizeram.
Seria importante que em bloco, fizessem esse report às forças de segurança, judiciária e afins.

OLX
7 de maio 2020
Olá, Sónia Louro.

Obrigado pelas mensagens que nos enviou.
Colaboramos activamente com as autoridades e com outros parceiros responsáveis pelo Mbway, no sentido de reportar estas situações para que sejam tratadas em conformidade, como lhe havíamos indicado acima.

Obrigado pela colaboração. Sempre que necessite de ajuda, contacte-nos!

Até já!
Equipa OLX.

As pessoas "menos preparadas" deviam continuar a aceitar apenas dinheiro na mao ou na conta bancária.

SLouro Autor

Sim Márcio, concordo.
A questão é que há muitas pessoas, que com o carácter de urgência que quem telefona impõe e a falta de dinheiro em que algumas pessoas se encontram, leva a ser alvos fáceis.
Estive a ler queixas semelhantes e já houve dezenas de pessoas burladas e em montantes até consideráveis.
É lamentável esta situação. O que vale a muitos de nós, é que quem liga, tem menos conhecimento ainda do que fala e por isso, com poucas perguntas, começamos a perceber que algo não está bem.
Enfim... Modernices cibernéticas.

SLouro Autor