88.4
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Tentativa de fraude

Carlos Gustavo
Carlos Gustavo apresentou a reclamação
14 de março 2023
Bom dia.

Coloquei à venda um artigo no OLX. Passados cerca de 10 minutos, sou contactado por um número identificável a mostrar interesse na aquisição do produto. Questionaram-me se ainda tinha o artigo para venda, se tinha possibilidade de o enviar até hoje à noite, ou então, até amanhã. Disse que sim e rapidamente fizeram o cálculo dos custos de envio, dizendo que seriam 10€. Disse que não sabia, porque não me tinha informado do valor e responderam que estavam habituados a fazer este tipo de operações e que o valor eram os 10€. De seguida, mostraram-se logo disponíveis para fazer a transferência do valor total e perguntaram-me se usava mbway ou netbanco. Respondi que mbway e pediram-me o número. Dei o número e depois pediram-me para aceder à aplicação para lhes dar um referência para me enviarem o dinheiro. Achei estranho e disse que eu é que tinha de receber uma notificação com a transferência do valor. Responderam que eu não estava a entender e tentaram novamente que acedesse à aplicação. Respondi que estava a achar muito estranho, porque estava a acontecer tudo muito depressa, que queria confirmar os valores dos portes de envio e depois mandava mensagem para o número que me ligou a confirmar a possibilidade de venda. Dito isto, desligaram a chamada.

O número do qual me ligaram foi o 927051894, identificando-se a pessoa como André.

Todo o discurso era muito bem planeado e estruturado. Quase parecia que me estavam a vender alguma coisa ou a finalizar um negócio muito importante.
Data de ocorrência: 14 de março 2023
OLX
14 de março 2023
Olá, Carlos Gustavo.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #90074723 (2023-03-14).

Até já,
A equipa OLX.
OLX
5 de abril 2023
Olá, Carlos Gustavo.

Agradecemos o seu contacto e reporte, e lamentamos a situação de que foi alvo.

O número de reporta foi enviado para o departamento responsável verificar que, juntamente com a SIBS, tomarão as medidas necessárias para bloquear o contacto.

Pode consultar a informação sobre o funcionamento do MBway através da nossa página de Ajuda aqui: https://help.olx.pt/hc/pt/articles/360006716518 .

Até já,
A equipa OLX