88.4
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Tentativa dupla de burla por mbway

Rita Leal
Rita Leal apresentou a reclamação
20 de maio 2023
Hoje, dia 20 de Maio, coloquei à venda um aspirador no OLX.
Passados nem 15 min recebi uma chamada do número 929272487. Era uma senhora a dizer que estava interessada no artigo e que conseguia mandar um Sr. para o ir buscar ainda hoje mas que no entanto ele não tinha forma como pagar então ela queria deixar já o pagamento feito. Ela perguntou se me podia pagar por MBWAY e eu disse que sim e que podia fazer o pagamento para o meu número. Ela começou a perguntar-me qual era a referencia e eu disse-lhe que não estava a perceber a questão dela pois para fazer um pagamento por MBWAY só precisa de saber qual é o meu número e qual o valor que tem de pagar. Ele começou a inventar que precisava da referência pois estava a pagar pelo banco e não pela aplicação mesmo do MBWAY e disse que me diria os passos para eu conseguir ver qual era a minha referencia. Começou logo a pedir para eu abrir a aplicação e a carregar na opção "Levantar dinheiro". Eu disse-lhe logo que como era obvio eu não precisava de fazer nada disso pois não sou eu quem tem de levantar dinheiro mas sim ela que tem de-o enviar para mim. Assim que percebeu que eu não ia fazer o que ela queria desligou logo a chamada.

Passado meia hora recebi uma outra chamada, desta vez do número 964657240, em que um homem com o nome de "Pedro" veio exactamente com a mesma conversa da chamada anterior. Estava interessado e tinha um amigo "João" que vivia perto da minha zona e que como tal poderia levantar o artigo ainda hoje. Mais uma vez o colega não conseguia fazer o pagamento por isso ele teria de fazer ele a transferencia por MBWAY. Disse-lhe então que ficaria a aguardar a transferencia e ele disse logo que o banco dele lhe pedia uma referencia minha para conseguir fazer a mesma. Disse-lhe logo "o senhor não precisa de referencia nenhuma para fazer um pagamento por MBWAY, apenas do meu número" e ele desligou logo a chamada, mais uma vez...
Data de ocorrência: 20 de maio 2023
OLX
20 de maio 2023
Olá, Rita Leal.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #93176423 (2023-05-20).

Até já,
A equipa OLX.
OLX
22 de maio 2023
Olá, Rita Leal.

Lamento todos os transtornos causados com esta situação.

Vamos partilhar o contacto com a nossa equipa de segurança, para que, sejam tomadas as devidas acções sobre o mesmo dentro do OLX, e evitado o comportamento na plataforma.

Recomendo que, mantenha sempre a troca de mensagens no OLX,e nunca forneça dados pessoais, bancários, ou outros que possam colocar em causa a sua segurança e da transaçcão.

Partilho alguns links que o podem ajudar a entender o funcionamento do serviço Mbway

Sempre que necessite da nossa ajuda, contacte-nos.

Até já!
Equipa OLX.