88.3
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Trata utilizadores como gado

Rogerio Rilhas apresentou a reclamação
24 de novembro 2016

Tinha uma conta no OLX, há bastante tempo, e usava-a de vez em quando.

Há uns dias a minha mulher quis publicar alguns anúncios dela, e publiquei-os na minha conta. Após uns quantos apercebi-me que seria melhor usar o telefone dela nos anúncios, e coloquei o número dela na caixa do formulário OLX própria para isso.

Passados mais uns anúncios reparei que, apesar de ela receber os telefonemas, eu recebia os emails. Então decidi criar uma conta para ela, com o email dela e o telefone dela, e criei.

O OLX decidiu então, de forma unilateral, sem aviso prévio, sem me consultar, eliminar a minha conta, e deixar a dela.

Contactei-os e disseram-me que eliminaram a minha conta por eu ter partilhado dados, e que isso era contra os termos de serviço. Dizem que partilhei o telefone, mas não é claro como é que eles acham que eu partilhei o telefone se a minha mulher me confirmou que é o número dela que está associado à conta que criei para ela. Partilhamos a morada, mas nada mais.

Se o OLX tem dados partilhados entre a minha conta e a dela é por culpa do OLX, que tem um sistema que já mostrou ser muito frágil, e que faz muitas confusões por si só. Também instalei a app no telemóvel, o que de certeza ajudou o sistema do OLX a ficar mais confuso. É verdade que usei o número dela algumas vezes em anúncios na minha conta, mas o formulário do OLX permite a introdução de outro número, portanto achei isso uma coisa normal.

Contactei o suporte, que foi absolutamente inútil. Usaram sempre uma linguagem opaca, e dizem que partilhei o telefone, mas nunca me foi possível perceber como é que isso terá acontecido sem ser na caixa do formulário própria para se usar outro número de telefone. Será que essa caixa para alterar o número é uma armadilha do OLX e eu caí nessa armadilha? Foram sempre definitivos no que toca à minha conta, e que não havia hipótese de a recuperar, e depois de trocadas várias mensagens desisti (afinal a minha qualidade de vida não fica diminuída por ter sido expulso do OLX, há muita concorrência tanto ou mais capaz que o OLX).

Não gostei da forma como me trataram. Independentemente do crime que eles acham que eu cometi, não me deram qualquer hipótese de voltar atrás, ou corrigir o problema. Isto aconteceu no século XXI, em que espera um certo grau de sofisticação dos sistemas informáticos, mas o sistema do OLX é absolutamente defeituoso e não me avisou que eu estaria a fazer alguma coisa mal. Para ajudar a essa deficiência do OLX, o suporte a clientes OLX verdadeiramente autista e prepotente achou boa ideia dar um tiro na minha conta sem me dar qualquer hipótese de defesa. Até o gado é mais bem tratado.

Resultado: não tenho acesso ao OLX, com a minha conta bloqueada não tenho forma de entrar, nem de recuperar o textos e as fotos que já tinha inserido no site. Fui simplesmente escorraçado.

Recomendação: não criem conta no OLX, utilizem a concorrência. Se precisarem de mais que uma conta OLX no mesmo agregado familiar, então não tentem fazê-lo, o OLX vai ter um problema qualquer no software do sistema deles e vai achar que vocês são criminosos, e vai abater-vos. E se só tiverem um PC em casa então ainda menos. E não tentem usar a app e PC's ao mesmo tempo. Se precisarem mesmo de tentar alguma destas coisas então guardem todas as fotos e textos, para poderem usá-los depois noutros sites.

Data de ocorrência: 24 de novembro 2016
25 de novembro 2016

Recordamos apenas que , tal como já lhe foi indicado anteriormente, mensagens com linguagem insultuosa serão ignoradas sem prestar qualquer tipo de esclarecimento.
14 de junho 2018
Dado o tempo que já passou desde que nos apresentou a reclamação daremos a mesma como resolvida.

Caso tenha interesse em voltar a utilizar a nossa plataforma agradecemos que nos contacte directamente através da página * PROIBIDO *://www.olx.pt/contactos/ para reavaliarmos a situação.
14 de junho 2018
Qu graça. Dado o tempo que já passou e a minha conta de email legítima continua bloqueada, é uma grande asneira darem a reclamação como resolvida.

Vocês não resolveram nada, nada está resolvido. E eu continuo à espera.
14 de junho 2018
Vou reabrir a reclamação porque não resolveram nada, e tem a sua graça que entendam que o assunto está resolvido quando nada fizeram para o resolver.
15 de junho 2018

Agradecemos a sua mensagem mas, tal como lhe foi indicado, só poderemos reanalisar a situação que levou à sua suspensão se nos contactar directamente.
15 de junho 2018
Sim, já fiz isso, e o vosso autismo e prepotência ficou bem evidente, e não resolveram nada.

Se quiserem resolver o assunto então contactem-me a mim diretamente, sabem o meu email.

A alternativa é não resolverem nada, e a queixa permanece aberta, claro. Faz mais sentido do que fechar só porque passou muito tempo, não concordam?