88.3
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Utilizador enganador

Gonçalo Ribeiro apresentou a reclamação
22 de março 2019
Pelos vistos anda um novo utilizador no OLX. Apresenta-se com o nome "fffffstb". Logo por aqui vemos que o OLX não deveria permitir nomes destes. Deveriam sempre pedir aos seus user que coloquem o NIF e o N.º Cartão de Cidadão, para cortar de imediato todos os burlões, ou ser mais fácil apanhar os mesmos! Então o que faz este xxxx? Mostra-se muito interessado num artigo e diz ao vendedor que quer de imediato pagar por MB WAY o artigo e que depois o vai recolher. Ele diz que que o MB WAY é como uma Transferência Bancária, ou seja, que dá os dados dele à pessoa vendedora para que ela vá ao Multibanco e meta os dados dele para que ela, a pessoa vendedora, receba o dinheiro! Ou seja, tenta enganar claramente as pessoas que não sabem o que é o MB WAY e ficam a pensar que colocando os dados dele no Multibanco recebem o valor. É uma pena o OLX não ter uma política mais apertada neste tipo de casos. Bem sei que posso denunciar junto da GNR, PSP ou mesmo PJ. Para fazer estas denuncias online necessitamos de ter o leitor de cartões de cidadão, o que nos limita de imediato, por isso o intuito desta reclamação é dar a conhecer às pessoas o tipo de burla que anda aí e ao mesmo tempo o nome fictício do xxxxo.
Data de ocorrência: 22 de março 2019
OLX
29 de março 2019
Olá, Gonçalo Ribeiro.

Pedimos desde já desculpa pelo facto da sua reclamação ter sido fechada como resolvida, sem que lhe tenha sido dada qualquer resposta.

Lamentamos a situação que nos reporta e informamos que tomámos as ações necessárias para que tal não se volte a repetir, pois não é a forma como queremos que os nossos utilizadores atuem.

Informamos que o utilizador em questão já não se encontra ativo na nossa plataforma.

Asseguramos que realizamos, diariamente, os nossos melhores esforços para garantir a qualidade dos nossos serviços e a segurança dos nossos utilizadores.

Agradecemos as sugestões que nos envia e estas serão tidas em consideração para futuras melhorias na segurança da nossa plataforma.

Quanto ao esquema de tentativa de burla que nos comunica, estamos a trabalhar na melhoria da nossa secção de ajuda, pelo que os nossos utilizadores já dispõem do seguinte tópico de Ajuda disponível: https://help.olx.pt/hc/pt/articles/360000931918-Como-utilizar-o-MB-WAY.

Para que esta situação possa também ficar registada junto das autoridades competentes, sugerimos que apresente uma queixa formal junto da PSP ou GNR (dependendo da sua área residência), Polícia Judiciária ou uma delegação do Ministério Público. Estamos totalmente disponíveis para fornecer todos os dados necessários, caso recebamos um pedido formal por parte das respetivas entidades.

Caso tenha qualquer outra questão, estaremos ao seu dispor para prestar todos os esclarecimentos necessários.
29 de março 2019
Bom dia Equipa do OLX,

Agradeço desde já a vossa resposta que muito me agradou.
Se me permitem uma sugestão, acho que quando algum cidadão se registasse na vossa plataforma deveria ser obrigado a inserir pelo menos o NIF ou o N.º CC, ou ambos. Isto iria fazer com que o mesmo cidadão não se pudesse voltar a registar e ao mesmo tempo facilitar-vos a vós e às autoridades detectarem de imediato quem está a actuar de má fé e contra as vossas políticas de utilização. Claro que existe sempre forma de escapar, mas associada a esta sugestão teriam de se desencadear todos os procedimentos necessários para evitar utilizações indevidas de dados pessoais. Nos dias de hoje em que os ataques via web são cada vez mais frequentes e vulgares, compete às empresas apertarem o cerco e salvaguardarem os seus clientes ao máximo.
De qualquer forma, mais uma vez agradeço a vossa resposta e consideração!
Bom trabalho
Gonçalo Ribeiro avaliou a marca