OLX
Escolha do Consumidor
Abril 2021
Escolha do Consumidor
Abril 2021
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Venda de coelhos como animais de companhia

Ana Maria apresentou a reclamação

Bom dia.

Na plataforma OLX existe uma lacuna em que permitem anunciar a venda de coelhos como Animais da Quinta, quando estes são vendidos como animais de companhia.
Segundo o Decreto-Lei n.º 276/2001, artigo 2, passo a citar
"a) «Animal de companhia» qualquer animal detido ou destinado a ser detido pelo homem, designadamente, no seu lar, para seu entretenimento e companhia;"

Segundo a lista constante do site da DGVA (* PROIBIDO *://srvbamid.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/genericos?generico=15272&cboui=15272), os coelhos são considerados animais exóticos de companhia assim como os furões, pelo que deve-se aplicar a mesma conduta pela parte do OLX e impedir a sua venda.

No OLX são colocadas dezenas de anúncios de venda de coelhos de anunciantes com nomes diferentes mas que pertencem ao mesmo grupo de pessoas que atuam na grande Lisboa. Vendem coelhos que são desmamados precocemente, muitos doentes, que morrem dias depois de estarem com os tutores, muitas vezes depois de gastarem algumas centenas de euros em veterinários. Esses casos são reportados em grupos do facebook, mas infelizmente as pessoas não avançam com queixas.

Pelo que venho por este meio exigir que os anúncios de coelhos de companhia sejam feitos de acordo com a lei n.º 95/2017 ou que sejam proibidos.

Cumprimentos.
27 mar 2021

Olá, Ana Maria.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #57659421 (2021-03-27).

Até já,
A equipa OLX.

05 abr 2021
Ana Maria adicionou uma resposta

Continuo a espera de resposta.

06 abr 2021

Olá, Ana Maria.

Agradecemos o seu contacto.
Partilhamos a informação com a nossa equipa para que possam analisar os termos legais aplicados à venda dos animais, e logo que tenha uma resposta entro novamente em contacto consigo.

Se tiver mais alguma dúvida, contacte-me!

Até já!

13 abr 2021
Ana Maria adicionou uma resposta

Continuo a aguardar reposta.

15 abr 2021

Agradeço o seu contacto.

A nossa equipa legal, está a analisar a situação que nos reportou e esperamos ter uma resposta o mais breve possível.

Logo que tenha resposta e adoptado o procedimento no OLX, volto a responder através desta via.

Em caso de dúvidas, contacte-nos.

Até já.

22 abr 2021

Boa tarde.

Continuo a aguardar resposta.

Ana

24 abr 2021

Olá, Ana.

Agradeço o seu contacto.

Como indicado anteriormente, a nossa equipa legal, está a analisar a situação que nos reportou e esperamos ter uma resposta o mais breve possível.

Logo que tenha resposta e adotado o procedimento no OLX, volto a responder através desta via.

Até já

03 mai 2021

Boa tarde.

Continuo a aguardar resposta.

Ana

Ana Maria está a aguardar resolução da marca