88.1
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Vítima de fraude

Júlia Soto Maior Da Silva
Júlia Silva apresentou a reclamação
26 de novembro 2022
Um usuário da olx estava a vender uma calculadora gráfica da casio, com o valor de 69,99€, que me interessou, desse modo, comuniquei com ele com o intuito de a comprar, perguntando então se esse artigo ainda se encontrava disponível e se ele tinha mais fotos, de modo a que eu pudesse verificar se o artigo se encontrava deveras em bom estado, tal como ele afirmava. Com efeito, ele respondeu-me que o artigo estava de facto disponível e enviou-me de seguida as fotos e, logo planeámos a forma como se iria proceder o negócio. Como aparecia nas informações do olx que o sujeito residia em Coimbra e, sendo que eu moro perto de Braga, combinou-se ,então, que ele iria enviar o artigo pelos correios, uma vez que, devido à distância, era de facto impossível encontrarmo-nos presencialmente. Contudo, como é óbvio, eu teria que efetuar primeiramente o pagamento. O pagamento total foi de 73,99€, que equivale ao preço da calculadora (69,99€) mais o respetivo envio, pelo qual ele cobrou 4€. Ele pediu-me que trocássemos os nossos dados através do e-mail, nomeadamente os dados de envio, isto é, a minha morada para a qual ele enviaria o artigo e os dados da sua conta bancária, de forma a que eu efetuasse o pagamento. De facto, estranhei um pouco esse pedido, até porque não percebi o motivo pelo qual não poderíamos trocar os nossos dados pelo chat da olx. Contudo, deduzi que fosse uma preferência individual do vendedor, não fazendo grande caso disso, visto que por mim era indiferente.
Assim que eu efetuai o pagamento, enviei-lhe de imediato o comprovativo e, de seguida, perguntei-lhe se ele o tinha recebido e ele respondeu que sim. Ele mencionou que iria tentar enviar o artigo logo no dia a seguir, porém não me conseguia prometer isso, uma vez que ele iria estar muito ocupado, mas que depois iria-me informar se tivesse conseguido ou não. Como, no decorrer do dia seguinte, ele não me tinha dito nada, decidi de noite abordá-lo sobre isso, perguntando se tinha conseguido enviar ou não, ao qual ele respondeu que não, mas que iria o fazer no dia seguinte. A partir daí nunca mais se comunicou comigo nem me respondeu… Tentei várias vezes entrar em contacto com ele, embora de nada servisse, inclusive ele via a maioria das minhas mensagens, mas não as respondia. Foi aí que percebi que teria sido burlada.
Data de ocorrência: 15 de novembro 2022
27 de novembro 2022
Olá, Júlia Soto Maior Da Silva.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #84030922 (2022-11-27).

28 de novembro 2022
Olá, Júlia Soto Maior Da Silva.

Agradecemos o reporte que nos ajudou a melhorar a segurança do site OLX.

A nossa equipa de Qualidade e Segurança analisou a situação, e por motivos de segurança, optou por eliminar a conta do utilizador.

Este não é o comportamento que pretendemos que os anunciantes tenham no OLX, pelo que já tomámos as medidas que estão ao nosso alcance para manter a segurança dos restantes utilizadores.

Agora é importante que efetue a queixa na PSP, GNR ou Ministério Público, de forma a pedir a restituição dos valores pagos e prejuízos causados com esta transação.

De acordo com os Termos e Condições de funcionamento do OLX, não está ao nosso alcance fazer o reembolso pelo valor perdido na transação. Está sim ao nosso alcance colaborar com as autoridades, fornecer a informação que nos foi solicitada oficialmente (pelo tribunal ou policia) no seguimento da queixa, de forma a ajudar à resolução da mesma. Pelo que asseguramos a total colaboração do OLX no processo de queixa formal.

Esperamos que a situação se resolva o mais rapidamente possível. Mais alguma questão, estamos aqui para ajudar.

28 de novembro 2022
Olá, Júlia Soto Maior Da Silva.

Agradecemos o reporte que nos ajudou a melhorar a segurança do site OLX.