Procura de serviços dispara após o desconfinamento

Desenvolvemos um estudo para mostrar que durante a pandemia se registou a quebra de serviços na plataforma e, com o desconfinamento, houve um crescimento repentino, na ordem dos 46 por cento. Este estudo é baseado em dados disponíveis na plataforma, no qual analisa a evolução da procura (contactos feitos a anúncios) e oferta (anúncios novos e activos) na sua categoria de serviços com o intuito de avaliar os impactos causados pela COVID-19. 

As conclusões, agora divulgadas, examinam os primeiros cinco meses de 2020 e comparam-nos com o mesmo período de 2019. 

Estes dados mostram uma quebra natural na procura de serviços no OLX durante a pandemia e um crescimento repentino após o desconfinamento. No entanto, a quebra verificada poderia ter sido bem pior se não tivéssemos lançado uma série de iniciativas no sentido de ajudar os nossos utilizadores, nomeadamente os profissionais, a fazerem face aos prejuízos causados pela pandemia. Foram desenvolvidas acções como a extensão gratuita dos anúncios em todas as categorias, campanhas de descontos em casas de férias, oferta de bónus de cinco euros para quem anunciou o primeiro anúncio em casa de férias, novo sistema de entregas em parceria com os CTT. Trata-se de uma série de esforços com o intuito de minorar as consequências de uma crise súbita que tanto afectou e afecta a nossa sociedade.

Apesar de todos os constrangimentos verificados, este ano, a procura cresceu um por cento na comparação entre os primeiros cinco meses de 2020 com o mesmo período de 2019. 


No TOP das pesquisas antes da COVID-19 estavam “espaço para festas”, “massagem” e “aluguer carrinha”; durante a quarentena, a procura centrou-se mais em “massagem”, “mudanças” e “aluguer carrinha”; já no período de desconfinamento, houve maior procura de “massagem”, “aluguer carrinha” e “espaço para festas”.

Do lado da oferta, também se registou um aumento significativo tanto em novos anúncios (25 por cento) como em anúncios activos (11 por cento) de Abril para Maio (após o levantamento das restrições impostas pelo Governo). Em termos globais nesta categoria, os serviços de Domésticos, Eventos e Técnicos dominam compõem o TOP3 em termos de novos anúncios.

Se você é um profissional e presta algum serviço e quer aumentar as suas vendas, saiba mais aqui e temos uma oferta especial para si. 

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de OLX.