Saiba como evitar comunicações fraudulentas - O que é o phishing?

A internet é um mundo de coisas boas e que nos proporciona uma conveniência bastante grande no nosso dia a dia. Esta conveniência traz também algumas preocupações que devemos ter quando estamos no mundo digital.

O nosso papel como plataforma digital é também educar os nossos utilizadores da melhor forma, partilhando temas que são desconhecidos para a maioria das pessoas e proporcionando ajuda para evitar situações agradáveis no futuro.

Por isso, queremos partilhar alguns dos esquemas que existem na internet para que seja mais fácil compreendê-los e para poder evitá-los:

Phishing

É um esquema fraudulento que procura obter informação sensível como nomes de utilizadores, palavras passe, informações sobre cartões de crédito, com recurso a entidades confiáveis e de comunicação electrónica.

Como é que funciona na prática?

Vejamos um exemplo que circula neste momento no mundo electrónico ao qual convém estarem atentos:

  • Primeiro, é enviada uma SMS aos Utilizadores, com a informação que a Encomenda não pode ser enviada devido a "Endereço não confirmado" e com um Link para verificar a situação.

  • Através desse link, os utilizadores são remetidos para uma página que parece ser dos CTT e onde podem ganhar prémios;

  • O Link do Site começa por lebnext.com/.........



Nota: um esquema usado com recurso à marca CTT.

Este tipo de esquema pode acontecer em qualquer plataforma eletrónica em que os burlões criam sites utilizando a marca de entidades fidedignas como os CTT Portugal e, aproveitando-se da credibilidade das marcas e do pouco conhecimento dos utilizadores sobre estes esquemas, ganham dinheiro fácil ou roubam dados pessoais.

Sempre que recebam SMS estranhos cujo o endereço não vos é conhecido, não cliquem.

Outro esquema famoso de phishing é através de anúncios de sexo para atrair utilizadores para sites maliciosos. Vejamos como aparecem no OLX:


Nota: nome do utilizador no OLX - este tipo de nomes de utilizador não são comuns.

  • Observem o perfil do utilizador: o nome do utilizador, desde quando está registado e que tipo de anúncios têm (descrição, fotos). 

Nota: caso detetem anúncios semelhantes poderão reportar imediatamente no link abaixo o nome do utilizador "Reportar Anúncio" ou através do nosso formulário de contato

 

 

Nota: por norma usam fotos de mulheres nuas ou semi-nuas para chamar a atenção dos mais curiosos. Colocam na imagem o link do site falso para onde querem atrair as pessoas. Nunca aceda a estes sites por mais curiosidade que possa ter.

Porque existem estes anúncios falsos?

Este tipo de anúncios são proibidos no OLX e quando surgem é porque estes burlões conseguiram acedem às contas dos utilizadores Qual é a razão? As suas palavras passe das contas serem fracas ou muito fracas.

Daí a importância constantemente reforçarmos a necessidade de terem palavras passes seguras e que sejam de difícil acesso. Diariamente a equipa de segurança do OLX Portugal elimina e bloqueia estes utilizadores fradulentos de forma massiva. 

Mas o perigo não é acederem apenas às vossas contas do OLX. O perigo de terem uma palavra passe fraca é que estes burlões vão aceder a todos os vossos registos como contas bancárias, computadores, entre outras coisas bastante importantes.

Evite clicar em links encurtados, banners e anúncios

Os golpes de phishing chegam por e-mail, mensagens de WhatsApp e redes sociais. Ao ver links que ofereçam produtos a preços atraentes ou pedidos de atualizações de dados bancários, por exemplo, evite clicar neste link e vá diretamente ao site digitando o endereço no navegador. Isso evita que você seja enganado por mensagens de spam.

Use ferramentas de segurança (antivírus e cofre de senhas)

Programas antivírus oferecem bloqueio anti-phishing que podem ajudar a evitar sites desonestos com uma blacklist, atualizada sempre que um novo golpe é identificado.

Sugerimos sempre que desconfiem quando algo é muito bom pois normalmente a vossa intuição está certa. Protejam-se e sigam as regras de segurança que vos partilhamos.

#olxdesempata #olxportugal #olxgroup #desempataavida


Esta informação é da exclusiva responsabilidade de OLX.