14.3
Automóveis - Marcas
1 Mazda 83.7
2 Volvo 74.7
Opel14.3
Opel Portugal - Comércio e Indústria de Veículos, S. A.

Opel - Ruído no motor

Anonimo27
Anonimo27 apresentou a reclamação
8 de fevereiro 2019

Exmos. Senhores,

Relato de uma anomalia no dia 9 de novembro de 2018 da viatura Opel Astra k adequerida no stand Carplus Gaia, Caetano Retail, Av. dos Descobrimentos, 4400-103 Vila Nova de Gaia.

No dia 18 De junho 2018, adquiri no vosso estabelecimento, na morada acima indicada, um veículo da marca Opel, modelo Astra k, , de 2015, pelo preço de dezassete mil oitocentos e quarenta euros, sendo que o mesmo está a ser pago em financiamento.

Na altura, foi-me assegurado pelo vosso vendedor FC que o veículo estava pronto para entrega. No entanto, passados cerca de cinco meses após a compra do carro, começou a surgir um ruído, vindo do motor. Durante este período de tempo, fiz aproximadamente 5000 quilómetros com o veículo e não aconteceu nada que originasse esse problema, podendo, portanto, concluir que o defeito no motor já existia aquando a aquisição da viatura. No seguimento desta situação, contactei o serviço de garantia Standout, no dia 9 de Novembro de 2018, devido ao ruído suprarreferido.

No dia 15 de Novembro de 2018, a Garantia Standout quis conduzir a viatura por mim adquirida. O agendamento ficou marcado para dia 15 de Novembro de 2018, na Opel Tenick (R. Barreiro 547, 4405-730 Porto) pelas 09:00 para fazer um diagnóstico da queixa apresentada. Desta forma, foi diagnosticada uma anomalia no veículo.

Nesse âmbito, a oficina contactou a garantia, sendo que a Garantia Standout solicitou a deixa da viatura, no dia 19 de Novembro de 2018, para a peritagem deslocar-se ao local, com o intuito de entender o que se passava com a viatura em questão.

No dia 22 de Novembro de 2018, após o contacto pela oficina para saber o diagnóstico da viatura em questão, foi me transmito que a viatura tinha um defeito na parte da distribuição, sendo que seria necessário levar um kit de distribuição novo, o carro com 52.000klm questionei a marca como isto aconteceu, na qual não me deram nenhuma resposta, no valor de 1400€. No mesmo dia, fiz o contacto com a garantia e eles alegaram que tinham feito a reclamação à Opel, pois se tratava de um defeito de fábrica. Até hoje (26 de Novembro de 2018), continuo sem resposta relativamente à viatura em questão. Todos os dias, entro em contato para saber como está o processo da viatura e não existe avanço.

Estar sem carro causa grande transtorno, uma vez que, preciso deste para o trabalho e vida quotidiana. Desta forma, pedi à Garantia Standout se seria possível uma viatura de substituição, sendo que me disseram que não poderiam fornecer, pois não estava no contrato do mesmo.

No dia 26 de Novembro de 2018, contactei a DECO para saber o que poderia fazer nessa situação e a protecção jurídica informou-me que independentemente do carro estar com defeito de fábrica ou não, a garantia tem que se responsabilizar pelos danos do mesmo. Neste sentido, os mesmos têm que responsabilizar pelo o arranjo do carro em 1ª mão, porque este carro é da sua responsabilidade.

No entanto, refiro que depois do arranjo do mesmo, se encontra nas mesmas condições e não há avanço sobre o mesmo, refiro que existe defeito de fabrico na qual a marca não quer assumir o erro. O meu carro foi submitido a uma campanha técnica que na qual a Opel Tecnik da Madalena não me informou do mesmo, dizendo e garantindo que o carro estava em perfeitas condições, e dizendo que o barulho era normal, neste caso eu não acho o barulho normal e as pessoas ficam todas a olhar para o carro quando o ligo. Muitos clientes estão na mesma situação que eu, dizendo que se trata de um barulho normal, refiro ainda que o meu barulho refere-se ao ligar a ignição e também em andamento, na qual a Opel não se mostrou interessada no assunto do mesmo. Desde já mostro o meu descontentamento do mesmo sem nenhuma forma de resolver este problema.
No dia 5/02/2019 a Opel Portugal entrou em contacto comigo, referindo dizendo que o barulho era normal mesmo em andamento, nesse caso pedi um documento assinado pela Opel referindo que se trata realmente de um barulho "normal", o que não acho que seja normal, pois o defeito está no tensor que não deixa chegar o Óleo a tempo ao motor, com o tempo vai trazer danos mais graves.
Pedi um documento a Opel sobre este mesmo defeito dizendo que me enviariam por e-mail e até hoje dia 8/02/2019 não ter recebido nada.
Deixo uma questão a Opel, se neste caso se fossem clientes, se gostariam de ouvir dizer o mesmo que dizem ao vossos clientes, dizendo que é normal o barulho..

Assim, posso concluir que existe defeito de fabrico na qual a Opel não quer assumir a responsabilidade do mesmo, já existente alguns motor partidos do mesmo modelo.

Sem outro assunto de momento, subscrevo-me apresentando os meus melhores cumprimentos.

Data de ocorrência: 8 de fevereiro 2019

Chegou a receber da opel o tal documento sobre o defeito do motor?