15.7
Automóveis - Marcas
1 Mazda 83.8
2 Volvo 74.7
Opel15.7
Opel Portugal - Comércio e Indústria de Veículos, S. A.

Opel - Substituição de depósito de adblue

Alice Ramilo
Alice Ramilo apresentou a reclamação
20 de julho 2022
Em dezembro de 2019 adquiri um Opel Crossland, um carro de serviço com cerca de 7 meses, matriculado em abril do mesmo ano.
Todas as revisões deste carro foram feitas nas oficinas do mesmo concessionário que o vendeu, Santogal. No passado dia 5 do corrente, na viagem de regresso a casa, reparei numa luz laranja que se mantinha acesa e apareceu a mensagem "Avaria no motor. Contacte a oficina para reparação". No dia seguinte, dia 6, contactei a linha de apoio ao cliente da Santogal, relatei o sucedido e foi agendada uma ida à oficina para o dia 11-07, pelas 11 horas. Ao colocar a questão sobre se poderia continuar a circular com o veículo, foi-me sugerido que me dirigisse à oficina no dia seguinte para fazer essa pergunta. No dia 07 dirigi-me à oficina, coloquei a questão sobre se podia ou não continuar a circular com o carro e acrescentei que, na viagem de casa até à oficina, cerca de 25Km, a luz laranja com o símbolo do motor não se tinha mantido acesa e a mensagem de necessidade de reparação não tinha surgido e foi-me dito que podia continuar a circular com a viatura e que,em vez de lá deixar o carro no dia 11, pelas 11 horas, conforme agendado, o fizesse apenas no dia 13, entre as 09 e as 09 horas e trinta minutos. E assim aconteceu, a viatura foi deixada no dia 13, pelas 09:25.

Pelas 14 horas desse mesmo dia fui contactada pela oficina e informaram-me que o depósito de AdBlue teria que ser substituído, pois apresentava um problema de pressão na bomba, bomba essa que está dentro do depósito que não pode ser aberto, o que impossibilita a reparação e obriga à substituição do referido depósito, o que me custaria 800,00 €.

Fiquei estupefacta com o facto de um carro com três anos, 60 000 Km, precisar da substituição de um depósito de AdBlue devido a uma avaria na bomba do mesmo, uma bomba que funciona dentro de um depósito hermético e, como tal, em ambiente perfeitamente controlado e sempre com o mesmo fluido. Apenas consigo compreender esta avaria como um defeito de fabrico destes veículos e, como tal, parece-me que a Opel deveria assumir a totalidade do custo da substituição do depósito, independentemente da garantia ter expirado ou não. Consigo entender que as peças se avariem por desgaste, mas não me parece que a avaria de um depósito de AdBlue o seja.
Quando fui levantar o carro e pagar a reparação, entenda-se substituição do referido depósito, no passado dia 15 do corrente, fui informada de que a Santogal presumia que a Opel assumiria 30% do custo dessa reparação, o que só reforça a minha convicção de que esta avaria é um problema pré-existente e que deveria ser a Opel a suportar a totalidade do custo da resolução do mesmo.

Anexo fatura da reparação e relatório da avaria. Solicitei, junto da oficina, um relatório detalhado sobre os problemas que levaram a que o diagnóstico fosse a substituição do referido depósito, que vos enviarei logo que me seja disponibilizado.

Alice Ramilo
Data de ocorrência: 20 de julho 2022
Opel
21 de julho 2022
Caro Cliente,

A marca Opel não colabora directamente com o Portal da Queixa, devido ao facto de ter um serviço próprio de apoio ao Cliente. Neste sentido informamos que muito em breve será contactado pelos nossos serviços com objectivo de acompanhar o assunto exposto.

Serviço de atenção ao cliente Opel