OpenBank Marca Recomendada
OPEN BANK S.A.

OpenBank - Bloqueio de conta sem aviso por demora na validação de documentos

João Marques
João Marques apresentou a reclamação
15 de março 2023 (editada a 15 de março 2023)
Fui notificado pelo OpenBank para justificar os meus rendimentos / depósitos efetuados na minha conta, com a indicação que a minha conta poderia vir a ser bloqueada caso não justificasse.
Tentei de imediato carregar a documentação solicitada no portal seguindo as indicações passo a passo indicadas no documento do OpenBank, mas devido a um erro no sistema informático não consegui carregar por essa via.
Contactei então o OpenBank e foi-me indicado um endereço de e-mail para onde enviar. Assim o fiz e recebo um e-mail automático a dizer que o tempo de validação de documentos dura no máximo de 3 dias, apesar de o colega telefonicamente indicar que não deverá demorar mais do que 1 dia.
Passados 5 dias sem resposta, contacto o OpenBank, de forma a saber o estado do processo e, para minha surpresa, informam-me que a minha conta está bloqueada para depósitos há uns dias, que tenho depósitos que foram feitos entretanto e encontram-se bloqueados, sendo que a documentação ainda está em validação.
Continuo a ligar, e entretanto, necessitam de mais documentação, prontamente enviada. O colega ao telefone indica que a validação deverá demorar umas horas, e o e-mail automático continua a dizer 3 dias.
Entretanto mais 3 dias passaram, ainda não tenho depósitos, ainda tenho a conta bloqueada e ainda não tenho documentos validados.
Como o gabinete que faz a validação das contas não contacta com os clientes, andamos (eu e os colegas ao telefone) numa tentativa e erro, de tentar adivinhar qual é o documento que precisam que fará desbloquear a conta.
Qualquer chamada com os colegas dizem-me que compreendem a situação mas tenho que aguardar... Até quando, resta a dúvida, que nenhum sabe responder.
Em suma, estou a ser penalizado porque o banco não consegue validar os documentos que ele próprio solicitou.
Data de ocorrência: 6 de março 2023
15 de março 2023
Olá, João Marques.

Obrigado pelo seu contacto.
Analisaremos a sua questão e entraremos em contacto consigo brevemente.

Openbank
16 de março 2023
Olá, João Marques.

Informamos que a sua questão foi resolvida e que a reclamação foi encerrada.
Obrigado pelo seu contacto.

Openbank