OpenBank Marca Recomendada

OpenBank - Desprezo na abordagem por parte do banco

Nuno Marques
Nuno Marques apresentou a reclamação
13 de março 2021
No final do mês de janeiro fiz uma compra num site fraudulento(este fechou poucos dias depois e nunca recebi o produto) com transferência bancária como método de pagamento para uma conta do Openbank Espanha.
Ao perceber que se tratava de um site fraudulento, portanto alguém criminoso a roubar dinheiro desta forma, contactei o meu banco e o Openbank para tentar cancelar a transferência.
Desde então fui insistindo com o Openbank, uma vez que o meu banco me foi dando feedback dizendo que continua a aguardar resposta da referida instituição.
Dos 4 ou 5 contactos telefónicos apenas um colaborador se mostrou interessado em tentar ajudar e deu-me diretrizes do que devia fazer. Todos os outros, mostrando nenhuma recetividade, tentaram despachar-me para o contacto com o meu banco.
De todos os emails que enviei inclusive anexando o comprovativo de denuncia do crime na polícia, a resposta que obtive foi que o exposto seguiu para o departamento apropriado e me iriam responder assim que possível,( até hoje sem qualquer resposta) ou simplesmente que lamentavam o sucedido mas deveria entrar em contacto telefónico para resolução do problema.
Tendo em conta que o site apresentava duas contas possíveis para pagamento sediadas no Openbank de Espanha e da Alemanha, parece-me incompreensível a não valorização por parte da instituição.
Face a isto reclamo da forma como a instituição abordou o assunto. Não identifico individualmente os operadores telefónicos com quem falei e tiverem uma evidente atitude de desprezo, pois parece-me que deve caber à instituição avaliar o desempenho dos seus colaboradores impedindo-os de agirem desta forma.

Após o primeiro contacto por email, passei a receber correspondência publicitária ao banco via email com bastante regularidade. Como é obvio nunca terei interesse nesta instituição e irei sempre publicita-la pela negativa sempre que possível.

Apresento esta reclamação, não apenas por ter sido vitima de um crime, mas para tentar alertar que mesmo com o aumento deste tipo de fraudes dado o crescimento de compras online, as instituições bancárias não estão minimamente preocupadas em evitar estas situações.
Data de ocorrência: 13 de março 2021
16 de março 2021
Caro Sr. Nuno,

Por parte do Openbank, tomámos as medidas necessárias antifraude e respondemos ao seu banco relativamente à sua situação. No entanto, agora o seu banco será responsável por seguir os procedimentos que estimem oportunos.

Com os nossos melhores cumprimentos.
Nuno Marques
17 de março 2021
Durante todo este processo, entrei em contacto diversas vezes com o Openbank como referido na queixa apresentada. Fui sempre informado que iriam entrar em contacto comigo para me dar uma resposta ao processo em causa. Tal nunca aconteceu, logo considero má conduta da instituição.

Na vossa resposta à minha reclamação informam ter contactado o meu banco. Como o meu banco me refere não ter havido resposta da vossa parte e eu nunca a obtive tal como informado várias vezes, parece-me pouco credível terem mostrado interesse no assunto e leva-me a crer que foi completamente ignorado da parte do Openbank.
Mantenho a mesma opinião sobre a instituição, que até hoje, nunca me prestou uma resposta, fosse ela favorável ou não, tal como me esperançou em quase todos os contactos que fiz.

Cumprimentos.
18 de março 2021
Boa tarde Nuno,

No seguimento da nossa chamada telefónica e tal como o informámos, o Openbank seguiu todos os procedimentos necessários de acordo com a normativa vigente. O seu Banco deverá agora dar continuidade e informá-lo dos procedimentos que estimem oportunos. Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar-nos.

Muito obrigado.