Gadgetspocket - Unipessoal Lda
  • info@oportunidade24.pt

Oportunidade24 - Nao aceitam devoluçao de artigo com defeito

Claudio Santos apresentou a reclamação
18 de maio 2023
Comprei uma TV TCL C385 pelo Kuantokusta na loja Oportunidade24.
A TV veio com uma mancha preta no ecra e eles se recusam a trocar ou a aceitar a devoluçao do equipamento avariado.
Data de ocorrência: 18 de maio 2023
18 de maio 2023
Boa tarde Claudio, como está?

Em primeiro lugar lamentamos o sucedido com a sua encomenda.
Analisando por tópicos a cronologia da sua compra, o que aconteceu foi o seguinte:

• O Claudio efetuou a sua compra
• Fizemos a entrega
• O Claudio solicitou a devolução do artigo por alegado defeito no ecrã.

Os procedimentos para as compras online são gerais a todas as lojas e nós apenas nos limitamos a cumprir.
• Em nenhum momento temos prova de que o defeito não foi efetuado após a receção do produto. Desta forma, é necessário o contacto com a marca para validação e relatório do técnico sobre qual o motivo do defeito.
• Caso haja luz verde da marca, faremos a devolução, conforme está estipulado no DL respetivo.

Acrescentamos que apenas podemos aceitar devolução/troca direta caso o artigo esteja imaculado na caixa de origem sem qualquer indício de utilização.

Obrigado
18 de maio 2023
Fui bem cuidadoso com isso, o equipamento está embalado na caixa de origem perfeitamente.
É impossivel notar o problema sem tirar da embalagem e ligar, uma vez que a mancha só aparece quando o ecra está ligado.
É direito do consumidor, solicitar a troca ou devoluçao de um artigo avariado que foi comprado online...
Nao é obrigaçao minha, entrar em contacto com a marca para fazer essa verificaçao.
Mas como já notei, voces sao famosos por venderem artigos avariados e se negarem a fazer o reembolso ou a troca.
Boa tarde novamente Claudio,

Conforme já mencionamos, estamos a cumprir a nossa obrigação enquanto loja e agiremos de acordo com os DL estipulados para comércio eletrónico.
Ficamos disponíveis e mais uma vez lamentamos a sua má experiência.
24 de maio 2023
No dia 16/05/2023, o sr. Cláudio Santos efetuou a compra do equipamento TV TCL 55" SERIE C835 QLED MINILED 144HZ 4K SMART – 5901292517380, com o numero de série Z2250059021, com a fatura recibo 2023/2602, através de uma compra no MarketPlace do KuantoKusta.
O equipamento foi entregue ao nosso cliente no dia 17/05/2023, pela transportadora VASP Expresso , com o código 0210623002114, sem incidências e em conformidade.
No dia 18/05/2023, após o equipamento já estar montado e instalado, em funcionamento, o sr. Cláudio reportou-nos uma anomalia/avaria na TV, indicando que o artigo tinha uma mancha no ecrã, questionando também se poderíamos proceder à troca do respetivo equipamento. Após o reportado, demos todo o auxílio necessário, indicando os contactos diretos da marca/fabricante (responsável pela garantia do equipamento).
Nesta situação, estando já o artigo montado/instalado/em funcionamento, tendo o cliente reportado uma avaria/anomalia, prevalece a garantia, que vai do primeiro dia até ao último do terceiro ano da data da sua faturação, sendo a troca apenas possível mediante relatório técnico da marca para o efeito.

No dia 23/05/2023, o sr. Cláudio, informou-nos que após ter reportado o problema à assistência técnica/marca/fabricante, que o seu ticket tinha sido encerrado/resolvido e que não tinha obtido qualquer resposta. Após o reportado, entramos em contacto com o fabricante de modo a tentarmos perceber o ponto de situação, na tentativa de ajuda ao nosso cliente, ao qual nos foi indicado via telefone de que o tema estava resolvido/encerrado e que, inclusive, tinham enviado um email ao sr. Cláudio em resposta ao email enviado pelo mesmo a reportar a anomalia, com fotografias do equipamento, indicando que o equipamento se encontrava fora de garantia devido ao problema apresentado ser um dano e não uma avaria, estando assim fora dos parâmetros de garantia.

Em momento algum nos foi reportado um dano no equipamento, para que tivéssemos que agir, e tentar ajudar o nosso cliente de outra forma, senão indicando ao mesmo que contactasse a marca para acionamento da garantia. Nas fotografias que o sr. Cláudio nos enviou, assim como nas fotografias enviadas para a marca, não é percetível qualquer dano na embalagem do equipamento, estando a mesma imaculada na sua totalidade, sendo que, onde se apresenta a mancha, é um local em que o equipamento tem um reforço de proteção em esferovite ( parte superior ) . Após estas evidências, o dano pode ter ocorrido após abertura e montagem/manuseamento do equipamento, não tendo sido seguidas as instruções para correta montagem presentes na sua embalagem, tendo sido exercida pressão na tela no ato do manuseamento.

Segue em anexo o email da marca a informar que o equipamento se encontra fora de garantia e o manifesto assinado pelo cliente no ato de receção do produto declarando que tudo se encontra em conformidade.
Lamentamos toda esta má experiência mas, infelizmente, não poderemos intervir de forma alguma sem autorização da marca para isso.
Esta resposta tem um anexo privado
24 de maio 2023
NAO COMPREM NADA NESSA LOJA.
ENVIAM ARTIGO AVARIADO E BOTAM A CULPA NO CONSUMIDOR.
Claudio Santos avaliou a marca
26 de maio 2023

Nao comprem nada nesta loja, vendem produtos avariados e botam a culpa no consumidor. Basta olharem a quantidade de casos parecidos com o meu aqui mesmo no Portal da Queixa.

Exerça o direito da rejeição, previsto no artigo 16º do DL 84/2021 de 18 de Outubro: "Nos casos em que a falta de conformidade se manifeste no prazo de 30 dias após a entrega do bem, o consumidor pode solicitar a imediata substituição do bem ou a resolução do contrato.".
Infelizmente as marcas recusam-se a cumprir a Lei!