56.1

Opticalia - Lentes mal marcadas, por duas vezes

Aurora Pinheiro
Aurora Pinheiro apresentou a reclamação
3 de setembro 2018

No passado mês de Julho, dirigi-me à Opticália do Jumbo da Maia, para realizar um exame oftalmológico e então comprar novos óculos progressivos. Os meus primeiros óculos progressivos foram feitos na Opticália da Maia (centro), mas também não tinham ficado a 100%, com um erro de posicionamento na lente, mas tolerável. Facto muito criticado e até gozado pelas "profissionais" da loja do Jumbo, garantindo que dali sairia satisfeita. Esperei mais de uma semana pelos óculos, mas quando finalmente chegaram, ao colocá-los pela primeira vez, não conseguia ver nada. Tudo completamente desfocado, dupla imagem, causando-me até tonturas e náuseas. Insistiram que seria uma questão de habituação, portanto trouxe os óculos para casa, forcei a sua utilização, em vão, porque nem caminhar com eles conseguia. Voltei à loja depois duma semana de insistência, dizendo que só conseguia ver minimamente por um espaço reduzido no cimo da lente, o que me levava a crer que a graduação estava mal posicionada na lente, ao que me respondiam de imediato que não, eu é que não estava a usar bem os óculos. Depois de mais um sem fim de exercícios de "tira e põe", lá admitiram que poderia haver um defeito na lente, ou então um erro de graduação. Marcaram novo exame, e, de facto, o exame novo acusava uma graduação muito menor do que a anteriormente prescrita. Mandaram fazer novas lentes, mas quando fui levantar os óculos o problema persistia. Conseguia ver, ainda que com alguma dificuldade, por um espaço reduzido do topo da lente, no resto não conseguia ver absolutamente nada. Voltaram a insistir nos testes de colocação dos óculos, posicionamento, etc, com 3 profissionais diferentes, depois de várias idas à loja, o problema nunca melhorou. Foram-me colocados, inclusive, os óculos de prova, com os quais eu via lindamente, o que mais levava a crer que não era um problema de graduação, mas de marcação das lentes. Cansada da não resolução do problema e da insistência em que o problema era meu, e ainda impedida de ver, dirigi-me a um oftalmologista, o teste de graduação deu uma ligeira diferença, mas nada de alarmante, mas confirmou-se que as lentes estavam marcadas cerca de 9 mm acima do que deviam estar. Por muito que regulasse a posição dos óculos, jamais conseguiria ver com aquelas lentes. Coloquei umas lentes novas noutra ótica, e em 3 dias recebi uns óculos com os quais vejo perfeitamente. Dirigi-me então de novo à Opticália para mostrar que o problema sempre estava na marcação da lente, e para ser ressarcida do valor das lentes com defeito (cerca de 920€). Mais uma vez fui mal atendida, desta vez ainda em tom de gozo, e depois de muitas medições nas minhas costas, a menina Bibiana, a "profissional" que tinha realizado as marcações das lentes das duas vezes, disse que as lentes estavam exatamente com as mesmas medidas, o que é mentira, pois a diferença entre as marcações que me tinha feito na Opticália, e as que me fizeram na nova óptica, era gritante. Disse ainda que a Opticália não devolve dinheiro, e que fariam mais outra lentes com nova graduação numa armação antiga. Ou seja, continuaria o problema a ser o mesmo, porque a menina Bibiana insiste que o problema é da graduação, e jamais da sua marcação. Pedi o livro de reclamações, que demorou ainda a chegar até a mim, e aguardarei uma atitude sensata por parte da administração.

Data de ocorrência: 3 de setembro 2018
Opticalia
4 de setembro 2018
Bom dia Aurora Pinheiro,

Agradecemos o seu contacto e acusamos recepção da sua reclamação.

Como já tivemos oportunidade de referir, lamentamos que não esteja satisfeita com o atendimento que recebeu numa das lojas Opticalia e da parte da sede da Opticalia entraremos em contacto com os responsáveis da loja que identificou para ouvirmos a sua versão e perceber a posição que assumem, com o intuito de mediar a resolução da reclamação.

Relativamente ao registo no livro de Reclamações, o processo decorrerá normalmente e a reclamação será analisada e avaliada por uma entidade imparcial, pelo que neste caso apenas aguardaremos o seu parecer.

Opticalia Portugal