GROPSUN - GRUPO ÓPTICO SUN PLANET PORTUGAL, UNIPESSOAL, LDA
  • info@opticalia.pt

Opticalia - Venderam óculos com lentes trocadas

Joaquim Mendes apresentou a reclamação
21 de maio 2018

Em Dezembro de 2016 dirige-me a esta loja Opticalia em Braga, para uma consulta optemetria e comprar uns óculos progressivos com graduação de longe e perto uma vez que eu já usava óculos com graduação de perto de +2.25 Dioptrias desde Janeiro de 2016. Depois da consulta que me fizeram receitaram me os óculos progressivos como eu queria. Paguei 516€ no levantamento dos óculos e regressei ao Luxemburgo onde eu encontro me a trabalhar. Não sentia me bem com os óculos mas pensei que era por não estar habituado por serem progressivos. Em Maio estive em Portugal fui ao Optometrista onde eu já tinha tinha comprado os meus primeiros oculos para um novo rastreio aos olhos e onde ele viu que os óculos que me receitaram na opticalia não tinham a graduação correcta, pois vinha com menos uma diopetria +1.25. Ou seja os meus primeiros oculos de ver ao perto já tem +2.25 dioptrias desde 2015,não é possivel em dezembro de 2016 venderem oculos com 1,25 se eu ja usava com2.25 dioptrias. Em maio a consulta que fiz já preciso de lentes com +2.50. Eu derigi me á loja e reclamei pois uma vez que a culpa fui deles com a consulta. Responderam me que ja tinha passado muito tempo pois nada podiam fazer. Mas eu não sabia que as lentes nao estavam com a graduação correcta pois não sou medico, apenas eu pensava que era de não estar habituado, mas estava achar estranho por já ter passado bastante tempo e cada vez sentia me pior. Eu só não vim mais cedo porque encontro me fora do País.

Data de ocorrência: 21 de maio 2018
Opticalia
23 de maio 2018
Boa tarde Sr. Joaquim Mendes,

Lamentamos que não esteja satisfeito com o atendimento realizado numa das lojas Opticalia. Comunicámos já com a loja em questão e de momento estão a analisar a reclamação. Será contactado em breve com resposta ao seu pedido.

Opticalia Portugal
Opticalia
29 de maio 2018
Bom dia Sr. Joaquim Mendes,

Verificámos junto da loja visada que a compra foi realizada em 2016 e que o senhor entretanto já se tinha dirigido à loja em 2017, não reportando nessa altura qualquer problema com a graduação, indicando apenas que tinha uma lente riscada e não querendo que a mesma ficasse para análise.

Ao dirigir-se agora à loja, passado 1 ano e 5 meses desde a prescrição inicial, alegando inadaptação e erro na graduação por parte dos nossos técnicos, é uma reclamação que não podemos considerar válida para garantir troca ou para accionar a garantia. Mais estranhamos que o senhor apresente hoje outras receitas de Optometria de datas aproximadas da data de compra que realizou na nossa loja, não tendo apresentado as mesmas na altura para contestar qualquer disgnóstico da nossa parte.

A loja que o atendeu tem outros clientes emigrantes e tem por método de trabalho colocar todos à vontade para uma reavaliação aquando da sua volta ao país ou mesmo à distância, isto num prazo razoável considerado de adaptação e que não coloque em questão o uso que o cliente possa ter dado aos óculos ou as alterações que os olhos possam ter sofrido. Não consideramos que lhe tenha sido negado a si qualquer acompanhamento ou possibilidade de reavaliação nos prazos devidos.
Esperamos voltar a contar com a sua preferência e confiança.

Opticalia Portugal
30 de maio 2018
Bom dia .
Caros senhores na altura da compra disseram me que as lentes não riscavam por isso eram de preço elevado. Em 2017 eu derigi me sim á loja para expor esse problema mas na altura disseram me logo que não podiam fazer nada porque era um risco devido a mau uso das lentes. Por isso eu não tinha que os deixar ficar se me disserem logo que não tinha garantia. Agora quanto á graduação, como eu disse na mensagem anterior eu já uso lentes para ver ao perto desde o início do ano 2015, comecei com graduação de 2.00 diopetrias. Em Agosto de 2016 foi a uma consulta ao meu optometriste porque já sentia dificuldade na visão então passei a usar lentes de 2.25 em vêz de 2.00. Em Dezembro de 2016 eu fui ao meu optometrista em portugal para fazer umas lentes progressivas para não ter de andar sempre a tirar e por os óculos. Ele fez me o diagnóstico mas eu não mandei fazer as lentes porque um colega meu endicou me a opticalia que faziam ótimos preços e assim fui em Dezembro logo dias a seguir eu fui á opticalia para fazer umas lentes progressivas. Eu não estou a mentir pois em anexo segue o documento que eu pedi ontem dia 29 ao meu optometrista para vos provar, e se quiserem mais entrem em contacto com ele pois ele tem todos os diagnósticos meus desde o início. Como se quiserem eu tenho exames feitos aqui no Luxemburgo pelo oftalmologista. Eu estou a reclamar por incompetência e falta de profissionalismo da vossa parte, pois nunca podia ser normal eu usar graduação de 2.25 ao perto e a opticalia receitarem lentes de 1.25 ou seja menos uma diopetria até porque estiveram com os oculos nas mãos para os medir. Eu se estou a reclamar agora e deixei passar mais de 1 ano, fui porque eu sempre pensei que as lentes estivecem bem e o problema fosse meu que não estivesse abituarme a eles. Mas comecei achar estranho ao fim deste tempo todo não me habituar o que me levou a falar com o meu oftalmologista aqui do Luxemburgo o que ele me disse que a graduação não estava correcta, oftalmologista aqui ate disse me que as lentes estavam mal feitas pois a graduação do perto com o longe e o intermédio nada corresponde. Então no início de Maio deste ano quando estive em Portugal eu fui ao meu optometrista e ele disse me o mesmo pois as lentes estão mal pois já mais eu poderia usar uma graduação mais baixa do que eu estava a usar que era os 2.25 diopetrias. Como eu disse eu não percebia nada disto nem sabia qual a minha graduação pois isso é para médicos e eu não sou médico. Agora percebo sim porque o meu médico explicou me e de certeza agora não volto a ser enganado. Eu só estou a reclamar pelo um erro da vossa parte devido a incompetência de pessoas que vocês têm aos balcões. Erros esses que põe a visão das pessoas em causa tal como a mim. Todos os produtos está estipulado por lei 2 anos de garantia, mas neste caso não é um defeito mas sim mais grave, um erro vosso no qual vocês têm de se responsabilizar. Pois tal como eu outras pessoas devem ter o mesmo problema por nada perceberem disto e confiarem em certos profissionais que se dizem profissionais. Por isso que esta reclamação tem de se tornar pública mesmo nas redes sociais para alertar as pessoas, e não deixarem brincar com a nossa saúde. Só espero que vocês sejam minimamente profissionais e corrijam este erro da vossa parte em vez de andar a fugir às responsabilidades pois as provas estão presentes e eu não quero uns óculos novos mas sim que vocês corrijam as lentes que vocês se enganaram.

Cumprimentos
Joaquim Mendes
Esta resposta tem um anexo privado