• O Provedor pode dirigir recomendações à Administração da Opticenter para corrigir decisões ou procedimentos inconvenientes nos serviços prestados.
    Na apreciação destes casos, o Provedor pode obter com urgência as informações e esclarecimentos necessários à formulação de um juízo independente.​

• Rua José Luís de Andrade nº 2
    4780 - 487 Santo Tirso.
  • geral@opticenter.pt

Opticenter - Reclamação de óculos

Marco Margaride apresentou a reclamação
22 de novembro 2022
No dia 9/11/2022, desloquei-me ao estabelecimento da Opticenter em Matosinhos com o intuito de adquirir uns óculos novos, essenciais para os meus problemas de miopia.
Após a oftalmologista da Opticenter me realizar um exame oftalmológico, aconselhou-me que mantivesse o mesmo tipo de lente que usava nos anteriores óculos, informação essa que remeti à funcionária da Opticenter, procedendo esta ao processamento da encomenda dos óculos.
Óculos esses que a funcionária informou que teriam um custo de 579,00 €, pedindo um adiantamento do valor, 200,00 €, o qual paguei através de multibanco.
Decorrida uma semana, 15/11/2022, fui levantar os óculos no mesmo estabelecimento, efetuando o pagamento do restante valor, 379,00 €.
Passados três dias, sexta-feira, após 2 dias de uso dos óculos, deparo-me que as lentes dos mesmos irradiavam constantemente reflexos em azul (numas lentes supostamente antirreflexo) e umas luzes esverdeadas, vendo constantemente flashes azuis, o que me causava dores de cabeça instantâneas e me impossibilitavam de lhes dar um uso normal, pelo que me desloquei novamente à Opticenter para reclamar do sucedido, sendo-me dito pela oftalmologista e pela funcionária para tentar usar durante o fim de semana, pois a questão só poderia ser resolvida na segunda-feira.
Como tal, mantendo-se a situação, dirigi-me à Opticenter na segunda-feira, dia 21/11/2022, ficando a descobrir, após declarações da empresa, que as lentes que estavam nos óculos não seriam as que foram aconselhadas pela oftalmologista, mas sim outras mais caras que as que eu anteriormente utilizava, contrariamente ao que eu expressamente pedi.
No entanto, informaram que iriam proceder à troca das lentes para as inicialmente pedidas.
Sucede que, para meu espanto, no dia seguinte, ligam-me a confirmar que, apesar de procederem à troca das lentes, o valor a pagar pelos óculos manter-se-ia o mesmo, o que é inconcebível porque eu paguei por umas lentes muito mais caras do que o que realmente pedi, o que me leva a concluir que, aproveitando-se a Opticenter do desconhecimento do consumidor, colocaram-me propositadamente umas lentes mais caras para eu ter de pagar um valor mais alto do que o que realmente deveria, o que demonstra uma tremenda má-fé por parte da empresa.
Como tal, e uma vez que perdi toda a confiança no serviço da empresa, solicitei a resolução do contrato e a restituição da totalidade do valor já pago, 579,00 €, o que me foi recusado por diversas vezes, inclusivamente através de uma resposta irrisória de que não tinham esse dinheiro em caixa.
Como me foi recusada a devolução, entreguei os óculos no estabelecimento, lá se encontrando, apresentei reclamação no Livro de Reclamações, ficando eu neste momento com 579,00 € a menos e com a necessidade de ter que comprar outros óculos novos urgentemente.
Data de ocorrência: 22 de novembro 2022
Opticenter
22 de novembro 2022
Boa tarde Sr. Marco Margaride,
Conforme falado via telefone, a sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção, já está a ser acompanhada pelo provedor do cliente.
Já foram pedidos esclarecimentos à loja e após análise e decisão entraremos em contacto.
Tentaremos responder com a maior brevidade possível.
Obrigada pela sua compreensão.
Com os melhores cumprimentos e sempre ao dispor,
Marta Costa (Provedor do cliente)
28 de novembro 2022
uma semana depois da reclamaçao continuo sem ter uma resposta da parte da loja. apenas o contacto o telefonico a dizer que vao falar com a loja, e resposta definitiva ao meu problema ainda nao existe, e continuo sem oculos e sem o meu dinheiro de volta.
Opticenter
30 de novembro 2022
Após analise e decisão desta reclamação, o Sr. Marco Margaride já foi contactado e a reclamação foi resolvida conforme o solicitado.
Qualquer questão estamos ao dispor através da nossa linha verde gratuita 800 999 888.

Marta Costa (Provedor do Cliente).
3 de dezembro 2022
reclamação resolvida, dinheiro finalmente devolvido, pena ter demorado o tempo excessivo que demorou, e ter sido necessário a apresentação da queixa no CICAP( Tribunal Arbitral do Consumo), entretanto como foi devolvido, já foi dada ordem de cancelamento, fica apenas o transtorno, o stress que tive pelo facto de estar este tempo todo sem os óculos ,e da necessidade das viagens extra a loja, para tentar resolver o assunto. sedo que nunca mais usarei nenhuma das vossas lojas.
pela minha parte podem dar a queixa como resolvida
Marco Margaride avaliou a marca
3 de dezembro 2022

atendimento inicial ate e bom, mas o pós venda após algum problema e extremamente péssimo. a avaliação foi 1, porque não tem o Zero disponível, não aconselho a marca a ninguém por esse motivo.