O meu filho tem os olhos cansados. E agora?

Ao aumentar a exposição das crianças ao ecrã digital, tanto para aprendizagem como para lazer, aumenta também a preocupação dos pais com a saúde ocular dos seus filhos.
Continue a ler para saber mais sobre o impacto dos ecrãs digitais nos olhos das crianças e obter conselhos para manter uma boa saúde visual.

Qual é o impacto dos ecrãs digitais nos olhos dos seus filhos?

Os dispositivos digitais como computadores, tablets e outros, são ferramentas importantes de aprendizagem na medida em que proporcionam uma vasta quantidade de informação e recursos. Porém, o uso prolongado sem descanso regular ou sem os ajustes corretos, pode contribuir para a fadiga visual, desconforto e aumento da miopia.

São vários os sintomas a ter em conta: Desconforto ocular, dor de cabeça, olhos lacrimejantes, dificuldade em focar, olho seco, visão turva ou dupla e aumento da sensibilidade à luz.

A Miopia

A miopia caracteriza-se pela dificuldade em ver corretamente ao longe. Porém não reduz a capacidade de ver bem ao perto. Assim, quando os seus filhos aproximam demasiado os ecrãs digitais ou os livros, isso pode ser um sinal de miopia e que necessita de correção.

Muitas crianças após um prolongado período de tempo longe das salas de aula, sentem dificuldade em ver corretamente para o quadro. Por isso recomendamos uma consulta com um dos nossos especialistas a cada ano e durante os primeiros meses do ano letivo.

A Luz Azul afeta as crianças?

A Luz Azul emitida pelos ecrãs digitais pode ter efeitos indesejáveis no olho também das crianças. Existe muito debate sobre os verdadeiros efeitos da Luz Azul. Porém estudos compravam que as lentes com o filtro protetor Blue Lock bloqueiam esta radiação.

Entre as possíveis alterações provocadas pela exposição prolongada contam-se a degeneração macular, a fadiga visual e o envelhecimento precoce da retina.

Conselhos para manter os olhos das crianças saudáveis

Sejamos realistas. Não é expectável que os seus filhos deixem de usar equipamentos digitais por completo, até porque grande parte da aprendizagem e trabalho realizam-se com recurso a estas ferramentas. No entanto há coisas que pode fazer para os ajudar a proteger a sua saúde ocular.

Tempo de ecrã recomendado

É difícil fixar um limite de tempo para o uso de dispositivos digitais uma vez que as recomendações de uso poderão variar de acordo com a idade e tipo de uso. Para ajudar a estabelecer um limite razoável deverá pensar nas necessidades dos seus filhos. Atente no uso que faz dessas ferramentas (escola, lazer) e verifique se esse tempo de uso não está a interromper atividades sociais ou o tão importante tempo de sono. Através destes fatores poderá estabelecer um limite de tempo no uso de equipamentos digitais que seja equilibrado e realista.

A regra 20:6:20

Uma regra simples e fácil de implementar. Os seus filhos deverão afastar-se dos ecrãs digitais a cada 20 minutos de uso, olhar para um objeto a 6 metros de distância durante pelo menos 20 segundos.

Deve encorajar os seus filhos a seguir esta regra já que é uma forma de relaxar os músculos oculares. Este exercício ajudará também a minimizar os sintomas de fadiga ocular digital.

Ajuste do ecrã

A distância correta entre os olhos e o ecrã também é muito importante.
Idealmente os telemóveis devem ser mantidos a 30cm de distância. Os computadores portáteis e ecrãs de computador a 60cm. Já no caso do televisor recomendamos que a criança fique a cerca de 3 metros deste.

Programe atividades ao ar-livre

Realize atividades ao ar-livre, principalmente aquelas que as crianças gostam. É sempre uma boa maneira de afastá-las dos dispositivos digitais. Contribui também muito positivamente para o aspeto familiar e social.

Mantenha-os hidratados

A água é muito importante para a saúde mesmo a dos olhos. Manter-se hidratado ajudará a prevenir o olho seco. Por isso é recomendável que as crianças tenham por perto a sua garrafa de água mesmo durante estudo e na escola.

Estabelecer tempo offline

Outra forma de proteger a visão dos seus filhos dos dispositivos digitais é criar momentos em família no qual está proibida a utilização destes equipamentos. Isto ajudará a reduzir a fadiga ocular e a eliminar a possível dependência do digital. Proponha um jogo em sua casa, no qual os pais terão que participar. Um tempo limite onde todos irão falar sobre o seu dia, contar histórias etc…O primeiro a pegar num equipamento digital perde o jogo.

Reserve uma hora para os seus filhos

Programe consultas regulares de avaliação visual. Como dissemos anteriormente, recomendamos uma vez por ano nos primeiros meses do ano letivo. Assim estará a garantir a sua saúde ocular na importante etapa do seu desenvolvimento.

Contacte-nos pelo 800 999 888 e marque a consulta visual grátis para os seus filhos com um dos nossos optometristas, ou dirija-se à loja Opticenter mais perto de si.


Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Opticenter.