59.2

OralMED - Publicidade via telefone

Nuno Rocha
Nuno Rocha apresentou a reclamação
22 de outubro 2020
Hoje, dia 22 de Outubro, ligaram-me do número 211457000 dizendo que eram da Oralmed e que havia uma promoção para uma consulta de diagnóstico. Agradeci a oferta e rejeitei-a, e perguntei como tinham o meu número ou como chegaram até ele. Disseram-me que a prática é seleccionar um prefixo (91, por exemplo) e que vão tentando uma sequência de números aleatóriamente.

Acho uma prática muito pouco ética, quando atualmente somos abalroados de publicidade e, inclusivamente, pagamos para não a ter em serviços como Spotify, Youtube, ..., e temos uma empresa a ligar-nos sem qualquer tipo de consentimento. Por fim, sem conhecimento da lei, pergunto se isto é sequer legal.
Data de ocorrência: 22 de outubro 2020
OralMED
23 de outubro 2020
Caro Sr. Nuno Rocha de Sousa, percebemos pela sua reclamação que não deseja ser contactado pelos nossos serviços. Informamos que vamos desde já proceder ao barramento do contacto telefónico por si indicado. Lamentamos o incómodo que poderemos ter causado.

A Oralmed procede à escolha, de forma aleatória, de números de telefone para quem contacta, para dar a conhecer os seus serviços a potenciais interessados.
A escolha de um número aleatório é feita através de uma série numérica, sendo que as sequências de números aleatórios são geradas por sequências que podem ser previstas conhecendo-se o número inicial, indicativos por região/operadora, fixos ou móveis.

Essa escolha é claramente explicada no contacto que é estabelecido com o pretenso titular do número de telefone em causa, sendo que na eventualidade de o mesmo não pretender manter o telefonema este é de imediato cessado. É também ressalvado que a sequência de números gerada é eliminada automaticamente após o término da chamada. Por fim, havendo indicação de que não pretende ser novamente contactado, o referido número é bloqueado para que o mesmo não seja novamente selecionado na escolha de números aleatórios.

Por último, referir que os contactos telefónicos não são gravados, pelo que apenas se registam os logs respeitantes a número de telefone, data, hora e duração de chamada e operador de call center.

Esperamos ter esclarecido as dúvidas colocadas.

OralMED | CONFIANÇA
Gestão de Satisfação e Apoio ao Utente
Torres de Lisboa, Torre G, Piso 6
R. Tomás da Fonseca, 1600-160 Lisboa
Nuno Rocha
26 de outubro 2020
Gostaria de ser esclarecido se esta prática é legal? E se sim, aonde posso ver essa informação? Ter-se acesso ao contacto pessoal de qualquer pessoa com a justificação de uma prática "aleatória", não me parece ético.
OralMED
3 de novembro 2020
Caro Nuno Rocha de Sousa,

Sabemos que já foi contactado no seguimento da sua reclamação, que ficou elucidado sobre os nossos procedimentos internos no que respeita a contactos telefónicos.
Na OralMED respeitamos integralmente o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, e por essa razão, informamos que já procedemos ao barramento do contacto telefónico por si indicado.

Pensamos ter respondido às suas questões, mas reforçamos que estaremos sempre disponíveis para esclarecer qualquer dúvida que possa persistir.

Pedimos mais uma vez desculpa pelo incómodo que a nossa chamada possa ter causado.

OralMED | CONFIANÇA
Gestão de Satisfação e Apoio ao Utente
Torres de Lisboa, Torre G, Piso 6
R. Tomás da Fonseca, 1600-160 Lisboa
Ver perfil de
22 de outubro 2020

Duvido que a Oralmed não possua uma lista de contactos fornecida por empresa de Marketing, ou seja, não acredito que façam os contactos por tentativa e erro.

De qualquer forma deverá contactar a Associação Portuguesa de Marketing Directo (através do site www.amd.pt) e preencha o formulário de Lista de Oposição/Robinson.

Aconselho que contacte a “Linha de Atendimento ao Consumidor” através do telefone 213564600.
Horário: dias úteis, das 10.00h às 13.00h

e lhes coloque a questão:
"como impedir o contacto efectuado por operador (humano) quando este tenta números aleatórios, tal como alegado pela Oralmed".