Orbest S.A.

Orbest - Cancelamento voo

Nuno Mendes apresentou a reclamação
29 de dezembro 2018 (editada a 7 de janeiro 2019)
Cancelamento do Voo 889 da Companhia ORBEST
Partida do Aeroporto de Lisboa - Destino Aeroporto El Catey- Samaná -seguindo para
MontegoBay - Jamaica ( voo triangulado)
ID . Reserva: SPT 001 800 595 839 de 25/03/2018

Exmos Srs.
Venho por este meio apresentar o meu total desagrado com o sucedido nos dias 16 e 17 de Agosto de 2018 no aeroporto de Lisboa.

Passo a descrever:
Viagem com partida a 16 de Agosto 2018 ás 14:30h de lisboa
chegada a El Catey Samaná as 17:35h
Estadia no Hotel Bahia Príncipe El Portilho
2 quartos duplos em regime de tudo incluído
4 Passageiros ( 2 adultos e 2 crianças),

Após chek-in, dirigimo-nos para a porta de embarque, previsto ás 13:30h.

Às 14:00h (aproximadamente) - Informação no microfone - embarque com atraso de 30 minutos
Às 14:30h (aproximadamente) - Informação no microfone - embarque com atraso de 30 minutos
Às 15:00h (aproximadamente) - Informação no microfone - embarque com atraso de 30 minutos

Começaram as dúvidas e as incertezas acerca da situação do voo, assim surgiram as primeiras perguntas aos funcionários da Orbest que estavam na porta de embarque, neste momento a informação era escassa e incerta, teríamos que aguardar mais um pouco, dentro de mais 30 minutos esperam ter notícias para dar. Situação a começar a ser difícil de gerir com duas crianças com menos de 4 anos.

Às 16:30h (aproximadamente) - Nova informação dada pelos funcionários - Atraso devido a problemas técnicos, por muita insistência por parte dos passageiros em saber que tipo de problemas, mas não
adiantavam pormenores, pediram mais 30minutos.

17:00h (aproximadamente) - Informação dada pelos funcionários
Atraso devido a problemas técnicos, cada vez mais insistência por parte dos passageiros, pediram mais 30 minutos, e que esperavam poder dar mais informações

Sucessivamente até às 19:30h (aproximadamente) - onde alteraram a informação dada aos passageiros:
O avião não ia descolar, O voo 889 da Orbest estava cancelado, e que iriam fretar outro avião de forma a resolver o problema.

20:0h (aproximadamente) - Informação dada pelos funcionários
O avião fretado não tinha capacidade para todos os passageiros, pelo que não sabendo bem porquê a companhia decidiu unilateralmente que cerca de 220 passageiros iam nessa noite com destino a
Montego Bay- Jamaica e os restantes cerca de 165 passageiros com destino a El- Catey- Samaná teriam de aguardar até ás 09:30h da manhã do outro dia. Nessa altura nos diriam qual a hora do novo Voo
Os passageiros residentes na zona de Lisboa iam dormir a casa, os restantes foram colocados em hotéis
Situação bastante desagradável para gerir com crianças que nesta fase não entendiam porque não estávamos a caminho das férias de acordo com o que lhes tínhamos prometido.

Depois da descriminação que foi feita aos passageiros, uns iam partir outros não, mais perguntas surgiram, despesas de táxi e alimentação quem suportava as despesas,

Informação dada pelos funcionários nesse momento foi que tanto os passageiros que iam para hotel ou para casa , foi nos dito para pedir as faturas de táxi e alimentação, e outras despesas incorridas no processo.

Às 21:00h - Os passageiros entregaram a folha de reclamação, a qual foi rubricada por um funcionário e os que ficaram em terra dirigiram-se para a saída , para levantar as malas.

21:15h(aproximadamente)- Chegamos ao tapete rolante e as malas ainda não estavam, e longe de estar,
o tempo ia passando e mais uma vez estávamos á espera , continuando a dizer são mais 15 minutos, mais 15 minutos, e enfim por volta das 23h conseguimos finalmente as malas que por facilidade e não mais longas esperas decidimos ir apé para hotel identificado pela companhia Tivoli aeroporto onde nos aguardava receção no hotel, muito complicada com uma refeição a correr sem qualquer hipótese de escolha tudo muito mecanizado, sem alternativas de comida e bebida e sempre que questionávamos a resposta é que deveríamos reclamar com a operadora aérea.

No dia seguinte após nosso contato à agencia de viagens que nos tinha vendido a viagem finalmente nos informaram para nos apresentarmos no aeroporto às 12H do dia 17/8/2018.

À chegada a informação era:

O voo afinal não vai para Samaná , mas sim para Punta Cana, e depois o percurso era feito de camioneta para Samana, cerca de 4:00 horas de camioneta, todos sabemos que serão pelo menos 5:00h. Estava um representante da Soltour, mas mais uma vez quando são confrontados com perguntas concretas não sabem responder, perguntas como que garantia tínhamos do transporte em Punta Cana? nada de concreto.
Perante esta situação de total desorganização e incertezas ,dias de férias perdidos, conferenciamos em família e decidimos não seguir neste voo, as condições mínimas de segurança e compromisso da operadora não estavam asseguradas, este não era o pacote de férias que tínhamos adquirido em Março de 2018 e que tínhamos equacionado, muito menos com 2 crianças como digo com menos de 4 anos de idade.

Assim, começamos a desdobrar-nos em todas as frentes no sentido de arranjar uma alternativa para férias o que sucedeu apenas para dia 18/8/2018 para Varadero, que sabemos um destino de qualidade inferior e que para além disso tínhamos estado à dois anos atrás pelo que numa situação normal nunca seria a escolha de férias para este ano. Além disso foi mais caro este destino porque estaríamos a comprar em Agosto do que o pacote de férias que tínhamos comprado para o El portillo em Março de 2018.

Assim, Junto segue em anexo:

-Reclamação feita á companhia aérea ORBEST - reclamação nº 07671 dia 16/8/2018
-Reclamação feita á companhia aérea ORBEST - reclamação nº 03352 dia 17/8/2018
-Facturas de encargos extras com cancelamento do voo durante 16/17/18 até nova partida para Varadero.
-Cartões de embarque
-Reserva da agência de viagens
Data de ocorrência: 29 de dezembro 2018
2 de janeiro 2019
Bom dia, Nuno.
Vamos consultar o teu caso e daremos uma resposta o mais brevemente possível.
4 de janeiro 2019
Caro cliente,

Para que possamos dar seguimento à reclamação apresentada e realizar o devido processamento, necessitamos que nos envie uma cópia de reserva/voucher com o localizador afetado, deverá entrar em contacto com a sua agência ou operador. ​
Cumprimentos, Grace.
4 de janeiro 2019
Já foram enviados anexos com a documentação pretendida.
9 de janeiro 2019
Boa tarde, Nuno.

Para ser possível dar seguimento à sua reclamação, a documentação deverá ser entregue na sua agência de viagens e não através deste portal.

9 de janeiro 2019
Porquê enviar documentos para a agência de viagens que sao alheios a reclamação? Nao devera ser para orbest? E a empresa que representa e que tem o onus da reclamação
10 de janeiro 2019
Bom dia, Nuno.

É necessário apresentar os documentos na agência que tratou da viagem para que possa ser gerida. Este canal não é oficial, não podendo assim ser considerado para efeitos de reclamação.