Orbest S.A.

Orbest - Voo cancelado - falta de prévio aviso

Nelson Nunes apresentou a reclamação
24 de março 2019

Venho por este meio manifestar o meu profundo desagrado relativamente ao tratamento recebido desde o ano 2017, em virtude do cancelamento do voo nrº OBS 5671, agendado para o dia 3/09/2017 com destino à Ilha da Boavista - Cabo Verde, e cujo cancelamento não fomos avisados previamente, apenas em cima da hora, e tendo o voo ocorrido apenas no dia 4/09/2017, às 14:30 , relativamente ao qual continuo a aguardar ser ressarcido dos prejuízos causados, ao abrigo do regulamento comunitário nrº 261/2004, não obstante todas as tentativas efectuadas por cartas enviadas, emails, telefonemas etc.
Considero absolutamente inadmissível a desresponsabilização da Orbest relativamente a esta situação, que é absolutamente clara, e que só se explica como uma tentativa de vencer os lesados pelo cansaço. E não adianta alegar que se tratam de " razões extraordinárias", porque o regulamento 261/2004 é inequívoco e o seu ponto 14 explica as "circunstâncias extraordinárias" mas de fora dessas circunstâncias fica a alegação de problemas/avarias técnicas.
Em Dezembro de 2008, o tribunal de justiça europeu considerou que tal justificação não se enquadrava naquele conceito.
Como certamente saberão as "avarias técnicas" não são por si só consideradas situações de força maior que permitam excluir-vos da responsabilidade da dita indemnização aos passageiros do diploma citado.
O operador turístico já pagou aos passageiros o equivalente ao dia e meio perdido no destino no seguimento da decisão da comissão arbitral do turismo de Portugal.
Continuamos a aguardar que a Orbest, enquanto companhia aérea, se responsabilize e proceda ao pagamento da indeminização.
Mais informo estou disposto a recorrer às instâncias judiciais de forma a fazer prevalecer os meus direitos.

Data de ocorrência: 24 de março 2019
26 de março 2019
Bom dia, Nelson.

Lamentamos a situação. Para puder ajudar de forma mais eficaz, preciso que me indique: o localizador da sua reserva, a ID da reclamação apresentada no aeroporto (e saber também se possui uma cópia desta) e os seus dados de contacto.

Muito obrigado e cumprimentos, Grace
26 de março 2019
Exma Sra,
Anexo os documentos que já estão em vossa posse desde o dia 12/09/2017.
Segue o meu contacto : 917 766 564 .
Confirme a receção dos referidos documentos.
Fico a aguardar uma resposta com brevidade.

27 de março 2019
Bom dia, Nelson.

Pedimos desculpa mas não recebemos qualquer documento em anexo. Basta indicar-nos por agora o localizador do seu voo e a ID da sua reclamação para podermos localizar o seu caso.

Cumprimentos, Grace
27 de março 2019

Não recebeu os documentos porque têm um tamanho excessivo, provavelmente.
A reclamação tem a seguinte ID Ticket: 62310 ] AVISO RECEÇAO REC LOC 156556
Anexo o ficheiro zipado.

Nelson
28 de março 2019
Boa tarde, Nelson.

Informamos que a resposta à tua reclamação foi enviada ontem, a qual anexamos a esta mensagem. Se não concordares com a resposta, deves responder ao e-mail que te enviámos ontem.

Cumprimentos, Grace
Esta resposta tem um anexo privado
3 de abril 2019
Exma Sra,

Analisada a vossa resposta, resta-me qualificar a mesma como ridícula e sem qualquer ligação à realidade, ou seja, está ao nível do serviço prestado no dia 3/9/2017.
A vossa companhia declina qualquer responsabilidade com o sucedido, alegando que "efectuou um estudo exaustivo sobre as circunstâncias e os factos que ocorreram e que os meus argumentos não são totalmente satisfatórios". De facto, recomendo a V.Exmas que, em vez de efectuarem estudos exaustivos, atentem à LEI que regulamenta o vosso sector.Não tenciono trocar mais argumentos com V.Exmas.
Aguardarei que seja paga a compensação que me é devida até ao dia 12/04. Posto esta data e caso não seja efectuado qualquer pagamento, apresentarei queixa formal na ANAC e darei inicio a um processo judicial contra a vossa companhia.

Cumprimentos.
Nelson Nunes avaliou a marca
8 de novembro 2020

Bom acompanhamento do processo.