Orey Financial - Aplicação de comissões sem consentimento do cliente

Marco Salgado
Marco Salgado apresentou a reclamação
4 de abril 2019

Recebi hoje de madrugada um email por parte da Orey Financial no qual expõem que serão aplicáveis comissões caso eu eu não aceite transferir os meus fundos para uma nova parceria entre a Orey e uma entidade financeira, a qual não revelam.
Decidiram unilateralmente segundo o preçário em vigor a partir do passado dia 30 de Abril de 2019 aplicar uma comissão mensal de 30 euros e adicionalmente uma comissão de tranferência de fundos que pode atingir os 100 euros para os clientes encerrarem as suas contas e não desejem embarcar na nova parceria.
Estes preços são na minha opinião abusivos, e a Orey não tem legitimidade para os cobrar pois não foi por mim aceite qualquer alteração ao contrato, nem foi por mim aceite o tarifário que recentemente se encontra em vigor. E por este motivo deveria poder retirar os meus ativos sendo aplicável o tarifário antigo e não o atual.

Aguardo cordialmente por uma resposta,

O email que recebi foi o seguinte:

A Orey Financial – Instituição Financeira de Crédito, S.A. (“Orey Financial” ou “OF” ou “Sociedade”) vem pela presente comunicação informar que, atenta às mais recentes tendências no sector, irá permitir aos seus clientes o acesso a uma parceria com um Banco de referência nacional líder na Banca digital passando a oferecer toda uma nova gama de produtos e serviços financeiros. De acordo com esta parceria, os clientes da Orey Financial que pretenderem passarão a ter a custódia dos seus ativos junto da nova instituição.
Como consequência deste acordo e em caso de transmissão dos ativos para a nova entidade ao abrigo desta parceria e mantendo o serviço habitual da sua equipa Orey iTrade, a Orey Financial irá proceder ao encerramento da sua atual conta a partir do dia 15 de abril de 2019.
De forma a poder implementar o novo modelo de funcionamento, agradecemos que contacte a equipa Orey iTrade com o objetivo de, se assim o entender, proceder à abertura de conta ao abrigo da parceria.
Alternativamente, e caso não pretenda transferir os seus ativos para ao abrigo da nova pareceria Orey iTrade, solicitamos que nos indique qual a instituição e número de conta para onde pretende que os seus ativos (liquidez e títulos) sejam transferidos. A esta transferência será aplicado o tarifário em vigor de acordo com o preçário aplicável e que pode ser consultado em SIte Orey iTrade - preçário ou em SIte CMVM - preçário Orey iTrade.
Caso não pretenda transferir os seus ativos para a nova pareceria Orey iTrade nem nos indique que pretende transferir tais ativos para outra conta pela presente denunciamos o contrato que mantemos com V. Exas, com efeitos a 15 de abril de 2019 e procederemos ao encerramento da sua conta a partir do dia 15 de abril de 2019, isto é, a sua conta será colocada em “reduce-only”, ou seja, a partir desta data (15 de abril de 2019) apenas poderá vender ativos ou reduzir exposição até ao termo do Contrato.
Adicionalmente, comunicamos que, de acordo com o preçário referido acima, foi aplicada a comissão de serviço de custódia em vigor. No entanto, poderá solicitar a devolução da comissão efetivamente cobrada, confirmando junto da Orey Financial a abertura de conta no contexto da nova parceria da Orey iTrade até ao dia 30 de abril de 2019 com respetivo comprovativo de abertura de conta junto da equipa Orey iTrade. A devolução desta comissão será efetuada pela Orey Financial ou por terceiro indicado por esta ao fim de 12 meses da data de abertura de conta, se se verificar que essa conta se manteve ativa durante esse período.
Informamos também que o seu acompanhamento comercial continuará a ser assegurado pela equipa que já conhece. Os serviços e produtos aos quais terá acesso serão reforçados com mais e melhores soluções nesta parceira Orey iTrade.
A equipa Orey iTrade mantém-se à sua total disposição para esclarecimento de dúvidas e apoio em todo este processo de acesso a uma maior gama de produtos e serviços através desta nova parceria para a qual gostaríamos de poder contar consigo uma vez que estamos convictos de que este é o modelo que nas atuais condições de mercado melhor serve os vossos interesses.

Data de ocorrência: 4 de abril 2019

Estou na mesma situação e também apresento reclamação no portal.