49.7
Eletrodomésticos - Marcas
3 Flama 72.9
Orima Eletrodomésticos49.7
Mário Miranda de Almeida, S.A.
  • Rua Padre Basílio Morgado, 23/25
    3060-752 Corticeiro de Cima
  • orima@orima.pt

Orima Eletrodomésticos - Avaria máquina lavar roupa 10kg com 2 meses, foi recusada a garantia

António Portelada
António Portelada apresentou a reclamação
23 de novembro 2020
No dia 18 de agosto comprei uma máquina de lavar de 10 kg com A+++, na loja Mamial em Adémia de Coimbra. Pouco mais de 2 meses depois cheguei a casa e encontrei o chão da lavandaria cheia de água e a borracha da maquina estava toda dentro da maquina torcida na roupa com os arames todos torcidos. Contactei a loja onde adquiri o produto e pediram uma assistência com um técnico da Orima. O técnico observou a maquina e teve que separar o resto da borracha ainda pressa da máquina. O técnico informou que a borracha não dava para reutilizar e que teria de ser colocada uma nova, não me informou sobre a causa do problema. Informou que seriamos contactados em dias para a substituição.
Passou 2 semanas e ninguém nos contactou, tive que contactar eu a loja para saber quando iriam fazer a reparação. A loja informou que a reparação não estava abrangida pela garantia tendo que pagar 40€ pela peça fora o deslocamento e nada sobre a causa da avaria.
Telefonei diretamente para a marca e expliquei a situação, que não tinha sido informado e que queria saber se poderia acionar a garantia , mas mais importante a causa da avaria. Na marca informaram que a garantia não funciona para borrachas que rasgam pois pode ter sido uma peça de roupa presa na porta, se não tivesse rasgada. Mas informei que a borracha não estava rasgada, seguidamente informaram se tiver um buraco ou furo também a garantia não funciona, consultaram a ifnormação do tecnico e viram que estava lá descrito um furo, logo sem garantia. Quando perguntei como esse furo aconteceu, informaram que até poderia ser um palito que furasse a borracha ?!?!.
Neste momento percebi que por mais que justificasse iria sempre existir uma razão para os meus direitos de consumidor não serem aplicados.
1º Não me contactaram após a vistoria (aqui violaram os meus direitos de ter acesso a informação).
2º Não levaram a borracha para avaliar o que teria causado a avaria (desinteresse pela qualidade do produto que vendem).
3º Não me informaram a causa da avaria ou a possível causa (trocava a borracha sem saber se a causa poderia acontecer de novo)
4º No contacto a razão da não garantia seria o rasco da borracha, depois passou a ser um furo da borracha até com um palito (contacto irreal com a assistência que só existia causa por parte do cliente, nem um possível defeito por parte do produto).
5º Pedi para ter acesso ao relatório do técnico, o que me foi negado.
Por estes motivos, escolhi fazer esta reclamação, envio em anexo as fotos para verem que a borracha esta inteira e como um furo e palito poderia arrancar a borracha do sitio como fez. Não concordo com a avaliação da marca, ao negar o acesso ao relatório do técnico e acusarem o cliente de "mentir" entre linhas, é injusto para quem compra um artigo com 2 meses de idade.
Data de ocorrência: 23 de novembro 2020
27 de novembro 2020
Acusamos a Recepção da vossa comunicação com a ref. 49368420 cujo teor mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Informamos que recebemos o pedido 193525 em 02-11-2020, posto técnico dirigiu-se ao local e detetou que o equipamento não tinha avaria mas sim um dano na borracha do oculo, o qual não poderá ser abrangido pela garantia pois o mesmo foi causado por situações alheias.

Em caso excecional vamos considerar em garantia e concluir a reparação sem qualquer custo para os Srs.

Quando o posto técnico receber a borracha, ligará com os Srs. para agendar conclusão da assistência.

Lamentamos os transtornos causados por toda esta situação.

Atentamente,
Dep. pós venda.