54.2
Ornimundo 2 - Comércio de Animais e Plantas, Lda.
  • Rua da Argila, N 565
    4445-027 Alfena
  • info@ornimundo.com

Ornimundo - Dificuldade em obter as informações necessárias

Daniela Batista apresentou a reclamação
19 de março 2013

Boa tarde: Venho por este meio expor a minha indignação contra o fraquissimo atendimento,na loja de animais Ornimundo,do Arrábida Shopping! No passado dia 13/03/2013 durante a tarde,dirigi-me a esta loja com o intuito de comprar um peixinho dourado para oferecer ao meu filho como prenda de aniversário,estando a madrinha dele comigo e presenciou toda esta história. Como seria a primeira vez que iria ter um animalzinho deste,para além de comprar o peixito teria também de adquirir o aquário e a alimentação própria! Informei a funcionária que necessitava de ajudava,ela estando ao telefone,levantou a mão para que eu aguardasse (?),enquanto o fazia fui escolhendo o peixe,depois necessitei de ajuda para escolher o aquário,a funcionária continuou a ignorar-me,só quando me dirigi á caixa com um aquário para pagar é que tive a atenção da menina em questão! Sem um boa-tarde,sem olhar sequer para a minha cara começou a registar o aquário,ao que imediatamente eu lhe disse:"Boa tarde!Também vou necessitar do peixe e da comida do mesmo!",ela com o ar mais aborrecido do mundo lá saiu de trás do balcão e foi ao tanque dos peixes,e me perguntou :"Qual?",lá lhe indiquei começando a ficar impaciente perante a falta de simpatia mas tudo bem,enquanto ela registava finalmente toda a compra (aquário,comida e peixe perfazendo um total de quase 14€) fiz algumas questões que acho normais tendo em conta a minha falta de conhecimentos,questionei como alimentar,quando e como mudar a água,etc! A funcionária só me respondeu :"Dê de comer uma ou dias vez por dia!" e nada mais me adiantou apesar das minhas muitas questões! Mas para não me aborrecer mais,dirigi-lhe um "boa tarde" sorridente e sai da loja! Esqueci toda a situação até que,no dia 15/03/2013(2 dias depois),o peixe morreu! Eu fiquei com peso na consciência porque pensei que tinha cometido algum erro grave e o meu filho muito triste porque tinha perdido o novo amigo! No dia 16/03/2013 á noite,lá me dirigi novamente á loja,desta vez estavam outras 2 funcionárias diferentes,pensei que desta pudesse ter mais sorte! Dirigi-me ao balcão e nenhuma delas olhou para mim,tive de ser um tanto ou quanto rispida para conseguir ser atendida,até que uma delas( menina Márcia S.) muito aborrecida e muito lentamente, porque cortei a conversa das duas,se dirigiu a mim,eu explico a situação,disse o que tinha acontecido ao animal e questionei se podia ser algum problema da água,com o maior ar de desdém a funcionária diz-me:"Claro que foi da água,se não pos o anti-cloro eles morrem!".Eu devo ter ficado vermelha de raiva e questiono:"Anti-cloro???Depois de todas as questões que eu pus á sua colega ela nunca me mencionou esse produto e quase não me prestou informações nenhumas! Então é assim,eu pretendo levar mais 2 peixes mas desta vez pretendo levar tudo o que for necessário inclusive informação que vocês DEVEM passar ao cliente,sendo o próprio a admitir que precisa da vossa ajuda e colocando as questões!" E depois de bufar uma ou duas vezes,a menina lá me passou as informações necessárias para cuidar do animal mas sempre num tom monocórdico como se me estivesse a fazer o maior favor do mundo e foram quase mais 10€ que lá deixei! Hoje,dia 19/03/2013 e depois de fazer tudo de acordo com as instruções,os peixitos continuam vivos e espero que por muito tempo! O que me deixou mais aborrecida nesta história toda é: na actual crise e nível de desemprego que estamos existirem pessoas que acham que os seu empregos são a pior coisa do mundo,que os clientes não devem ser bem tratados e fidelizados e que ser simpático e sorridente é mau! Se não gostam daquele trabalho,se não querem estar ali então dêem lugar a quem realmente precisa e seria melhor funcionário,agora eu estar a pagar e ainda ser tratada desta forma é que não! Compreendo que as condições de trabalho/salário/etc possam não ser as melhores mas o que conta é que ainda tem emprego e ao final no mês recebem um salário que depende dos clientes,se afastarem os poucos que tem o dinheiro deixa de entrar! Mas infelizmente a humildade é coisa que ainda não assiste a muito boa gente ainda com emprego nos dias de hoje!

Data de ocorrência: 19 de março 2013
Ornimundo
29 de agosto 2013
D. Sílvia Ribeiro,

Diz o n/ Povo que “mais vale tarde que nunca” e, assim, para lhe reafirmar o que, telefonicamente, lhe transmiti, lamentando tal tenha acontecido. Não traduzindo o nosso (Ornimundo) modo de estar, pesem as condições difíceis de trabalho em Centros Comerciais, estou de acordo com a Senhora quando refere serem os Clientes que pagam os nossos ordenados e nos permitem continuar a criar emprego. Devem ser bem atendidos.

Estou certo se manterá como n/ Cliente e que o seu filho possa tirar prazer de tratar de seres vivos: “os peixitos”.

J. Moura da Silva
30 de agosto 2013
Bom dia,sr.J.Moura da Silva

Desde já,agradeço imenso a sua disponibilidade e atenção,agradeço também o facto de me ter contactado,aqui a questão é que o senhor monopolizou a conversa durante todo tempo não me permitindo a expor devidamente o caso nem sequer apresentar a minha humilde opinião,a sua atitude foi de louvar porque se prestou a pedir desculpas pelo sucedido mas não é só "despejar"frases clichés feitas ao ouvido de alguém que faz com que os problemas sejam solucionados.
De qualquer das formas,deixo aqui o que não me foi permitido dizer na nossa conversa telefónica.
Embora o senhor me tenha dito que as funcionárias da Ornimundo tem uma formação exaustiva quer comportamental quer de produto,eu vi em primeira mão que tal formação não foi bem interiorizada!
Convém que formem a mesma equipa para sorrir,ter boas maneiras e ,acima de tudo,não julgar o cliente por aquilo que aparenta.
Reparei que o tratamento que me foi dado a mim por estar vestida de forma descontraída (calça de ganga e sapatilha) não foi o mesmo que estava a ser dado a um senhor que também se encontrava presente com o filho,senhor esse que estava de fato e gravata,ou seja o que raparei é que as funcionárias quando pensam que vão tirar do cliente uma boa facturação são umas simpatias extremas e como eu reparei outros clientes também o sentem!
Não avaliar o cliente pelo aspecto é algo que se aprende nas formações de vendedores.
Deixo aqui também 10 dicas que se a sua equipa seguir com rigor nunca mais vai ter qualquer tipo de reclamação:

1. Mantenha sua boca fechada e seus ouvidos abertos.
2. Venda com perguntas, não com respostas.
3. Demonstre curiosidade pelo seu cliente.
4. Fale com seu cliente como se estivesse com amigos ou família.
5. Preste bastante atenção no que o seu cliente NÃO está dizendo, procure ler nas entrelinhas.
6. Se lhe for perguntada alguma coisa, responda rápida e objectivamente.
7. Somente depois de ter descoberto as reais necessidades de seu cliente mencione o que você está oferecendo.
8. Evite fazer longas apresentações de seu produto
9. Pergunte ao seu cliente se existe alguma barreira que o impeça de prosseguir com a negociação
10. Convide seu cliente a tomar algum tipo de acção, não deixe a venda só para você.

E a mais importante de todas...SORRIR!

Se não seguirem não me incomoda minimamente porque não tenciono voltar a fazer qualquer compra na Ornimundo,apesar de ter 4 animais de estimação,prefiro ir a um local com produtos mais caros mas cuja simpatia e sorriso façam a minha visita valer a pena!
Como lhe disse anteriormente,agradeço imenso o seu contacto mas por vezes o pedir desculpas não basta se o problema persiste!

Bom dia e obrigado
Daniela Batista avaliou a marca
1 de janeiro 2014

Sem qualquer sugestão ou observação a acrescentar

Ver perfil de
19 de março 2013

E porque não pediu o livro de reclamações na loja?

Infelizmente,arrependo-me ainda hoje de não o fazer mas creio que ainda iria sofrer tratamento pior se assim o fizesse!