Otlis - Operadores de Transportes da Região de Lisboa Ace

VIVA - Cartão Viva: passe e zapping com cobrança indevida

Aline Baião apresentou a reclamação
29 de março 2018

No dia 28 de Março desloquei-me no autocarro 754 do Campo Pequeno até à Av. Forças Armadas/R. Sanches Coelho cerca das 14h30 e, ao colocar o meu cartão VIVA na máquina para leitura do passe esta accionou indevidamente o zapping do meu cartão em vez de validar a minha passagem com o passe que está activo até dia 4 de Abril. Assim, apesar de ter passe válido, foi-me cobrada indevidamente uma viagem!!

Hoje fui consultar os movimentos do cartão e, curiosamente, no Portal VIVA só estão disponibilizados os saldos até dia 23 deste mês.

Data de ocorrência: 29 de março 2018
VIVA
2 de abril 2018
Exma. Senhora Maria Baião,

Acusamos receção de reclamação, informando que a validade de um título de transporte de uso frequente, como é o caso do Navegante/SL/TCB tem sempre prioridade sobre a validade de um título ocasional como é o caso da tarifa Zapping.

Desta forma, não é possível que a validação do Zapping se sobreponha à validação do título mensal excepto nas zonas não cobertas pelo Navegante/SL/TCB.

Caso tenha alguma dúvida adicional, deverá dirigir a sua reclamação para a Carris. O Portal VIVA não tem interferência nem relação nesta matéria.

Com os nossos melhores cumprimentos,
OTLIS, ACE
2 de abril 2018
"Desta forma, não é possível que a validação do Zapping se sobreponha à validação do título mensal excepto nas zonas não cobertas pelo Navegante/SL/TCB!!!
Uma vez que a carreira 754, em alguns percursos, sai fora da validade deste título, o provável é que a validação tenha ocorrido em paragem não abrangida." (sic)

Pois... lamento informar mas,como referi, eu entrei no Campo Pequeno e saí perto do ISCTE como certamente pode ser provado se verificarem os movimentos do meu cartão VIVA e as máquinas do referido autocarro donde... foi a máquina que se "enganou"!!!

É lamentável que as respostas sejam dadas pondo em causa aquilo que os utentes afirmam sem sequer se preocuparem em verificar a situação real e deduzindo rapidamente que o utente é que está a não falar verdade!!!

Aliás, quando voltei do ISCTE para o Campo Pequeno e relatei o acontecido ao condutor do mesmo autocarro este ouviu e referiu que já lhe sido relatada uma situação similar com outra pessoa e, felizmente, não duvidou da veracidade das minhas declarações!!!

Enfim, são as empresas e o país que temos... e também é assim que deixarei de carregar zapping no cartão VIVA pois, quando a máquina falhar, poderei ser mais uma vez taxada tendo passe e ter que me sujeitar a ouvir dizer que não estou a falar a verdade!!!
16 de abril 2018
Acabei por reclamar por email à Carris que me respondeu confirmando o que aconteceu e prontificando-se para me devolver o dinheiro do bilhete que foi indevidamente cobrado... assim, dou a minha reclamação por terminada.
Aline Baião avaliou a marca
16 de abril 2018

A minha reclamação era sobre a cobrança, em Lisboa, de um bilhete de autocarro através do meu cartão que reune, simultaneamente, zapping e passe. Quem me respondeu de forma vergonhosa foi a OTLIS. Depois disso reclamei para a CARRIS que prontamente me deu razão e me devolveu o dinheiro.