Otlis - Operadores de Transportes da Região de Lisboa Ace

VIVA - Go

Suzana Maria Antunes Morais
Suzana Morais apresentou a reclamação
17 de março 2019

Tenho utilizado o Passe Lisboa Viva, e esta utilização tem corrido sempre bem, seja nos carregamentos nas máquinas da Carris/Metro seja nos terminais Multibanco. Contudo, a dada altura, perdi o meu cartão/passe e dei baixa dele junto ao apoio ao cliente, tendo o mesmo sido, e muito bem, bloqueado, e colocado na lista negra dos cartões da Carris/Metro.

Em janeiro, inesperadamente, alguém encontrou o cartão, e devolveu-mo, tendo eu solicitado novamente a sua utilização no apoio ao cliente.
No apoio ao cliente foi retirado da lista negra e desbloqueado electronicamente.
Passadas 48 horas (início de fevereiro), associei-o no Multibanco ao sistema VIVA Go. Funcionou muito bem durante 5 dias. Ao sexto dia, os terminais de autocarro e do metro, não o aceitaram mais.

Voltei ao apoio ao cliente, e desde então nunca mais foi possível utilizar o cartão.
Este mantém-se no sistema da Carris/Metro desbloqueado electronicamente e fora da lista negra mas surge na lista negra num outro subsistema da mesma entidade (Otlis), cujo acesso os funcionários do apoio ao cliente não têm.

Experimentei associar novamente ao VIVA Go nos terminais Multibanco, e não é possível.
Experimentei fazer um carregamento nas máquinas do Metro e consegui, mas mantém-se o bloqueio nos terminais dos autocarros da Carris e no Metro.

Fui aconselhada, no apoio ao cliente, a contactar a SIBS, que fiz no dia 20 de fevereiro, mas desconhecem a utilização do sistema (nem sequer sabem como se carrega um passe através do Multibanco), e disseram não poder ajudar.
Fui ao meu banco e informaram-me que está tudo bem com o cartão e associação ao VIVA Go.

Por último, aconselharam-me no apoio ao cliente, visto não se conseguir resolver a questão de nenhuma forma, que contactasse a Otlis.
Outra dor de cabeça, a pior. Estes senhores não têm qualquer contacto possível, em nenhum site, nem no Portal Viva. Não há qualquer transparência e até hoje não consigo utilizar o meu passe.

Data de ocorrência: 17 de março 2019
Suzana Maria Antunes Morais