Otlis - Operadores de Transportes da Região de Lisboa Ace

VIVA - Na era da tecnologia insistimos no obsoleto

Bernardo Rafael
Bernardo Rafael apresentou a reclamação
30 de janeiro 2019 (editada a 4 de fevereiro 2019)
É totalmente incompreensível como em pleno ano de 2019, o portal Viva ainda se baseie em plataforma que recorre a applets baseados em Java, tecnologia que a própria Oracle considera obsoleta - não é por mero acaso que os browser's mais comuns já não suportam nativamente este applet, nem muito menos o Portal das Finanças deixou de o utilizar ao fim de muitos anos de insistência e milhares de contribuintes descontentes ao tentarem entregar o IRS via online.

Fiquei muito agradado com a notícia do "Viva GO", ao qual prontamente me dispus a aderir. Efectuei login no portal Viva, desloquei-me ao campo "Novo Cartão Bancário" e a partir daí um grande nickles batatoides por não possuir o applet (java) nos browser's que disponho (Opera, Chrome e Brave). Já nem vou referir o facto de ao fim de 5 anos ainda não terem tomado as diligências necessárias para o próprio portal interagir com o leitor de cartões VENDIDO POR VÓS, em Mac OS.

Dispenso e descarto qualquer resposta no sentido de "utilize o Edge/internet explorer" ou "efectue o download do java mais recente". Se o Portal das Finanças conseguiu contornar a situação de utilizar o java, decerto a Otlis também conseguirá - migrem a plataforma, alterem o que for necessário, mudem de empresa de suporte informático, concerteza que haverá um equilíbrio entre funcionalidade-finalidade.

Relembro que estamos em 2019. Existem drones a efectuar encomendas, há veículos que se conduzem sozinhos, conseguimos ir ao supermercado e pagar com o telemóvel, ver o que se passa no outro lado do mundo em directo e robôs que desamardilham engenhos explosivos. Continuar a utilizar o java é só continuar a insistir na ineficiência e na falta de vontade do salto tecnológico e evolução natural informática.
Data de ocorrência: 30 de janeiro 2019

Eu estou bem pior! Quis requerer o passe on line e caí na asneira de comprar o leitor de cartões ‘viva já’ por 15€ . Não funciona em Mac OS X contrariando o que diz na embalagem!? A OTLIS diz que não devolve o dinheiro!? Vou ter que os levar à defesa do consumidor, por terem publicidade enganosa e não reembolsarem os clientes MAC. É inaceitável a postura da OTLIS numa altura em que qualquer worten, fnac, box jumbo e outras mais que de imediato devolvem o dinheiro na hora sem perguntas!

Estamos em 2022 e o problema persiste!! É incrível que nem mesmo com uma pandemia a acontecer, há muito perto de 2 anos, a OTLIS não contorne esta situação!! Agora, desde que mudei de computador, nem no IE/Edge eu consigo efectuar carregamentos, é incrível a falta de actualização ao presente... Vamos lá todos fazer filas para as bilheteiras dos transportes públicos, deve ser saudosismo do século XX!