Ourivesaria Foz Jóias

Ourivesaria Foz Jóias - Garantia legal de relógio não cumprida

Rafael Roque
Rafael Roque apresentou a reclamação
27 de novembro 2017

Comprei, na Ourivesaria Foz Joias, no centro comercial Foz Plazza na Figueira da Foz um relógio da marca Timberland modelo 13330X no dia 15/12/2015. Deterei uma anomalia na bracelete em pele do relógio da marca TIMBERLAND por volta do dia 1/07/2017, que consistiu numa das peças da bracelete que se descoseu, tal situação verificou-se uma vez que essa presilha faz a união através de costura se descoseu, tendo-se soltado. Tal situação não pode acontecer num produto de qualidade da marca TIMBERLAND, nomeadamente numa bracelete em pele. Entendo que estamos claramente perante um problema de material.
Pela loja vendedora foi me dito que era normal a bracelete estragar-se ao fim de 6 meses, e tudo fez para não aceitar o relógio, porque só ia ter gastos com envios para a marca.
A loja apesar de ser um revendedor, tem de cumprir as normas legais vigentes no nosso pais. E a garantia dos bens móveis é de 2 anos.
Quer isto dizer, que a ourivesaria já sabe da fraca qualidade destes produtos e mesmo assim continua a vende-los. Se não não tentada remover o comprador em deixar o relógio após os 6 meses.
Mas a grande questão é não há garantias de 6 meses legais para um relógio. O relógio com bracelete como é do conhecimento comum é uma peça única, se não tivesse bracelete era uma relógio de bolso. Eu, o comprador estou impedido de usar o relógio para a função que o comprei e na própria função que tem o relógio.
Independente desta situação, é sabido que o prazo legal de garantia para os bens móveis é de 2 anos, e que o direito de denúncia deve ser efectuado 30 dias após o seu conhecimento de avaria.
Todos os requisitos foram cumpridos por parte do comprador. Menos claro pela loja vendedora, que não quer saber do cliente, nem cumprir a lei que se encontra em vigor no nosso país.
Nenhum comprador iria comprar um relógio se imaginasse que a bracelete só ia durar 6 meses, ainda para mais uma bracelete em pele.
Espero que a Ourivesaria Foz Joías mostre que é uma loja que tem interesse no cliente e resolva o problema.

Data de ocorrência: 27 de novembro 2017