Oysho Portugal - Confecções, Unipessoal, Lda
  • contact@oysho.com

Oysho - Pedido de reembolso por «erro» foi para talão-oferta

Margarida C.Silva apresentou a reclamação
31 de janeiro 2022
A 13 de janeiro 2022, fiz uma compra no site da Oysho, de 4 artigos para oferecer. Pedi talão sem preço, que acompanhou a encomenda, que trazia apenas uma indicação em inglês para em caso de devolução, levar esse documento pois seria mais fácil a devolução e reembolso.
A 28 de janeiro 2022, optei por ir à loja Oysho no CascaisShopping fazer a devolução de alguns artigos. Entreguei o dito talão acompanhava a encomenda, mas antes disse que pretendia o reembolso do numerário no meu cartão/conta bancária. Perguntei ainda se preferia a nota de encomenda, que tinha o meu telemóvel, que lhe facultei, mas foi recusado, pois não era necessário. Em conclusão, para minha surpresa e até da própria funcionária, que também não sabia que ia ter este resultado, ou seja, que esta devolução daria origem a um talão/vale/cartão@oferta com o crédito dos artigos devolvidos para compras futuras, em vez do reembolso em crédito da conta que teria utilizado no pagamento da nota de encomenda, como foi solicitado previamente à funcionária. Esta situação é diferente de empresa para empresa, pois já fiz outras compras online com devoluções e nunca tive esta situação! Os clientes não têm de saber quais são os procedimentos internos das empresas. Têm apenas de indicar aos funcionários o que pretendem, se a troca de artigos, o reembolso do numerário/crédito na conta ou de um vale para compras futuras! Não é complicado, acho eu! Mas eu é que fiquei prejudicada! Ao expor o assunto à gerente e ao respetivo serviço de apoio a clientes, não quiseram repor a situação, pois justificaram já estar feita a operação e não poderem refazê-la! A gerente até compreendo, agora o serviço de apoio a clientes... Que bom!!! O dinheiro já lá está, que se lixe o cliente! Paciência! Mas o erro é da empresa Oysho! Acontece é que a Oysho não tem qualquer informação ou referência deste procedimento nos tais talões-oferta, que só tem indicações em inglês e remete até para levarmos o documento para facilitar a devolução e indica irmos consultar uma página na www.Oysho.com, para lermos as condições de «Buying». O curioso é que fui visitar a página indicada e que diz que o método de reembolso é igual ao que foi feito o pagamento. Precisamente o que eu tinha pedido! Nem na página da Oysho em Inglaterra (creio) nem a de Portugal, nada indicam ou rementem para esta questão de reembolso em talão-vale de compras. Ora, eu até me desloquei à loja, poupei a Oysho com o transporte da devolução e ainda sou prejudicada, pois se o tivesse feito online, teria o reembolso dos artigos!!! Pretendo ser reembolsada em crédito na minha conta, dos artigos devolvidos. Não quero nem nunca quis o talão/vale/cartão de compra!!! Aguardo uma resposta com a maior brevidade possível, Margarida Silva
Data de ocorrência: 28 de janeiro 2022
22 de fevereiro 2022
Continuo a aguardar a resolução deste erro da V/empresa e indico ao site e restantes consumidores que a situação se mantem! Atenção às compras online e às devoluções na Oysho!!!!!
23 de fevereiro 2022
Hoje, dia 23 de fevereiro de 2022, recebi um telefonema da empresa Oysho, para me informar que assumem o erro no processamento da minha devolução e que vão proceder ao crédito na minha conta, de acordo o procedimento em situações desta natureza, pois foi feita uma devolução dos artigos pagos em Multibanco, o que implica uma devolução em crédito na conta utilizada no ato da compra. Cancelaram o talão-compra que tinha sido emitido, inadvertidamente. Ainda me enviaram um código desconto de 10% em futuras compras, como pedido de desculpa. Procedi às indicações para a realização da operação bancária e estou a aguardar o crédito na conta, que julgo demorar alguns dias.
De lamentar toda a irritação que tive, sem necessidade, pois a situação deveria ter sido logo assumida pela empresa. É assim que se fidelizam os clientes!!! Numa área de negócio em que a concorrência é tão grande, surpreende-me estas tomadas de posição, em questões derivadas de erros da própria empresa. Dito isto, não quero deixar de agradecer ao portal da queixa, que permite esta exposição das nossas situações como forma de alertar os consumidores e pressionar as empresas com quem temos as nossas questões. Agradeço a quem leu a minha queixa, que também deve estar atento a estas situações no ato das devoluções não só na Oysho como noutras empresas. E também agradeço à empresa Oysho por ter reanalisado a minha queixa e ter assumido esse erro, que também é sinal de bom senso e cordialidade nestas relações consumidor vs fornecedor. Cumpts.
Margarida C.Silva avaliou a marca
28 de fevereiro 2022

- Voltarias a fazer negócio? Talvez! Agora, não me apetece, mas pode ser que mude. - Como avalias o comportamento da marca durante a reclamação? Patologias de grande empresa, distantíssima dos clientes, suas faixas etárias e seus hábitos de compra, funcionários sem experiência e sem nenhuma autonomia para resolver estas questões, que envolvem erros da marca. Comportamento: Tratam o cliente por tu, mas ... um mês para resolver um erro deles !! Mas alteraram a posição! Outras marcas talvez não o fizessem. E até enviaram um código de 10 %desconto por cortesia! Pronto, ok! - Com base no tratamento desta reclamação, recomendas a marca aos teus amigos e familiares? Dei 7 mas acho que até foi positiva a conclusão. Tentaram resolver. Mas eu enviei email todas as semanas! Também não desisti! É irritante, quando temos razão e não chegamos lá !!! Enfim... mas chegou! Obrigada ao Portal da Queixa!

14 de fevereiro 2022

Continuo à espera da resolução do erro desta empresa - Oysho - e que me seja devolvido o montante para o mesmo método de pagamento que fiz a quando da encomenda e não em talão-compra. O dinheiro fica do lado da empresa, derivado de um erro que insistem em não assumir.