6.8

Panasonic - Incumprimento da garantia legal

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho apresentou a reclamação
21 de junho 2017

Em Dezembro de 2015 comprei uma Tv Panasonic no site Redcoon.pt, agora em Janeiro de 2017 após verificar alguns problemas coma TV tive de accionar a garantia. Os problemas eram que na parte inferior da TV o plastico parecia ter derretido e de vez em quando o painel apresentava alguns problemas de imagem.

Contactei a Panasonic no dia 23 de Janeiro, no dia 26 de Janeiro a empresa TAMET, que faz reparações para a Panasonic, veio buscar a TV.

Os Técnicos da TAMET verificaram a TV e disseram-me que em relação ao problemas de imagem iriam trocar o painel, em relação ao plastico derretido iriam por precaução trocar os componentes internos naquela zona e arranjar o plastico danificado.

Uma semana depois de terem levado a TV a Tamet estava-me a ligar para avisar que a tv estava pronta e que a vinham entregar no dia 3 de Fevereiro. Ao receber a TV fui inspeccionar e para meu espanto o plastico derretido ainda se encontrava estragado. Confrontei os técnicos que vieram entregar a TV e foi-me dada a desculpa que analisaram os componentes internos e se encontrava tudo bem e desta forma não podiam justificar o arranjo dos plásticos e que apenas trocaram o painel.

Reclamei imediatamente com a Panasonic por causa dos plásticos derretidos, que simplesmente encaminhou a situação para a TAMET, que deu novamente a mesma desculpa.

Entretanto o plastico derretido piorou ao ponto de agora haver lá um buraco. Entrei em contacto com a Panasonic e reclamei também por causa do painel que trocaram, que tinha alguns problemas de uniformidade e 1 dead pixel. A Panasonic enviou novamente Tamet no dia 20 de Fevereiro que concordou em trocar novamente o painel, mas quanto aos plasticos não tinham indicação para fazer nada.

Entretanto passaram 30 dias desde que a TV foi levada pela 1ª vez, e como nenhum dos problemas reportados inicialmente ficou resolvido, pedi uma troca de equipamento, que a Panasonic prontamente recusou afirmando que ainda não tinham passado 30 dias e que o fabricante entendia que não existia razão para troca de equipamento.

Mais tarde quase a chegar ao final de um mes, desde que a tv foi levada pela 2ª vez, fui informado que ja tinham trocado o painel, mas se quisesse os plásticos arranjados tinha de pagar 206,38€ que eu recusei, pois a TV está na garantia e não havia nada perto da TV que pudesse causar este problema, situação que os técnicos puderam verificar quando vieram buscar a TV.

Pedi um relatório detalhado a Tamet a justificar a decisão deles, mas a única coisa que recebi foi 2 parágrafos a dizerem:

"Venho por este meio informar, que o dano físico foi causado por uma causa externa à televisão."
e num 2º email:
"O dano reportado nas fotos em anexo e já analisado no nosso laboratório, apresentando a cosmética derretida, trata de um dano físico causado por uma fonte externa de calor e consequentemente sem qualquer responsabilidade do fabricante."

Não mencionaram que testes efectuaram, que componentes analisaram, nem quais foram os resultados, isto está longe de ser um relatório detalhado.

No dia 21 de Março a TAMET veio entregar a TV, mas desta vez apenas a entregaram, não ajudaram a montar a tv na parede, o que até acabou por ser bom pois permitiu-me analisar melhor a parte de trás da TV, situação que ainda não tinha sido possível, pois ela desde que foi adquirida que está afixada na parede e saiu de lá directamente para as mãos da TAMET.

Pedi a um vizinho meu que já trabalhou na área de reparações para dar uma vista de olhos na TV, foi só por fora para não invalidar a garantia e a opinião dele é que a origem do problema é a própria TV. Ele disse que até pode nem ser nenhum componente interno da TV, mas simplesmente o plastico que foi usado que não atinge especificação necessária para aguentar a temperatura daquela zona, mas que qualquer das maneiras a garantia deveria cobrir isto. Além de que pudemos verificar que na parte de trás da TV em alguns pontos parecem haver indícios de descoloração no plastico. Ele também verificou os equipamentos que eu tinha por baixo da TV e disse que não havia ali nada que pudesse gerar calor suficiente para danificar a TV.

O painel que colocaram agora é ainda pior que o anterior, tem problemas ainda mais graves de uniformidade, tem dead pixeis e "light bleed". A TAMET diz que desta vez não faz a troca pois consideram que é normal na tecnologia LCD estes problemas existirem e que o fabricante considera que "está dentro das especificações", o que não é verdade, qualquer pessoa pode verificar que os problemas deste painel são muito graves, mesmo com o sistema local dimming no máximo e num perfil calibrado de baixo brilho é impossível disfarçar uma forma em "q" que aparece em fundos "pretos", situação que o sistema local dimming normalmente conseguiria corrigir sem problemas.
Numa dessas zonas problemáticas, na zona da perna do "q" aparece um efeito tipo "grão de filme" que indicar um problema nos filtro internos do painel lcd.

O painel original era excelente, não tinha estes problemas, pois se tivesse eu tinha reclamado imediatamente quando comprei a TV, por isso não me parece certo que me coloquem um painel "refurbished" cheio de problemas, que muito provavelmente foi recuperado de equipamentos recusados por outros clientes, só porque a troca está a ser feita pela garantia.

A TAMET fez um risco na parte de trás da TV, mas não assumem responsabilidade por isso, pois implicava trocar a peça plástica pela qual me querem cobrar 206,38€.

Durante todo o processo de reparação a TV tem sido mal transportada pela Tamet, deitada na carrrinha e com a caixa de lado na vertical pelos funcionários, apesar de na caixa do equipamento estar indicado que não deve ser transportada dessa maneira. Quando confrontados com essa informação vieram com a desculpa que aquelas indicações são apenas para armazém, o que é mentira, pois se não é recomendado para armazenamento, para transporte em movimento e em estradas em mau estado deve ser menos ainda, e numa TV grande de 65" deviam ter mais cuidado. Se fazem isto a frente do cliente, imagino como farão com os equipamentos no armazém deles.

Pedi a Panasonic para TV ser vista num outro centro de reparação, nem que fosse fora do pais, mas fui ignorado. Pedi para alguém da Panasonic Portugal falar comigo directamente por telefone, mas nunca o fizeram encaminham tudo para a Tamet que não quer reconhecer os seus erros.

Em Resumo:

A TV está em pior estado do que estava antes de ir para a reparação, não resolveram os problemas, como ainda criaram problemas novos:

- O painel original tinha excelente uniformidade e não tinha dead pixeis, mas agora tenho um painel defeituoso com graves problemas de uniformidade e dead pixeis.

- Não resolveram o problema do plastico derretido, querem que eu pague 200€, mas não apresentam um relatório detalhado justificar a decisão deles. Tenho uma opinião de alguém já trabalhou na área que me diz o contrario e mostrou-me que na parte traseira da tv há mais alguns pontos que começam a apresentar indícios de problemas.

- A Tamet riscou a parte de trás da TV, mas não assumem responsabilidade, nem um pedido de desculpas pelo estrago, que embora seja pequeno foi causado por eles.

- Durante todo o processo de reparação a TV tem sido mal transportada pela Tamet, o que pode ter sido a causa de alguns dos problemas de uniformidade.

- Ultrapassaram os 30 dias para a reparação e recusaram-me o direito a troca de equipamento. O processo de avaria original é o nº: 11053733, data: 23.01.2017, mas a Panasonic agora apenas usa o "Case ID #: 2204155" que foi criado em resposta ao facto de o primeiro não ter sido concluído correctamente.

- Agora também me disseram que o equipamento perdeu a garantia por mau uso. Isto foi depois de eu exigir uma declaração em assumiam total responsabilidade no caso de a TV causar um incêndio ou danificar algum equipamento que estivesse perto da TV.

A Tamet/Panasonic dizem que a TV está dentro dos padrões que o fabricante considera aceitáveis e que não há motivo para resolverem a situação ou trocar o equipamento.

Investi quase 3000€ numa TV Panasonic a pensar que estava a comprar um produto de qualidade de uma marca respeitada e agora tenho um TV cheia de problemas, alguns causados pela própria assistência técnica da Marca e ninguém quer assumir responsabilidade.

Data de ocorrência: 21 de junho 2017