• Rua Pocinho das Nascentes, 45, Montijo

PassilAuto - Problema com o carro - junta da cabeça do motor queimada

Mariana Alves da Silva
Mariana Silva apresentou a reclamação
15 de setembro 2021
No passado dia 16 de Agosto de 2021 desloquei-me à oficina PassilAuto, situado na Rua Pocinho das Nascentes 45, 2870-307 Montijo, por ter reparado e verificado que o carro se encontrava a perder óleo.
Foi realizado o diagnóstico ao veículo ao qual informaram o orçamento para a substituição da bomba de água, junta da tampa de válvulas, sensor da pressão do óleo e ainda a colocação do líquido de refrigeração para o radiador. Na altura da entrega do orçamento foi feito a questão se não seria melhor também colocar um depósito da água novo, no qual o Sr. Carlos respondeu que não porque o mesmo estaria em condições. Durante a conversa do orçamento, o Sr. Carlos perguntou se o motor do veículo alguma vez tinha sido substituído, ao qual foi respondido que não, tendo o mesmo referido que o motor se encontrava em excelente estado para os anos e quilómetros do motor.
No dia 19 de Agosto, às 9h o carro foi para oficina, tal como combinado, sendo que o mesmo estaria pronto, segundo o Sr. Carlos, no dia seguinte às 17h.
No dia 20 de Agosto, desloquei-me à oficina conforme o horário combinado para levantar o carro e quando lá chego a filha do proprietário informou-me que o veículo não estava pronto porque as peças tinham chegado à pouco tempo, o que me deixou bastante desagradada com a situação, pois não existiu qualquer tipo de comunicação por parte da oficina. Tinha necessidade do carro naquele dia e no dia seguinte, devido a ter assuntos importantes para tratar e tive que arranjar alternativas de deslocações tendo custos extras ao previsto. Combinei então novamente para o dia seguinte às 13h.
No dia 21 de Agosto, às 13h, tal como combinado, desloquei-me novamente à oficina para levantar o carro, no qual para meu espanto, mais uma vez carro não estava pronto, tendo ainda aguardado cerca de 40 minutos para que o veículo estivesse pronto. Novamente e sem qualquer pré-aviso por parte da oficina, não informaram que o carro não estaria pronto à hora prevista, sendo que a desculpa dada pelo Sr. Carlos era a falta de funcionários por ser período de férias. Pelo que pude constatar, não foi certificado nem feito um diagnóstico de pressão do circuito de arrefecimento aquando da substituição da bomba de água.
No dia 9 de Setembro de 2021, ao circular com o carro cerca de 20 minutos em auto-estrada a uma velocidade de 90km/h, o carro atingiu a temperatura de 100°C, no qual o motor se encontrava bastante quente, a ventoinha de arrefecimento estava a funcionar e ao verificar o depósito da água este encontrava-se completamente vazio.
Logo após o sucedido, fui à garagem do meu pai que era a menos de 5 km de onde me encontrava e foi colocado líquido de refrigeração no depósito do carro, tendo o mesmo evaporado duas vezes seguidas. Liguei para a oficina para informar do sucedido e o Sr. Carlos disse que achava estranho o que estava a acontecer. Como o veículo não se encontrava em condições para realizar viagens só no dia seguinte é que consegui levar o carro à oficina, sendo que no dia 10 de Setembro desloquei-me à oficina às 9h. Ao chegar à oficina foi me dito pela filha do proprietário que não seria possível realizar o diagnóstico ao carro pois não tinham vagas e só poderia ser no dia 13 de Setembro. No momento questionei a mesma pelo facto do carro ter estado na oficina à 20 dias e se não estaria relacionado com a substituição das peças e a mesma respondeu logo que em princípio não seria.
Entretanto, falou com o Sr. Carlos sendo que o mesmo acabou por realizar logo o diagnóstico ao carro: colocou o mesmo a trabalhar e esteve a ver o líquido do refrigerador, sendo que como o mesmo tinha bolhas de ar era a junta da cabeça do motor que estava queimada. Questionei o mesmo se não poderia ser algo que tivesse sido feito incorretamente e o mesmo disse que não poderia ser disso. Pedi então para me fazerem um orçamento e a resposta foi que iriam fazer e que depois me ligavam com o valor do mesmo.
Reforcei novamente a mensagem, porque foi feita a substituição da bomba de água, junta da tampa das válvulas, o sensor de pressão de óleo e colocação de refrigerante para radiador e que o serviço realizado veio a originar queimar a junta da cabeça do motor. Relembrando que nem se quer foi verificado efetuarem um diagnóstico de pressão do circuito de arrefecimento aquando da substituição da bomba de água e a origem do problema é da falha na bomba de água e do mesmo não ter ficado a funcionar corretamente, sendo que o mesmo levou a que ocorresse uma das piores coisas para o carro, o sobreaquecimento, causando a junta da cabeça queimada.
Por volta das 11h desloquei-me novamente à oficina para tentar esclarecer melhor toda esta situação, pois o Sr. Carlos à 20 dias tinha me dito que o motor se encontrava em excelente estado para os anos e para os quilómetros do carro, no qual o mesmo mudou totalmente o discurso e disse que o motor já não estava bom mas que não diagnosticam logo este tipo de problemas nos carros, tentam sempre ir por coisas mais baratas para os custos não serem tão elevados para os proprietários.
Perante esta situação de má-fé e por não assumirem o erro, venho solicitar ajuda urgente para a resolução deste problema. Tenho a viatura parada a aguardar resolução, estando a ter todos dias prejuízos por não ter meio de transporte criando elevados transtornos.
Peço que possam verificar e atuar nesta situação o mais breve possível, para que um perito possa confirmar que o serviço realizado não foi executado corretamente originando queimar a junta da cabeça do motor e que possam imputar todos os custos e arranjos à oficina em questão.
Ficando a aguardar uma reposta ao pedido de ajuda.
Obrigada.
Data de ocorrência: 10 de setembro 2021