Pastelaria Toia

Pastelaria Toia - Práticas sanitárias para evitar contágio por covid-19

Graça Brites
Graça Brites apresentou a reclamação
13 de janeiro 2022
Esta tarde entrei no estabelecimento e comprei 3 produtos. No ato do pagamento por cartão multibanco perguntei se a máquina não permite pagamento por contato. Esta é uma pergunta que tenho feito várias vezes que ali vou comprar bens (na esperança de que já seja possível usar a funcionalidade) e à qual me respondem, sempre com maus modos, que não. Hoje a funcionária esticou a mão abruptamente para que eu lhe desse o cartão para ela introduzir na máquina. Isto é recorrente neste estabelecimento, ou seja, não respondem à minha pergunta, não desinfetam as mãos antes de pegarem no meu cartão, não desinfetam a máquina portátil multibanco, nem antes, nem depois, e muitas vezes presenciei um ou outro cliente na loja sem máscara e sem estar a consumir. Hoje voltei a perguntar pela possibilidade de disponibilização de contacto na máquina multibanco e a empregada, de novo, com maus modos me respondeu que não e pronto. Acrescentou com maus modos que se eu quisesse que usasse o álcool gel que estava na frente da máquina registadora. Perguntei com quem poderia falar para fazer o pedido de disponibilização da funcionalidade de contato na máquina multibanco. A empregada foi chamar uma colega que, nunca olhando para mim, foi dizendo num tom hostil e agressivo que não é possível e pronto. Pedi o Livro de Reclamações para fazer o pedido por escrito e ela respondeu agressivamente que não adiantava porque não ia haver essa funcionalidade. Insisti em que me trouxessem o livro e a estas duas funcionárias juntou-se uma terceira que começou também a lançar insultos sobre a minha pretensão de escrever no livro de reclamações. Uma delas acabou por me trazer o livro atirando-o para cima do balcão com maus modos e ficando ali à minha frente a vociferar em continuo burburinho que não adiantava nada eu escrever no livro.
Pedi às três funcionárias que me fornecessem os seus nomes e nenhuma delas o fez. Uma delas disse-me até que se eu escrevesse o nome delas na reclamação a mesma seria anulada. Eu pedi uma caneta, uma vez que não tinha material de escrita comigo e trouxeram-me uma, também de forma bruta e agressiva, atirada para cima do balcão com toda a força. Também ninguém desinfetou a caneta antes de me atirarem a dita para cima do livro no balcão. Uma das funcionárias, no entanto, ficou do lado de dentro meia escondida a reclamar que assim que eu acabasse de escrever tinha que devolver a caneta desinfetada. Escrevi o que aí se tinha passado e saí do estabelecimento atónita com aquele comportamento.
Infelizmente, é um estabelecimento com péssimo atendimento ao cliente, trabalhadores mal educados, alguns de trato mesmo agressivo com indisponibilidade total para o diálogo cordial e esclarecedor de dúvidas dos clientes. Deixarei de frequentar o estabelecimento, primeiro porque não me sinto segura quanto à falta de boas práticas de segurança COVID-19 e também porque não posso admitir um tratamento por parte de alguns dos trabalhadores que é sempre hostil, a raiar o mal educado, tendo hoje passado, também, a insultuoso e agressivo.
Data de ocorrência: 13 de janeiro 2022