Bancos Digitais e APPs Financeiras

Paypal - Fraude - apropriação do pagamento

Sandra João Baptista
Sandra Baptista apresentou a reclamação
19 de março 2020
No dia 12/03/2020 recebi na minha conta PayPal um pagamento no valor de €8,33, via Payoneer.
Recebi uma mensagem do PayPal em como tinha recebido esse mesmo valor. Como tal abri a minha conta PayPal, no entanto o valor não estava em lado nenhum, apesar de registado a sua entrada. ,Contactei por email para saber porque razão não tinha o valor disponível, dizem-me que pagaram o a minha mensalidade do Netflix. Ora, já tinha recebido um email do Netflix a dizer que não tinham recebido o valor e para ver as definições da minha conta, pois tinha sido bloqueada. Ao abrir a conta Netflix apercebi-me de que o cartão com o qual pagara antes estava já desativado e me tinha esquecido de alterar o número para o novo. Efetuei a operação, e a conta Netflix foi desbloqueada. Isto aconteceu no dia 06/03/2020.
Contactei a Netflix para saber o que se tinha passado pois fiquei bastante confusa, ao que me respondem que não receberam qualquer valor por PayPal mas sim aquele pagamento que foi feito no dia 06/03 por cartão de crédito.
Voltei a contactar o PayPal, que me responde que pagaram sim, que tinha ficado com o saldo negativo e que por isso quando o valor entrou o retiraram da conta.
É preciso reforçar que na própria conta PayPal não há qualquer referencia de um valor a débito ou de um qualquer saldo negativo, antes ou depois de ter recebido o valor em questão (€8,33), até porque se eu tentar fazer alguma compra sem saldo positivo esta não surte efeito.
Tenho comprovativos do pagamento da Netflix por cartão de crédito, da conversa com o PayPal, que parece uma conversa de loucos/surdos, se fazer qualquer nexo, e fotos do extrato da minha conta PayPal sem qualquer indicação de pagamento ao Netflix (porque sempre que pagaram fizeram registo do mesmo pagamento), ou de que teria alguma vez saldo negativo.
Pretendo que me devolvam os meus €7,99 que me retiram do valor que recebi (€8,33), que me foi retirado indevidamente. Este valor pode parecer irrisório, no entanto se fizerem isto a mais pessoas, imaginem o valor que "ganham" indevidamente. Vou também enviar esta queixa para o Banco de Portugal , porque penso que também precisam de saber o que estas entidades andam a perpetrar em solo nacional.
Agradeço desde já a atenção dispensada a este meu caso e aguardo resposta vossa brevemente.
Sandra Baptista

(nota: aqui só consigo anexar um documento mas tenho mais, posso anexar depois caso me mandem um email para o efeito)
Data de ocorrência: 19 de março 2020