Bancos Digitais e APPs Financeiras

Paypal - Pagamentos indevidos

António Carlos Santos Avelar Oliveira
António Oliveira apresentou a reclamação
1 de março 2020
Ontem, dia 29/02/2020, comecei a receber no meu e-mail registos de varias transacções (7) onde me foi cobrado 6 x 99,99 USD e 1 x 49.99 USD.

Enviou um pagamento de $49,99 USD a favor de 广州虎牙信息科技有限公司
(huya-nimo@huya.com) 2020/02/29 18:13:18 GMT+00:00 ID da transação: 5MM72450PV493301S

Enviou um pagamento de $99,99 USD a favor de 广州虎牙信息科技有限公司
(huya-nimo@huya.com) 2020/02/29 18:05:49 GMT+00:00 ID da transação: 1WA73883M5955250C isto 6 vezes

Eu nunca fiz estas transações, nem nunca visitei este site, nunca realizei estes pagamentos ou acessos.

Abri de seguida uma disputa para estes casos no centro de disputas do pay pal.

Caso aberto: PP-I-8696892 service@paypal.com sábado, 29/02, 19:47

De seguida recebo logo esta mensagem: (das 19 para as 23 horas)
Atualização de caso: PP-I-8696892
service@paypal.com sábado, 29/02, 23:47
Olá, António Carlos Santos Avelar Oliveira.
Atualização sobre o seu caso
Concluímos a nossa análise do seu caso de atividade não autorizada e determinámos que não ocorreu nenhum uso não autorizado.
Com base na nossa análise, verificámos que esta transação é consistente com o seu histórico de pagamentos PayPal.

Por todo o lado da pagina do pay pal podemos ver coisas do género:
"Monitorizamos todas as transações continuamente para o proteger contra fraudes, phishing por e-mail e roubo de identidade. Todas as transações são robustamente protegidas pela nossa encriptação avançada. Se algo parecer suspeito, a nossa equipa de especialistas de segurança identifica a atividade suspeita e ajuda a protegê-lo contra eventuais transações fraudulentas.

Proteção contra Fraudes
Monitorizamos todas as transações 24/7 para o proteger contra fraudes, phishing por e-mail e roubo de identidade."

Pois parece-me que nada funcionou.

Mais tarde no centro de resoluções posso ler
"Caso encerrado: Transação não coberta
ID do caso: PP-I-8696892
Obrigado por reportar este caso. Após uma análise do seu caso, verificámos que as transações reportadas não foram autorizadas, pelo que não se encontram cobertas pela Proteção do Comprador do PayPal.

Note-se que aqui já as transações não foram autorizadas, coisa que no texto mais a cima tinham sido.

Sinto-me completamente abandonado pela paypal, não há qualquer proteção ou nenhuma ajuda para o caso.

Que não é o único

Segunda feira vou tentar um contacto telefónico
Data de ocorrência: 1 de março 2020
António Oliveira
10 de setembro 2020
No contacto telefónico tive muita sorte, foi atendido por um profissional. Após alguma resistência inicial (onde me foi explicado que ao analisar o código não havia sinal de nada malicioso, seja lá isso o que significar) lá me foi dada solução para o caso. Não sei já explicar como mas a solução foi transformar a coisa em como se não tivesse recebido a mercadoria e assim seria reembolsado, o que após algum tempo aconteceu.

Foi um valente susto, mas está resolvido pela paypal mediante contacto telefónico.