Paypal - Reclamação encerrada a favor do comerciante

Marisa Pinto apresentou a reclamação
27 de julho 2022

No dia 14/06/2022, eu abri uma disputa via paypal, relativamente a um isqueiro que tinha adquirido no Ebay onde o mesmo ao fim de uma semana deixou de funcionar por peça danificada de origem.

Tentei abordar o comerciante que nao me respondeu.
Tentei levar o isqueiro ao fornecedor e representante cá em Portugal e o mesmo indica-me que é uma peça danificada ja de origem mas que o artigo não tinha uma garantia e à partida seria uma réplica.
Das pesquisas que fiz aparentou-me efetivamente ser verdadeiro mas de toda a forma o fornecedor indicou que nao me ia poder dar ajuda de forma gratuita.

O paypal pediu-me evidencias onde enviei foto do equipamento onde é visivel uma pequena peça meio solta (que em 3 utilizações ficou assim e que não tem qualquer risco ou dano de queda - o equipamento foi uma prenda e todo este "filme" com um artigo que comprei para outra pessoa).

O paypal deixou a disputa pendente sem campos para eu argumentar onde indicavam que só me iam devolver o valor (140 USD) caso o mesmo equipamento fosse devolvido.
Informei no unico campo disponivel e através de comentários adicionais da disputa que nao me era possível devolver o isqueiro pois o mesmo tinha o liquido inflamavel dentro e nenhuma transportadora ou ate mesmo CTT iam aceitar transportar o equipamento assim dado ser inflamavel ou o mesmo ia acabar por ficar preso na alfandega e iamos ficar ambas as partes lesadas.

Ninguem me disse mais nada, continuei a pedir pontos de situação.

Agora em Julho fecharam-me o caso a dizer:"o caso foi encerrado a favor do vendedor porque você forneceu informações de seguimento inválidas".

Contactei os serviços da paypal novamente porque obviamente coloquei vários comentários ao longo do processo a reportar o porquê de nao ter devolvido e disseram-me que não podiam fazer nada e que se a transportadora se opusesse a transportar, era necessário eles elaborarem um documento a informar isso (esta informação já depois do fecho do caso).

Portanto, ofereci um isqueiro cuja a "roda" não funciona porque tem problemas de fabrico, o fabricante diz que o equipamento é contrafeito (verdade ou não, nao sei) e fico sem 140 USD.

Não tenho histórico de disputas paypal ha 16 anos e questiono-me se é justa esta decisão.

Iris Garcia
Data de ocorrência: 14 de junho 2022
18 de agosto 2022
Ainda aguardo feedback da empresa
1 de setembro 2022
Ate ao momento ainda ninguém tentou resolver a situação.
14 de setembro 2022
Continuo a aguardar resoluçao
29 de setembro 2022
Ainda sem resposta
10 de novembro 2022
Ainda sem resposta
Marisa Pinto avaliou a marca
24 de novembro 2022

A dita "proteção ao comprador" é nula