Bancos Digitais e APPs Financeiras
1 MB WAY 90.7
2 OpenBank 77.9
3 Moey 36.1
Paypal33.3

Paypal - Retiram 900€ do meu saldo após 2 disputas resolvidas a favor, sem aviso e sem explicações

Rui Guerreiro
Rui Guerreiro apresentou a reclamação
23 de março 2020
Sou vendedor profissional registado no Paypal e recebemos 2 pagamentos via Paypal (352,08€ no dia 19/outubro de 2019 e 483,71€ no dia 11/outubro de 2019), devido a 2 encomendas feitas pelo mesmo cliente.

As 2 encomendas foram enviadas para o cliente e recebidas no tempo previsto. Um dos artigos da 2ª encomenda foi enviado mais tarde devido a ter estado esgotado e o cliente foi sempre devidamente informado do atraso e decidiu sempre aguardar.
O tracking do envio atrasado foi enviado quer para o cliente, quer para o Paypal.

O cliente decidiu abrir a 13/janeiro duas disputas (uma para cada encomenda) de "Chargeback" no Paypal, por represália devido ao atraso de um artigo da 2ª encomenda (aliás enviou-nos um email assumindo que tinha aberto o Chargeback por vingança pelo atraso mas que já tinha recebido os artigos),
mas alegando sempre junto do Paypal e do banco emissor do cartão de crédito que nunca recebeu qualquer artigo das 2 encomendas.

Enviámos toda a documentação pedida pelo Paypal (provas de entrega, faturas, emails trocados, etc) e no final de Janeiro de 2020 (28 e 30/janeiro), o Paypal enviou-nos 2 emails indicando que as duas disputas tinham sido resolvidas a nosso favor.

Para nosso espanto, e sem qualquer aviso (email ou outro) por parte do Paypal, no inicio de Março é que verificámos após uma consulta de rotina que as 2 transações ficaram "Under Review" e que o saldo nos tinha sido retirado sem qualquer explicação ou aviso.

Já contactei o Paypal diversas vezes por telefone e email, onde dizem unicamente que estão a analisar (e dizem descaradamente que podem demorar 75 dias) mas não me explicam a razão de 2 disputas já resolvidas ter sido retiradas do nosso saldo e terem sido postas em revisão sem nenhuma explicação.
Por isso decidi avançar com esta reclamação no portal da queixa (para alertar outros vendedores e consumidores) e outras queixas se seguiram junto das autoridades competentes nacionais e estrangeiras.

A nossa confiança na segurança e garantia do Paypal ficou seriamente afetada. Já trabalhamos com o Paypal há mais de 10 anos e isto é inadmissível. Exijo a reposição dos valores das duas disputas já decididas a nosso favor.

Como se pode confiar numa plataforma intermediária de pagamento como o Paypal, que sem aviso e sem qualquer explicação, decide tirar quase 900€ do saldo do seu cliente, quando já tinha decidido 2 disputas a seu favor?
Data de ocorrência: 23 de março 2020
Rui Guerreiro
23 de março 2020
Em anexo o 2º email enviado pelo Paypal informando que a transação tinha sido resolvida a nosso favor.

Fico a aguardar com urgência a reposição do meu saldo.
Esta resposta tem um anexo privado