Reparação e Manutenção de Computadores Lda

PC Clinic - Estragaram computador portátil

Diana Silva
Diana Silva apresentou a reclamação
9 de novembro 2016

No dia 21 de Setembro deixei o meu computador portátil (Asus Zenbook UX32A) neste estabelecimento pois estava lento ao abrir programas e a navegar na internet, e algumas teclas não funcionavam. Analisaram o meu computador e fizeram um documento relatório/peritagem. Enviaram o meu computador para o laboratório e posteriormente fui contactada telefónicamente com os orçamentos: a nível de software era preciso formatar, e a nível de hardware era necessário substituir o teclado. Na altura optei pelo orçamento que contemplava apenas a formatação do computador, e perguntei nitidamente ao telefone se a formatação me iria resolver a lentidão, e disseram que sim. Em conversa, acrescentei até que para já fazia apenas essa reparação da parte do software uma vez que a nível de teclado ficava uma reparação cara e podia ir remediando, utilizando um teclado externo com ligação USB. Passado uns dias contactaram-me dizendo que o equipamento estava pronto a ser levantado, mas quando cheguei à PC Clinic deram-me o computador para testar e nem sequer ligava, ficava sempre em fundo preto. Pediram desculpa pelo incómodo e voltariam a contactar quando a situação estivesse normalizada. Dias mais tarde voltaram a informar-me que estava pronto a ser levantado. Para minha surpresa, mais uma vez!, quando lá cheguei testei o computador e não passava do mesmo fundo preto. Expliquei que era um pouco inconveniente e que estar há muito tempo sem o equipamento causava um pouco de transtorno mas fui embora, aguardando novo contacto. Passado uns dias ligaram-me novamente: ao que parece o computador tinha ido novamente a laboratório e lá fizeram um novo orçamento e afinal era necessário um disco SSD novo, que é uma reparação muito mais cara (+99€).
Mas a verdade é que: o meu computador quando foi entregue ligava bem, fizeram a peritagem, enviaram para laboratório, do laboratório deram o orçamento da formatação, aceitei e essa formatação foi feita, e desde então nunca mais funcionou correctamente. Agora afinal dizem que o problema é outro e querem que eu pague mais ou levante o equipamento neste estado, mas penso que fazer o levantamento será aceitar as condições em que se encontra e não posso aceitar que tenham estragado o meu computador. Se é um problema do disco SSD, por que é que não detectaram logo aquando o primeiro orçamento? Comigo (e na loja quando o deixei) o equipamento ligou sempre sem problemas. Dizem que o pc apresenta sinais de queda (claro que apresenta, já tem alguns anos, e nunca me insurgi contra isso) e que isso agora lhes retira a responsabilidade de terem estragado o meu computador. Dizem que o problema já lá estava. Mas volto a frisar que nunca tive este problema, e mesmo quando o deixei na loja a 21 de Setembro também não teve esse problema. Se foram eles ou o estafeta que andou com o meu computador não sei, mas que foi alguém pelo meio, foi.
Esta semana consegui contactar com a sede/laboratório e a menina que me atendeu disse que iam resolver isto a bem e que até iria solicitar a reparação do disco SSD mas sem fazer uma tal minuta necessária, pagando então apenas os 49€ em vez dos 148€. Ligaram-me entretanto a dizer que afinal não é possível.
A PC Clinic está a mostrar uma faceta muito pouco profissional. Durante todo este processo sempre fui tranquila e nunca levantei problemas, desloquei-me várias vezes, fiz vários contactos, e esta empresa estragou o aparelho e não admite. É que mesmo esta teoria que eles usam é perfeita e faz com que a culpa (supostamente) nunca seja deles. Irei insurjir-me contra isto o máximo que conseguir.

Data de ocorrência: 9 de novembro 2016
Diana Silva