PCDIGA

PCDiga - Monitor Curvo Entregue Danificado

Emídio Filipe Nunes Lourenço
Emídio Lourenço apresentou a reclamação
5 de setembro 2017

Encomendei vários componentes/periféricos à PC Diga, via online, incluíndo 2 monitores curvos.
Como a pc diga não tinha todos componentes que eu precisava, encomendei a outra empresa os restantes o que demorou mais uns 3 ou 4 dias. Ora, só nessa altura é que abri todos os produtos e verifiquei que um dos monitores curvos da encomenda da PC Diga se encontrava danificado. Antes de o ligar reparei que tinha uma zona diferente no monitor o que até pensei que fosse sugidade. Quando o liguei reparei que estava danificado. Entrei em contacto com a assistência e pedem-me para enviar fotos da embalagem e do respetivo monitor. Numa das fotos constata-se que a caixa tem uma pequena zona danificada, não crendo eu que tivesse sido motivo para danificar o monitor, uma vez que a caixa do outro monitor estava mais danificada mas que o respetivo monitor estava em perfeitas condições.
A PC Diga refere logo que eu devia ter verificado com o funcionário dos CTT se estava tudo em conformidade. Referi que o mesmo estava à pressa e apenas deixou as caixas.
A PC Diga pede para lhe devolver o produto (ao fim de cerca de 8 dias após o ter recebido) e alerta-me que casos destes são de resolução difícil.
Ao receberem o produto referem que o DOA (processo de devolução) não está em conformidade e anexam umas fotos sem descrever o que realmente não está em conformidade. Até impressões digitais no suporte do monitor apresentam e referem "Após verificação e análise técnica detectámos irregularidades no produto, estando assim em não conformidade com o processo de DOA. Poderá encontrar abaixo as respectivas irregularidades documentadas com fotografias em anexo" e adiantam que "Dadas as circunstâncias acima reportadas, não nos será possível avançar com uma substituição directa do artigo em epígrafe.". Terminam com "ficando a reclamação automaticamente condicionada, já que assim se demonstra que o volume se encontrava sem indícios exteriores de danos."
Ora então enviei fotografias da caixa com uma machucadela e referem que não têm indícios exteriores ?
Para terminar coloco as seguintes questões:
Um cliente da PC Diga tem que obrigar o carteiro a estar presente na desembalagem do produto e respetiva montagem para verificar se o monitor funciona? O cliente tem que saber disto?
Um cliente da PC Diga tem que se lembrar de não danificar o plástico do transformador ao abrir, lembrar-se onde estava cada acessório e entregar tudo sem inclusivé impressões digitais? Querem ver que o cliente PC Diga tem que calçar umas luvas?
Considero as respostas que levei de uma falta de respeito, onde inicialmente tentam culpar a transportadora, depois já é o processo DOA que não está em conformidade, só falta acusarem o cliente de ter danificado o monitor... não sei bem como, uma vez que não está rachado, não apresenta nada deteriorado, apenas uma mancha na vertical com pixeis mortos... querem ver que o cliente PC Diga tem a capacidade de quebrar pixeis telepaticamente...
Posto isto e não estando para esperar 30 dias para depois me dizerem, como já vi aqui respostas a situações idênticas, que a marca não assume a responsabilidade, que a transportadora também não e que apenas podem apresentar o reparo do monitor, e tendo em conta que me sinto extremamente lesado e desconsiderado pela empresa, aguardo serenamente a resposta, sendo que irei até às últimas instancias para que me seja devolvido o dinheiro ou que me substituam um monitor que me entrageram estragado.

Data de ocorrência: 5 de setembro 2017
PCDIGA
9 de setembro 2017
Estimado Sr. Emídio Lourenço,

Relativamente à situação exposta, somos a informar que o artigo sobre o qual esta reclamação se refere foi alvo de encomenda na nossa loja online no dia 16.08.2017 com expedição nesse mesmo dia via CTT EMS13, tendo sido atribuído o tracking EC126206662PT. ---- (anexo 1)

Este mesmo objecto obteve entrega no dia útil seguinte (17.08), e após confirmação com o cliente em epígrafe, não foi assinalada qualquer reserva relativamente ao estado do objecto, já que "… no momento da entrega, o carteiro mal deixou as encomendas, sem as verificar, continuou a entrega."

Cabe-nos ainda transmitir que, em todo e qualquer email automático de confirmação de encomenda ressalvamos o seguinte:

"Caso a embalagem se apresente danificada pedimos o favor de, ao assinar a receção da respetiva, indique por escrito "Caixa danificada". Para além disso, agradecemos que nestas situações entre de imediato em contacto connosco."

É importante referir que o primeiro contacto do Sr. Emídio a comunicar o sucedido, ocorreu só e apenas a 25.08.2017, alertando-nos para o facto de "ao montar os periféricos constatei que um dos monitores se encontra danificado, conforme consta na imagem que junto anexo." ---- (anexo 2 e 3)

Como será compreensível em casos desta natureza, toda e qualquer ocorrência deve impreterivelmente ser-nos comunicada no prazo máximo de 48H após boa-recepção dos objectos, já que este tipo de incidências obedece a determinados trâmites junto da transportadora que somos obrigados a cumprir. Neste caso em concreto, reiteramos que após ser comprovada a ausência de reservas, reclamação e Auto junto da transportadora no prazo supra mencionado, casos desta natureza são extremamente complicados de se resolver, ficando a reclamação automaticamente condicionada, já que assim se demonstra que o volume se encontrava sem indícios exteriores de danos.

Não obstante, foi dado um compromisso em como tentaríamos resolver esta ocorrência da melhor forma e com a máxima celeridade, tendo sido iniciadas as diligências necessárias para tal acção. Efectuámos a recolha do objecto sem qualquer custo associado e aguardámos a chegada do artigo aos nossos serviços, cuja entrada ocorreu a 29.08.2017

Atendendo ao elevado fluxo de trabalho, foi efectuado relatório fotográfico e inerente inspecção visual a 05.09.2017, o que naturalmente, gerou a notificação de DOA e não conformidade via email com carácter informativo e para registo interno do processo. ---- (anexo 4)

Por último, mas não menos importante, estamos continuamente a desenvolver todos os esforços em prol da rápida resolução deste caso, já que a PCDIGA trabalha diária e arduamente para ajudar proactivamente qualquer cliente em todas as demais situações que necessitam da nossa intervenção.

Voltaremos a contactar assim que nos for possível pelos meios de comunicação habituais.

Grato pela atenção dispensada.
Esta resposta tem um anexo privado
Emídio Lourenço
31 de outubro 2017
No dia 30 de Outubro recebi um novo monitor que substituiu o danificado. Assim, só tenho que agradecer à PC Diga pela forma honesta e justa com que resolveram a situação.
Convém salientar no entanto, que tive o cuidado que ir até aos CTT e receber lá o monitor. É impressionante a forma leviana que alguns funcionários dos CTT pegam e largam algumas encomendas. Não é de admirar que nalguns casos os produtos se danifiquem. Convém salientar também que nenhum dos funcionários teve a preocupação de verificar se a caixa estava em condições. Em todo o caso obrigado à PC Diga por ter resolvido o assunto de forma justa.
Emídio Filipe Nunes Lourenço
Emídio Lourenço avaliou a marca
31 de outubro 2017

Nada a comentar

Realmente é uma situação chata, mas quem nos garante que não foi o cliente, que em casa depois de usar o produto durante uns dias teve um descuido que danificou o monitor. Quem sabe se não se lembrou de matar uma mosca que estava pousada no mesmo. Já vi muitos casos desse género.

Com o devido respeito pela Sofia Andrade, pergunto quem nos garante que a Sr.ª não trabalha na PC Diga? Quem lhe garante que tenho moscas em casa? Terá sido a mosca que machucou a caixa? Quem lhe garante que não foi no transporte? Quem lhe garante que não vem com defeito de fabrico uma vez que o ecran não está rachado? Quem lhe garante que sou uma pessoa desonesta que não assume os danos que possa provocar? Quem lhe garante que sou menos honesto que a PC Diga ou a Samsung?
Quem nos garante que não é um comentário encomendado?
O que lhe posso garantir é que recebi 2 monitores iguais e um estava danificado ...
Se já viu muitos casos desse género é porque deve trabalhar com clientes desonestos e cheios de moscas em casa. Aqui não há moscas nem pessoas desonestas!
Realmente...