PCDIGA

PCDiga - Recusam trocar equipamento vendido com defeito

Paulo Esteves
Paulo Esteves apresentou a reclamação
2 de novembro 2017

No dia 25 de setembro de 2017 adquiri na loja online da PCDiga um smartphone, modelo Xiaomi Mi A1. Passados alguns dias recebi-o e comecei a usar normalmente. Até que, ao fim de 3 dias, o botão de volume (vol+) deixou de funcionar. Tentei ver se o problema era de software fazendo uma atualização do Android através de OTA, fiz restauro de fábrica mas o problema manteve-se. Finalmente concluí que era, de facto, uma avaria de hardware.
Então decidi contactar a PCDiga e recebi instruções de como proceder. Dito e feito, enviei o equipamento e fiquei a aguardar. Aqui começa a verdadeira aventura que tem sido todo este processo. Recebi um email a dizer que o equipamento apresentava riscos e que, vejam lá, a caixa de papel tinha uma esquina amolgada, por isso não poderiam proceder à troca direta e que teria que ser arranjado no âmbito da garantia o que poderia demorar até 30 dias.
Em primeiro lugar, o equipamento não apresentava riscos nenhum, ou se tinha, seriam consequência de uso normal. Depois, isto não se trata de uma devolução por insatisfação ou arrependimento, mas sim de uma falha clara de hardware, precoce, ainda dentro da proteção legal do consumidor. O que a lei portuguesa diz bem claramente é que o cliente tem direito a troca imediata ou a devolução do valor monetário. Mas, agilmente, sabe-se lá porquê, a PCDiga prefere alegar que o equipamento está com risquinhos. Isto é absurdo, qualquer bem depois de usado apresentará sempre sinais de uso, nem que seja à lupa.
Contactar a PCDiga é uma tarefa árdua. Só pode ser por email e demoram muito tempo a responder. Hoje, dia 2 de novembro, alegam ter-me enviado um email que eu nunca cheguei a receber, supostamente a relatar o estado do processo, pois eu estava sem informações. Isto depois de eu finalmente conseguir contactar por via telefónica.
Antes de denunciar este caso à ASAE decidi partilhar aqui no Portal da Queixa. Esperava muito mais de uma empresa como a PCDiga, esperava um serviço pós-venda de topo, ao nível das empresas grandes e credíveis. O que era para ter sido uma compra, com a devida satisfação, acabou por ser um pesadelo.

Data de ocorrência: 2 de novembro 2017
PCDIGA
4 de novembro 2017
Estimado Sr. Paulo Esteves,

Agradecemos o tempo que aguardou pelo nosso contacto.

Relativamente à situação exposta, somos a informar que o bem adquirido deu entrada nos nossos serviços no passado dia 16 e após inerente inspecção visual foram detectas incongruências, ficando o processo automaticamente condicionado e classificado com não conformidade. O termo não conformidade retrata o estado do artigo à chegada dos nossos serviços, cuja descrição poderá ser encontrada nas comunicações anteriores, nomeadamente no passado dia 19.10.2017. (anexo 1)

Compreendemos que a privação da utilização de um equipamento é algo que nos deixa aborrecidos e impacientes, todavia, a partir do momento em que existem danos estéticos e/ou marcas adicionais no artigo estamos automaticamente limitados na resolução do processo. Nesse sentido, é importante referir que é impreterível que o artigo esteja rigorosamente novo (em perfeita condição), com todos os acessórios imaculados, completo e sem qualquer tipo de dano/marca para que possamos dar continuidade ao processo de troca (no período de 14 dias). Caso contrário, o artigo terá sempre de seguir os trâmites normais no âmbito da activação de garantia junto do fabricante/centro técnico autorizado.

Não obstante, confirmamos que foi efectuada uma exposição cuidada sobre este assunto, pelo que nos encontramos a aguardar uma resposta e validação oficial do mesmo.

Por último, mas não menos importante, lamentamos imenso não conseguir corresponder às suas expectativas mas poderei assegurar-lhe que estamos continuamente a desenvolver todos os esforços em prol da rápida resolução de todo e qualquer caso, já que a PCDIGA trabalha diária e arduamente para ajudar proactivamente qualquer cliente em todas as demais situações que necessitam da nossa intervenção.

Voltaremos a contactar assim que nos for possível pelos meios de comunicação habituais.

Grato pela atenção dispensada.
Esta resposta tem um anexo privado