Marca Recomendada
Ranking na categoria
  • Líderes na venda de hardware high-end. Informática, smartphones, portáteis, televisões e muito mais. As últimas novidades Tech disponíveis 24h em PCDIGA.com!

  • 304 500 600
  • Urb. Qta. da Gordalina,
    Nº94, Lt.4, Lj.A
    Estrada da Estação
    2415-408 - Leiria
  • encomendas@pcdiga.com
Partilhar esta página

PCDIGA - Reparação em garantia sem resolução com prazo legal ultrapassado

Resolvida
81528722
151
António Silva apresentou a reclamação

No dia 16-08-2022 levei o à loja PCDIGA de Benfica o equipamento Thrustmaster T300 GT Edition comprado com a Fatura nº 9040069036 de 16/04/2022 para ser reparado em garantia devido à base do volante ter desenvolvido um ruido ao rodar o volante.
Tendo em conta que a marca prevê que existam upgrades a estes equipamentos, esta oferece diversos tipos de pedais os quais podemos adquirir à parte. Assim sendo eu adquiri um set de pedais da marca e substitui os originais, tendo em conta que estes ainda estavam funcionais desfiz-me dos originais nunca achando que estaria a abdicar do meu direito de reparação em garantia.
Ao fazer a entrega da base do volante (incluindo volante destacável e cabo de corrente) que efetivamente tinha a avaria, o assistente que me atendeu alertou-me para o facto de ser necessário entregar os pedais. Eu informei o assistente do que se tinha passado ao que este me indicou que iriam verificar a situação. No dia 26-08-2022 recebi um email do Sr. Ivo Baptista (suporte PC DIGA) com a seguinte informação:
“Face ao seu RMA, informo que necessitamos dos restantes acessórios do artigo para dar seguimento ao processo. Poderá enviar para as nossas instalações ou deixar os mesmos numa filial. Informo que enquanto não recebermos os acessórios o processo encontra-se em standby.”.

Nesse mesmo dia respondo:
“Boa tarde, conforme foi informado ao assistente que me atendeu na loja eu fiz o upgrade aos pedais e desfiz-me dos originais neste momento já não tenho os mesmos para entregar. Neste momento tenho os pedais da mesma marca modelo T3PM. Não me faz sentido ser negado um arranjo em garantia devido a ser necessário uma peça que é vendida em separado pela marca, sendo que todas as peças que compõem o set podem ser atualizadas. Assim sendo quero que me devolvam a base pois não tenho forma de entregar o que falta. Peço que me informem quando for possível levantar o volante.”

Foi me devolvida a resposta:
“Informo que iremos analisar a situação internamente e assim que tenhamos novidades será devidamente notificado.”

Fiquei então a aguardar por resposta da loja. Sendo que o deram a entender seria que realmente estariam à procura de uma solução. Como não recebi informação nenhuma sobre o estado da reparação ou devolução do equipamento no dia 09-09-2022 enviei novamente um email a perguntar o que se estava a passar com a reparação, ao que obtive a resposta do Sr. Eduardo Carvalho com o seguinte texto:
“O artigo está a ser analisado pelo reparador oficial, mal haja alguma atualização entraremos em contacto.”
Reposta que me fez querer que a marca aceitou a reparação e que estão a tomar as previdências para que a reparação seja efetuada. Continuei sem receber mais noticias sobre a reparação. No dia 16-09-2022 tendo em conta que era quando terminava o prazo legal de reparação entrei em contacto novamente por email. Ao qual recebi a resposta do Sr. João Almeida (Suporte PCDIGA) com o seguinte texto:
“Após verificação informo que o seu RMA será devolvido pelo fabricante, sendo que a garantia do mesmo não poderá ativada. Como o artigo é vendido em "KIT", é indispensável para ativação da garantia, que o mesmo seja entregue completo. Como neste caso apenas tem o volante, o mesmo será lhe devolvido não sendo aplicável o prazo de 30 dias de reparação, sendo que a garantia do mesmo não poderá ser ativada.”
Esta situação ocorre depois de eu ter pedido que me fosse devolvido o equipamento que eu entreguei, sem reparação, ao que a loja no dia 26 dá a entender que estaria a resolver a situação com o fabricante.
No dia 4-10-2022 tendo em conta que ainda n tinha recebido mais informação nenhuma da reparação ou devolução do equipamento resolvi contactar novamente por email a PCDIGA para saber novidades sobre a reparação/devolução. Ao que recebo a resposta do Sr. Miguel Ribeiro (Suporte PCDIGA):
“Informo que o artigo encontra-se em análise junto do fornecedor/reparador e assim que tivermos novidades será notificado.”
Resposta esta que aparenta ignorar toda a conversa que existiu antes, notoriamente entregando uma resposta automática sem qualquer tipo de análise da situação.
Com tudo isto estou privado da utilização do equipamento que legalmente adquiri na loja aparentemente preso numa tecnicalidade que logicamente não deveria implicar qualquer tipo de impedimento para o arranjo do equipamento. Com isto pretendo que me arranjem uma solução o mais rápido possível.

Esta reclamação tem um anexo privado
05 out 2022
PCDIGA adicionou uma resposta

Estimado(a) Cliente,

Recebemos a sua reclamação nº 81528722, e lamentamos desde já não ter sido possível cumprir a sua expectativa.
Vamos analisar atentamente a situação que nos expôs e daremos uma resposta assim que possível.

Obrigado pela compreensão.
Suporte PCDIGA

19 out 2022
António Silva adicionou uma resposta

Depois de vários emails trocados com a loja, depois do dia 5 de outubro, dia em que abri esta reclamação, para que me seja devolvido o equipamento que la deixei, a resposta tem sido sempre a mesma, "estamos a ver com o fabricante".

Ao que me parece não existe nada na lei das garantias que me obrigue a levar para reparar partes do equipamento que não apresentam avaria. No entanto e não olhando a este facto o que pedi à loja è que me devolvam o meu equipamento. Ja se passaram 2 meses e não vejo fim a este processo. A PCDIGA enquanto revendedor tem responsabilidades pois é com eles que fiz a compra e na lei das garantias é bastante explicito que a loja tem que dar resposta.

Algo se esta a passar neste processo e a PCDIGA nega-se em prestar qualquer tipo de esclarecimento sobre o porque de esta demora. Na ultima sexta feira por telefone fiz o pedido de esclarecimentos e algum tipo de limite de tempo para que esta situação fosse resolvida. Obtive a mesma resposta que obtive ate aqui, que não e possível fornecer uma data e que vão verificar com o fornecedor.

Ainda cheguei a propor à PCDIGA que tendo em conta que comercializam todo o material da Thrustmaster que compõem o kit que me devolvesse apenas a base do volante (mesmo abdicando do volante que la deixei também) ou que retirassem o valor dos pedais que também são comercializados pela PCDIGA. Mas também não existiu vontade de chegar a um acordo. E digo vontade porque tendo em conta o tempo que já passou é notório que algo está errado entre a PCDIGA e a Thrustmaster, o que é certo é que isso deveria ser resolvido internamente e a PCDIGA enquanto revendedor deveria honrar o seu papel e apresentar uma solução ao cliente.

Estou muitíssimo arrependido de alguma vez ter confiado na PCDIGA para iniciar este processo, que é um direito meu enquanto consumidor.

26 out 2022
PCDIGA adicionou uma resposta

Estimado António Silva,

Antes de mais, lamentamos todo e qualquer transtorno que esta situação lhe causou.
No momento em que entregou o artigo para garantia e tal como mencionou na sua reclamação, alertamos para o facto de que a garantia poderia ser recusada uma vez que o produto não se encontrava completo, contudo, decidimos encaminhar o mesmo para o reparador de forma a que o mesmo fosse reparado.
Infelizmente, não foi possível repor a conformidade do artigo devido ao mesmo se encontrar incompleto.
No dia de ontem, tivemos a confirmação de que o seu equipamento já se encontra em trânsito para os nossos serviços e iremos contactá-lo assim que o mesmo for enviado para a sua residência tal como ficou combinado através de chamada telefónica.
Lamentamos a demora na resolução deste processo e todo o transtorno que esta demora lhe causou.
Se necessitar de algum esclarecimento adicional, por favor, entre em contacto connosco através de https://suporte.pcdiga.com/hc/pt/requests/new.

Com os melhores cumprimentos,
Suporte PCDIGA.

26 out 2022
PCDIGA alterou o estado para Resolvida
26 out 2022
António Silva adicionou uma resposta

Neste momento estou a aguardar a entrega do meu volante por arranjar 2 meses e 10 dias depois de o ter entregue em loja. É certo que o equipamento não estava completo, mas em lugar nenhum nem loja nenhuma eu alguma vez tive que entregar partes que estavam sem problema nenhum de modo a que fosse ativa a garantia. Isto seria o equivalente a não ter garantia num telemóvel porque não levei o carregador. Ainda assim isto não foi o pior desta saga. Faz hoje 2 meses que pedi que me fosse devolvido o volante, pois foi me informado que a garantia não iria ser efetuada. Eu compreendo que estão fornecedores/reparadores no meio desta confusão, mas enquanto cliente, não tenho culpa dessa situação, e não estamos a falar em um semana ou duas, estamos a falar em 2 meses que estive privado do meu equipamento, pela única razão de ter confiado na PCDIGA para efetuar a reparação do meu equipamento. Nada mais que fazer valer um direito que é devido a todos os consumidores que fazem compras na EU.

Este volante foi comprado em abril foi a minha ultima compra com a PCDIGA. Não consigo voltar a confiar na vossa loja para realizar compras que têm o potencial de ultrapassar as varias centenas de euros após uma experiência de pós venda deste género. Volto aqui a frisar que não se trata do facto de o volante não estar arranjado mas sim em toda a logística que fez com que o processo demorasse mais de 2 meses a ser resolvido. E aqui, a meu ver, a PCDIGA é responsável pela situação e deveria ter intercedido pelo cliente e ter resolvido as diferenças com fornecedor internamente. Inclusive a PCDIGA sempre teve stock dos equipamentos que estavam em causa, e mesmo propondo resoluções que visavam a perda de algum valor para mim como o facto de retirar o valor a que os pedais eram vendidos e devolver apenas o remanescente ou devolver apenas a base do volante perdendo eu o volante que deixei com a base (pois a PCDIGA comercializa apenas a base do volante). Nenhuma solução foi encontrada em prol de estar sem resposta durante as 3 semanas seguintes e fazendo crescer o prazo que ja tinha sido largamente ultrapassado. É taxativo a forma como a PCDIGA vê os clientes nos processos de RMA, e no tempo em que estamos é um fator decisivo para o local onde faço as minhas compras.

Espero que seja breve a entrega que realmente termine aqui esta situação.

26 out 2022
António Silva avaliou a marca

1/10

Não

Voltaria a fazer negócio?

A minha experiência com serviço pos venda foi penosa e demorada. Nunca irei recomendar novamente a marca a ninguém nem alguma vez farei nenhum tipo de negocio com a PCDIGA.

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador

Comentários (0)