PCDIGA Marca Recomendada

Nº94, Lt.4, Lj.A
    Estrada da Estação
    2415-408 - Leiria
  • suporte@pcdiga.com

PCDIGA - Vender produtos sabendo que tem defeito?

Marcelo Marreiros apresentou a reclamação
21 de novembro 2022
Número de série: AC2116D10106110

Descrição do equipamento: Headset Razer Kraken X 7.1 Multi-Platform Gaming Preto - RZ04-02890100-R3M1
Data da fatura: 20-12-2020 (dd/mm/aa)

Após 11 meses de uso normal começou a aparecer uma fissura na headband. Após um pequena pesquisa verifiquei que é um problema recorrente neste produto (https://www.reddit.com/r/razer/comments/gmav0b/kraken_x_headband_fractured/).
Como é possível vender um headset que não dura 1 ano com pouco uso? Solicito o reembolso do valor total 34,90€.

Envio mensagem por este meio pois criar RMA não está a funcionar.
Data de ocorrência: 21 de novembro 2022
21 de novembro 2022
Estimado(a) Cliente,

Recebemos a sua reclamação nº 83781222, e lamentamos desde já não ter sido possível cumprir a sua expectativa.
Vamos analisar atentamente a situação que nos expôs e daremos uma resposta assim que possível.

Obrigado pela compreensão.
Suporte PCDIGA
22 de novembro 2022
Estimado Marcelo Marreiros,​

Antes de mais, lamentamos os constrangimentos que esta situação lhe está a causar.​
Os produtos que comercializamos são produzidos e testados pelas respetivas marcas mas infelizmente, por vezes, podem existir defeitos ou falhas que não são detetadas.​
No que diz respeito à devolução do produto, a nossa politica de trocas e devoluções prevê, conforme a lei, 14 dias para a resolução do contrato para encomendas realizadas através do nosso site em pcdiga.com, no entanto e após esse período, quando é detetada uma avaria ou mau funcionamento, a situação passa a estar enquadrada no regime de garantia geral do produto, também conforme a lei. Pode consultar os detalhes em https://www.pcdiga.com/garantia-e-rmas.​
Pelo que verifico, já lhe foi enviado um formulário para que possamos recolher o artigo e resolver a situação com a maior brevidade possível.
Lamentamos, mais uma vez, todo e qualquer transtorno causado.
Caso considere que existe alguma questão que não está devidamente esclarecida, contacte-nos por favor através do nosso formulário em https://suporte.pcdiga.com/hc/pt/requests/new.

Suporte PCDIGA.
2 de dezembro 2022
No dia 21/11/2022 tentei ativar a garantia de um artigo com defeito mas deparei-me logo com a possibilidade de RMA não funcional através do website.
Tal como mencionado anteriormente o artigo em questão é um Headset Razer Kraken X que após 11 meses de uso normal começou a aparecer uma fissura na headband. Após apresentar a situação no portal da queixa, no trustpilot
e por email diretamente à pcdiga. Entraram em contacto, agendaram recolha para dia 29/11/2022. Hoje dia 02/12/2022 enviei um email a perguntar qual o estado do RMA pois ainda não tinha recebido nenhuma novidade e os CTT não me forneceram um número para seguir o envio. Às 15:56 recebi o seguinte email que me deixou estupefacto:

"Estimado Marcelo,
Face ao seu processo RMA, informamos que, após análise, a garantia está condicionada por ter a haste do lado esquerdo a rachar. Por este motivo, a garantia poderá não ser aplicável e o prazo de 30 dias poderá não ser cumprido,
ainda que a anomalia descrita possa não estar diretamente relacionada com o dano. Além disso, poderão haver custos de orçamentação, incluindo taxa de não aceitação.
Enviamos em anexo as fotos correspondentes.
O processo ficará agora pendente de avaliação da marca/reparador oficial. Assim que houverem novidades entraremos em contacto consigo.
Em caso de dúvida ou esclarecimento adicional, não hesite em contactar.
Tiago Deodato
"

1 - Informam que "a garantia está condicionada por ter a haste do lado esquerdo a rachar" quando este é precisamente o defeito pelo qual decidi ativar a garantia em primeiro lugar. A fragilidade da haste está bem documentada basta pesquisar por esse defeito no google. Não é normal a haste ficar neste estado após uso de menos de um ano.

2 - "a garantia poderá não ser aplicável e o prazo de 30 dias poderá não ser cumprido" Quanto a esta parte a lei é bem clara "A reparação ou substituição de um bem: móvel tem de ser feita num prazo máximo de 30 dias" O prazo de reparação ou substituição não deve ultrapassar 30 dias. Se este prazo não for respeitado, irei exercer o direito de exigir a redução do preço ou a resolução do contrato.

3 - "poderão haver custos de orçamentação, incluindo taxa de não aceitação." O consumidor nunca paga nada! "As despesas da resolução do problema, seja o transporte, materiais ou mão-de-obra, não podem ser cobradas ao consumidor."

Esta resposta da pcdiga demonstra uma clara falta de atenção ao problema primeiro reportado. Adicionalmente, fico perplexo com o número de incongruências com a lei que no mínimo demonstram ignorância e no máximo malícia.
Tal como é meu direito volto a solicitar reparação, substituição ou reembolso sem qualquer tipo de custos adicionais.

Referências: https://eportugal.gov.pt/cidadaos-europeus-viajar-viver-e-fazer-negocios-em-portugal/direitos-do-consumidor-em-portugal/garantia-de-produtos-comprados-em-portugal
13 de dezembro 2022
Estimado Marcelo Marreiros,

Lamentamos a demora na resposta à sua reclamação.
Após análise do fabricante, o equipamento foi creditado uma vez que se tratava de um defeito do produto que, desde já, lamentamos.
Pelo que verifico, no dia de hoje, solicitou o reembolso da Nota de Crédito. O reembolso será processado para o IBAN que nos forneceu e, habitualmente, demora cerca de 3 a 4 dias úteis.
Lamento, mais uma vez, todo e qualquer transtorno que esta situação lhe causou.
Caso considere que existe alguma questão que não está devidamente esclarecida, contacte-nos por favor através do nosso formulário em https://suporte.pcdiga.com/hc/pt/requests/new.

Suporte PCDIGA.
Marcelo Marreiros avaliou a marca
19 de dezembro 2022

Tudo o que compro nesta loja tem defeito mas em portugal não há muitas opções por isso acabo por voltar.