13.0

Peugeot - Auto Real - Alto da Bela Vista

Mário Vicente Carvalho Cardeira
Mário Cardeira apresentou a reclamação
12 de outubro 2017

1 - A viatura, um PEUGEOT 308 SW Active 1.2 Pure Tech 130 CV (a gasolina), foi comprada nova (0 Km), nos finais de Junho/2014 na AUTO REAL, concessionário SANTOGAL / PEUGEOT, sito no Alto da Bela Vista E. N. 249-3, 2735 - 307 CACÉM.

2 - Nas datas previstas, ou seja, 2ª. quinzena de Junho de 2015 e 2ª. quinzena de Junho de 2016, efectuei no concessionário atrás referido (AUTO REAL), as revisões normais do 1º e 2º ano da viatura, tendo sido levado a efeito as intervenções normais para essas fases, sem que nada de anormal tenha sido apontado pela AUTO REAL. Eu referi ao Sr. Chefe da Oficina, que achava que o carro tinha um consumo excessivo de óleo do motor, ao que me foi respondido pelo mesmo, que tal era normal neste tipo de viatura (naturalmente tenho e, a AUTO REAL tb, as facturas recibo destas intervenções).

3 - Na 2ª. quinzena de Junho/2017, em função de uma fase de vida pessoal, familiar e profissional mt complexa, com diversas ausências da zona da grande Lisboa, tendo a última mudança de óleo do motor sido efectuada há menos de 10 000 Km (como é sabido o óleo pode ser utilizado até aos 20 000 Km), contactei a AUTO REAL, dizendo que só teria possibilidade de efectuar a revisão do 3º. ano daí a cerca de 2 meses (fins de Agosto, princípios de Setembro/2017, mas que o óleo do motor tinha menos de 10 000 Km e que eu manteria vigilância regular sobre o nível do mesmo. Foi-me então respondido, que não haveria problema, ficando prevista a revisão para a data atrás referida.

4 - Em finais de Agosto/2017, numa verificação normal do nível do óleo, constatei que o nível estava um pouco baixo, ainda que dentro dos limites indicados na vareta.

5 - Mais grave e preocupante, foi verificar que o motor se apresentava "babado" e como tenho desde sempre garagem para o carro, que existia óleo no chão na zona do motor.

6 - Liguei de imediato para a AUTO REAL, a contar o verificado e a pedir com carácter de urgência que fosse verificada a situação e efectuado o competente diagnóstico, tendo-me sido respondido, que naquela semana era impossível, sendo certo que na semana seguinte eu tinha compromissos, já inadiáveis, no Norte do País.

7 - Após insistências escritas (SMS) e via telefone com a AUTO REAL, e de continuar a receber resposta negativa, contactei uma Oficina credenciada e muito conceituada na zona da Ericeira, onde me encontrava, que após diagnóstico não conclusivo, sugeriu a mudança de óleo e filtro com as exactas especificações do óleo e filtro colocados pela AUTO REAL. Esta Firma "NPA - Comércio e Reparação de Automóveis", emitiu a competente factura com tudo descriminado, a qual esta na viatura na AUTO REAL e já mostrei ao Sr. Chefe da Oficina.

8 - Durante a viagem, mantive apertada vigilância sobre o nível do óleo, tendo sido claro um gasto, para mim, acima do normal, mas que repus quando necessário, já que andei sempre com uma embalagem na bagageira.

9 - Quando no início de Setembro/2017, marquei a revisão na AUTO REAL, foi-me indicado o dia 12 de Setembro/2017, pelas 9,30 h, altura em que o carro (então com 33 000 km), ficou aos cuidados deste concessionário, tendo eu deixado bem claro, que o que se estava a passar com o óleo do motor: motor todo "babado" e óleo em quantidade significativa, no chão da garagem (mostrei no serviço de recepção foto do óleo no chão, tirada minutos antes), tendo ainda alertado que o carro tinha em andamento, momentâneas falhas de potência significativas, não eram normais nem aceitáveis num carro com 3 anos, cerca de 30 000 km, de garagem e utilização muito prudente e cuidada (tenho carta há mais de 45 anos), já tive inúmeros carros e nunca me aconteceu nada semelhante ao 3º. ano e cerca de 30 000km.

10 - Mal sabia eu, que iria começar um grande e, para mim, extremamente penalizante percurso, pois faz hoje 12 de Outubro/2017 um mês, que estou sem carro, com graves problemas para a minha vida profissional (sou Economista), familiar e pessoal, tendo solicitado viatura de cortesia (substituição) a qual me foi sempre negada, acarretando eu com significativos danos patrimoniais.

11 - Numa primeira fase (alguns dias depois), fui informado que o problema tinha que ver com a necessidade de substituição de um tampão do óleo de cárter, o qual teve que se pedido e demorou cerca de....15 (quinze) dias a chegar, o que é no mínimo estranho numa peça para um carro novo....

12 - Numa 2ª. fase, após a chegada do tampão, fui informado que afinal existia um problema em um dos cilindros, que iria ser verificado.

13 - Depois fui informado, que seria necessário desmontar o motor, tendo (sem alternativa) dito que concordava, mas não iria nunca aceitar como encargo meu, por razões mais que óbvias...

14 - E, quando pensava que este processo traumatizante e verdadeiramente "kafkiano", já tinha ultrapassado os limites do imaginável, foi solicitada a minha presença numa reunião com o Sr. Chefe da Oficina, o qual me mostrou os 3 pistons do motor, dizendo que estavam partidos e que o carro tinha que levar um motor novo, com custos que andariam pelos 7 (sete) mil euros.....

15 - É para mim mais que evidente, que em qualquer parte do mundo civilizado, estamos perante um mais que óbvio defeito de fabrico da viatura pois, como atrás referi, um carro com 3 anos, com cerca de 30 000 km, com garagem e utilização muito prudente, NUNCA pode precisar de um motor novo, pelo que a responsabilidade terá que ser totalmente assumida pela PEUGEOT e AUTO REAL, sendo certo que estas duas entidades tem que resolver entre si o assunto, para manterem os respectivos bons nomes. Eu é que não posso nem devo entrar nestes custos.....

Data de ocorrência: 12 de outubro 2017