13.3

Peugeot - Defeito fabrico

Artur Tavares
Artur Tavares apresentou a reclamação
17 de fevereiro 2021
Em Agosto de 2020 decidi-me pela aquisição de um Peugeot 2008, em má hora constato agora, no concessionário Santogal (Praça Espanha). A viatura foi-me entregue 22/10 do mesmo ano. O pagamento foi a pronto. O veículo tomou a matrícula AD-37-HÁ.
Até aos 1900 kms, tudo correu dentro da normalidade. A partir daí a viatura começou a ter sucessivos problemas sempre com aviso falha na bateria e triângulo exclamação aceso com cor vermelha, conforme relato a seguir:

1. 20/01/2021 - Viatura não pega . Chamado reboque para transporte para a Santogal.
Trabalhos efetuados: Telecarregamento CMM
2. 02/02/2021 - Mesmo sintoma. Viatura não pega (triângulo de exclamação a vermelho e luz da bateria aceso). Chamada assistência da Peugeot e veículo encaminhado para instalações da Santogal.
Trabalhos efetuados: Levou "encosto". Depois do encosto custou a pegar. Alternador substituído.
3. 09/02/2021 - Mesmo sintoma (triângulo de exclamação a vermelho e luz da bateria aceso). Veículo encaminhado para as instalações da Santogal, onde se encontra na data de hoje (17/02).

Face aos sucessivos episódios o desconforto pela situação não é grande é enorme. Perdi a confiança na viatura e, para mim, trata-se de defeito de fabrico que nem os Engenheiros da Peugeot estão a conseguir identificar e estão a tentar resolver o problema por palpites (vidé a substituição do alternador). Há 8 dias que a viatura se encontra na Santogal. Desde sexta feira (dia 12) que não tenho qualquer informação por parte do concessionário.

Se na situação aqui evidenciada a PEUGEOT não assume que o veículo vem com defeito de fábrica, não sei em que casos o fará.
O que aqui relato foi reportado, por escrito à Santogal (e-mail enviado para o vendedor Sr. Pedro Candeias, com CC ao controlo de qualidade)
A minha expetativa é que o Grupo PSA proceda à entrega de novo veículo para a definitiva resolução do problema.
Data de ocorrência: 17 de fevereiro 2021