Peugeot

Automóveis - Marcas

Telefone: 808 26 50 05

Rua Vasco da Gama, nº 20
2685-244 Portela – Loures

Peugeot - Defeitos de fabrico graves dos Peugeot e mau serviço prestado pela oficina (carnaxide)

8482017
Daniela apresentou a reclamação

Exponho aqui a minha situação para alertar futuros compradores de automóveis peugeot de situações com que se podem deparar.
Adquiri um peugeot 207 1.4 HDI em Julho de 2017 num representante oficial da peugeot (novo) e já tenho tido vários problemas com o mesmo, tendo optado até à data por não me incomodar e encontrar outras soluções para os problemas com que me fui deparando, mas desta vez atingiu o limite.

O primeiro problema com que me deparei foi na altura da aquisição do carro (num concessionário peugeot) que embora não seja o problema mais relevante ia-me custando o valor do sinal do automóvel porque era um concessionário que estava a entrar em insolvência e embora tenha sido dada a entrada eles deixaram de estar em condições de poder matricular e vender os carros.. (em LISBOA). Este ficou resolvido e NÃO FOI O MAIS GRAVE!

O segundo problema que tive não diz respeito ao carro em si, mas aos serviços prestados pela oficina oficial peugeot de carnaxide. O carro esteve envolvido numa colisão, em que houve um embate na traseira do mesmo, tendo sido encaminhado para a oficina que referi.
A reparação teve um custo de 14 000€ (estranhamente próximo do VC do carro..) mas que nem vou comentar porque é uma questão entre a empresa em questão e a seguradora do veículo responsável pelo acidente.
O problema foi depois do carro estar arranjado... O estado em que se encontrava... Pintura com escorridos e tinta sobreposta a detalhes pretos do carro (que é branco), para choques traseiro com falta de tinta (nota-se a cor do primário ou do plástico por baixo), alinhamento do para choques cheio de empenos (ou desalinhamento), molas das peças interiores partidas ou inexistentes deixando as peças mal presas e algumas outras zonas mal pintadas. Para um arranjo deste valor numa oficina oficial peugot posso dizer que estava muito mal feito!
Mais uma vez optei por não me chatear nem apresentar nenhuma reclamação!

O problema que tive a seguir foi com a bomba de água do carro, que supostamente seria substituida com a mudança de correia na altura prevista pela marca aos 200 000 Km.
O que posso dizer é que esta empenou empurrando a correia para fora por volta dos 100 000 Km, tendo que ser substituida a bomba de água, correias e os plásticos de proteção que foi o que aguentaram a correia no sítio e evitaram algo mais grave!
Quando falo da situação na oficina oficial da peugot (carnaxide), com respostas esquivas e uma postura de quem só assume os defeitos de fabrico em ultimo caso, o que me disseram é que poderia estar relacionado com as manutenções em que não se teria verificado o p.H. da água do radiador....
Ao que eu tenho a dizer que as manutenções do carro pós garantia têm sido mais rigorosas do que as feitas pela marca, e aproveito para deixar a informação que a unica influência do p.H. é na corrosão, e a bomba de água não apresentava vestigios de corrosão! O defeito é a nível do rolamento que era utilizado que se danifica empenando a bomba de água.
Embora não seja assumido este defeito oficialmente pela peugeot a referência para a bomba de água que utilizam no carro foi alterada! E uma rápida pesquisa pela internet permite encontrar diversos casos com o mesmo problema. O que claramente é indicio de um problema..
De qualquer forma, e mesmo sendo um problema grave que poderia levar a danos no motor complicados, com custos de reparação astronómicos, decidi mais uma vez não me chatear e assumi os custos de reparação sem fazer nenhuma reclamação. Claramente não na mesma oficina!

O problema mais recente e também bastante grave foi com a direção assistida que se desliga em andamento. Não sei se já tentaram virar o volante com o carro desligado, mas garanto é complicado! Podem imaginar o que pode causar enquanto se está em andamento.
Mais uma vez quando confrontados com a situação (a oficina peugeot) parece que é mais um mito, ou uma ocorrencia esporádica!
No entanto a peugeot UK reconhece o defeito e assume a reparação mesmo para os carros que já não se encontram abrangidos pela garantia, e mais uma vez, uma pesquisa rápida pela internet mostra que ao contrário do que dizem as oficinas é um problema bastante comum nestes carros!
A resposta por cá foi.. o UK é o UK.... Ao que posso responder que claro que a legislação pode ser diferente, mas a filosofia da empresa depende da legislação? Parece que sim...

Podem dizer que o veículo já não está coberto pela garantia e que não existe obrigação de reparar determinada peça, mas posso dizer-lhes que sou e fui proprietário de veículos de outras marcas e que os problemas que tiveram foram corrigidos durante as revisões oficiais ou então houve um contacto para que o carro fosse reparado sem sequer ter que me chatear a procurar se são defeitos de fabrico ou não. Não chegando a existir nenhum problema em alguns casos porque as peças foram substituidas ANTES de darem problemas!
A filosofia da peugeot parece ser, deixa andar que se der problemas fora da garantia não é um problema nosso! (Pelo menos da peugot portugal). Menos encargos..

Houve outras situações que dizem respeito a este veículo, mas nem vou referir porque são situações menores.. Fica o alerta para próximos compradores de veículos de marca Peugeot.

27 Fev 2017
Daniela alterou o estado para Resolvida
27 Fev 2017
Daniela avaliou a marca

A reclamação foi marcada como resolvida pois não possível editar para corrigir alguns erros, tendo sido feita nova reclamação

15 Jan 2018
Daniela editou a reclamação