13.3
    2685-244 Portela – Loures

Peugeot - Problema do motor desde a compra da viatura

José Marques apresentou a reclamação
21 de outubro 2022
adquiri um Peugeot 5008 1.2 GTLine novo, 0kms, em Outubro de 2019 num dos vossos Stands Comerciais, PSA Retail na altura, situado em Carnaxide, Portugal. Esta viatura foi adquirida na retoma de um Peugeot 3008 1.2 GTLine, com cerca de ano e meio, também este veículo comprado novo neste mesmo Stand, 0kms.

Venho por este meio fazer uma reclamação sobre os serviços de garantia da Peugeot Portugal, bem como reclamação do Apoio ao Cliente, Serviço Pós-Venda e Oficina deste mesmo concessionário automóvel. Deixo de seguida a minha reclamação detalhada face ao meu descontentamento para com a vossa marca comercial Peugeot, bem como serviço de assistência.

Desde o primeiro dia que adquiri o meu Peugeot 5008 (que aguardei pelo mesmo cerca de 6meses), que este tem apresentado problemas de bateria e motor, problemas esses que nunca foram resolvidos nas variadas vezes que recorreu à vossa oficina, durante os dois anos do período de garantia.
Para além das várias idas à oficina, sempre com os mesmos problemas, de erro do motor, falha na bateria e defeito no sistema de start and stop, foram efectuados variados contactos telefónicos para a oficina a relatar estes diversos problemas. Foi contactado por diversas vezes o Chefe/Responsável de Oficina da PSA Retail Carnaxide (Sr. António Almeida) via telefónica e presencialmente, a pedir auxílio e resolução do problema, em que o mesmo afirmava não haver nada a fazer, pois não conseguiam detectar o problema.
Foram-me ditas imensas coisas em relação a esta situação…justificações que nada me satisfizeram pois não tinham sentido algum, tais como, que era necessário andar mais com a viatura pois fazia poucos quilómetros e por isso a bateria falhava; que o problema poderia ter surgido pelo facto da viatura ter estado muito tempo imobilizada durante o período de confinamento da Pandemia; que quando o carro ia para a oficina, os erros não apareciam no display do carro, especialmente o erro de defeito no motor; que tinham ligado o carro à máquina e circulado com o mesmo em estrada e não foram detectados problemas; entre outros…

Afirmaram ter trocado a bateria por duas vezes, mas o número de série da bateria continuava o mesmo, o erro de falha de bateria continuava a persistir, o carro demorava para ligar e o sistema de start and stop desligava-se por segurança para poupar bateria. Afirmaram também ter feito testes e carregamentos da bateria, mas os erros surgiam novamente no display depois de uns dias de utilização da viatura, após regresso da oficina. Se a bateria era nova, como poderiam persistir os problemas? E se a bateria era nova, porque tinham necessidade de a carregar? O erro de defeito no motor surgiu antes dos dois anos de garantia terem terminado e nunca fizeram nada.

O carro fez a segunda revisão em Fevereiro de 2022, quando os 45.000km foram atingidos, já tinha terminado a garantia há 4meses, e pediram-me para pagar uma bateria nova, como seria possível se foi trocada por nova uns meses antes? Pediram para trocar imensas coisas que nunca tinham pedido antes. Porquê?! Porque a garantia tinha acabado e queriam que o cliente gastasse mais dinheiro? Que vergonha…senti-me completamente roubada e enganada.

Neste momento a minha viatura tem quase 48000km e foi novamente para a oficina, 7meses após a revisão, porque o erro de defeito no motor regressou, avisando para reparar o veículo. Fizeram testes de diagnóstico ao carro e neste momento dizem que o problema consiste na bomba de injeção de óleo. Como é isto possível? Verifiquei níveis de óleo e água e estiveram sempre em níveis normais. Pedi mais uma vez para verificarem o problema na vossa oficina, neste momento denominado Stellantis & You, antiga PSA Retail em Carnaxide. Além de me cobrarem 60,42€ de teste de diagnóstico da viatura, pediram-me mais 250€ para desmontar o motor, a fim de verificar a bomba de injeção de óleo. Desmontar o motor? Agora? Porquê? Quando o problema já lá estava desde o início? Quando eu já tinha-me queixado deste problema mesmo antes da garantia terminar? Porque não fizeram isso antes? Apagaram o erro e entregaram-me o carro em Fevereiro, sem realmente resolverem a situação. Porquê? Porque fizeram apenas a revisão dos 45.000km e apagaram o erro. Não o resolveram.
Antes de pagar os 60,42€ do teste de diagnóstico do meu carro, solicitei a folha do mesmo e disseram-me que não podiam dar porque tinha códigos internos que o cliente não podia ter acesso. Deram-me apenas uma folha de papel com os quilómetros escritos e pouco mais. Como é possível? Esse papel é meu por lei e por direito. Mais uma vez coloquei o meu carro nesta oficina, e mais uma vez senti-me roubada e enganada.

Por outro lado, pediram-me para abrir o motor por supostamente apresentar problemas no sistema de injeção óleo, problema esse que já deveria existir anteriormente, mas nunca foi verificado. Eu adquiri um carro novo, 0kms, supostamente a um stand comercial credível e fidedigno, não era suposto ter este género de problemas e custos associados a defeitos de motores usados, com vários quilómetros realizados e com anos de utilização. É absolutamente inaceitável este tipo de situações aconteça aos vossos clientes, sobretudo clientes que adquiriram duas viaturas novas, e já deram a ganhar à Peugeot, quase 40.000€.

Em anexo envio todos os relatórios e registos de manutenção feitas na vossa oficina, supostamente oficial, mas que deixa muito a desejar, já que tenho conhecimento através de contactos dentro da Peugeot Portugal que este problema é recorrente neste motor e os concessionários evitam fazer a reparação durante o período de garantia para depois exigirem o arranjo ao cliente.
Data de ocorrência: 20 de outubro 2022
Peugeot
26 de outubro 2022
Caro Cliente,

A marca Peugeot não colabora directamente com o Portal da Queixa, devido ao facto de ter um serviço próprio de apoio ao Cliente. Neste sentido informamos que muito em breve será contactado pelos nossos serviços com objectivo de acompanhar o assunto exposto.

Serviço de atenção ao cliente Peugeot.
26 de outubro 2022
O vosso apoio ao cliente é tão bom que é melhor nem falar, 3 anos em que o apoio ao cliente nada quis saber das queixas que o cliente apresentava e nunca resolveram. ??????
Peugeot
16 de novembro 2022
Caro Cliente,

No seguimento do assunto exposto por V. Exa, e atendendo que o processo está resolvido e fechado no serviço de apoio ao Cliente da marca Peugeot, solicitamos, que quando possível, encerre o expediente aberto no portal da queixa.

Serviço de atenção ao cliente Peugeot
José Marques avaliou a marca
16 de novembro 2022

O problema continua sem ser resolvido imputando a responsabilidade do teste de diagnostico ao Cliente. Aconselho a não fazerem negócios com a PSA/Stellantis, principalmente no concessionário de Carnaxide.

Conselho: livro de reclamações
Conselho muito importante: Centro de Arbitragem do sector Automóvel.
Fazem o acompanhamento do processo e entremediam, se a marca não ceder fazem apoio jurídico no tribunal arbitrário. sem custos ou custos muito reduzidos (60€ custas de tribunal algo assim)

Estou numa situação muito idêntica.
Ha dois meses sem carro, a espera de peças.
Apoio ao cliente “ZERO”
Avarias, muito semelhantes.
O local, exatamente o mesmo.
Sinto-me envergonhado ter comprado um Peugeot.