13.3
    2685-244 Portela – Loures

Peugeot - Reclamação

Carlos Mendes
Carlos Mendes apresentou a reclamação
21 de junho 2019 (editada a 25 de junho 2019)
Exmos. Senhores,

Venho por este meio fazer um pedido de esclarecimento relativamente ao funcionamento dos airbags do meu veículo, do Ar Condicionado e funcionamento do motor em carga.

Assim:
- O aviso de falta de cinto do passageiro tem um funcionamento intermitente, parecendo não detectar, a todo o momento, a presença de alguém lá sentado. Aquando da revisão, questionei os mecânicos, e inclusivamente o chefe de oficina, se em caso de embate frontal ou lateral, e na possibilidade de esta intermitência estar presente aquando do embate (com o cinto colocado, naturalmente), se os airbags seriam accionados. De forma hesitante e pouco tranquilizadora, disseram-me que sim. Indaguei acerca do mecanismo que detecta a presença do passageiro e falaram-me de uma esteira presente no banco que faz essa gestão e que estaria a funcionar, estando eventualmente relacionado com a forma como a pessoa se senta.

Parece-me pouco provável que uma esteira feita e pensada para detectar a presença de alguém não consiga vislumbrar dezenas de quilos sob as áreas de contacto.

Assim, questiono, e espero uma resposta cabal nesse sentido para futuras responsabilidades: é de prever o accionamento do airbag do passageiro em qualquer condição, detecte o carro ou não a presença de alguém?;

- O AC do meu carro, em tempo especialmente quente (>30ºC) faz uma ressonância que se sente, e ouve, por todo o carro, sendo possível sentir-se essas vibrações, inclusivamente, pela manete das velocidades e, especialmente, em desaceleração e quando abaixo das 1700rpm. Levei o meu carro propositadamente para averiguar esta situação e num dia totalmente ameno não foi possível replicar a situação, tendo sido informado que essa ressonância seria normal "pelo aumento do esforço".

O ruído é rigorosamente anormal e incomodativo e não conheço nenhum carro que faça semelhante barulho com AC em funcionamento em dias quentes que, diga-se, é precisamente quando eu preciso de o usar;

- Em aceleração, em situações de carga intensa, como para ultrapassar há, por vezes, e duma forma que não consigo replicar, hesitações na aceleração, com engasgos, que se resolvem em 1, 2, 3 segundos. Mais uma vez, falei com o chefe de oficina que não conseguindo replicar o problema e não havendo erros registados, nada faz para me resolver um problema que já me assustou em situações no passado.

- Aquando de um pedido de assistência por erros reportados pelo veículo, o mesmo fez uma actualização à ECU, segundo informação veiculada pela concessão, e que não se trataria de nada grave – apenas “erros fugídios”. Certo é que após a dita actualização as baixas (rotações) ficaram francamente piores do que eram – não sendo um motor “grande”, já tinha milhares de quilómetros ao volante do mesmo carro para perceber a diferença – mais uma vez, nada foi feito. Assim, foi reportada alguma alteração não intencionada com a mesma actualização? Há alguma actualização que possa resolver essa questão?

- Aquando da última revisão, o resguardo inferior não foi colocado, situação detectada aquando do alinhamento da direcção e com o carro no elevador - esta questão ainda não foi reportada ao concessionário.

Perante esta recusa da parte da concessão de averiguar a situação, peço esclarecimentos sobre a melhor forma de endereçar esta situação uma vez que a garantia do carro está perto do fim e ninguém parece resolver o problema.

Atentamente,

Carlos Mendes