13.3
Peugeot Portugal Automóveis S.A
  • 808 26 50 05
  • Rua Vasco da Gama, nº 20
    2685-244 Portela – Loures

Peugeot - Reclamação de assistência (a/c serviço apoio ao cliente)

Manuel Salvador
Manuel Salvador apresentou a reclamação
5 de agosto 2022
Adquirimos o nosso Peugeot com 7000 km em abril de 2020 na Auto Leandro Santos em Caldas da Rainha.

Devido à pandemia apenas efetuámos até ao dia de hoje cerca de 20 mil quilómetros, viagens de trabalho entre Peniche e Caldas da Rainha e destinos de férias.

Há cerca de uns meses o sistema de controlo de Urea começou por indicar que o depósito de Adblue teria de ser atestado o que não correspondia com o sistema do veículo que indicava ter autonomia para cerca de 4 mil quilómetros, no entanto, atestámos o pouco que o depósito necessitava e, o facto é que, o aviso de Urea desapareceu.
Passados uns meses mais concretamente no dia 09/06/2022, levámos o Peugeot à revisão na Auto Leandro Santos, tendo ido recolhido a viatira no mesmo dia. O veículo foi avaliado , inclusive foi revisto o nível de Adblue.
Passada uma semana deslocámo-nos a Sevilha, sendo que a caminho, já na região do Alentejo, surge novamente o aviso de Urea, mas desta vez com um aviso de defeito no sistema de antipoluição, continuámos a nossa viagem até Sevilha sendo que um dia depois um novo sinal acendeu com a indicação de Antipoluição - Defeito no motor. Ligámos para a Auto Leandro Santos informando do sucedido e questionando se seria seguro deslocarmo-nos até Portugal no veículo com estes avisos, foi-nos indicado que sim, mas com alguma cautela.
Dois dias depois entregámos o carro na Auto Leandro Santos para que o mesmo fosse levado para a Peugeot, amavelmente antes de o fazerem ligaram o carro ao computador para verificar ao que se deviam os avisos no veículo, tendo sido indicado “falta de pressão no sistema antipoluição”. Na altura referi que já tinha lido imensas queixas referentes ao depósito de Adblue e ao facto da Peugeot ter lançado para o mercado milhares de veículos com defeito de fabrico neste sistema.
O veículo foi levado para o concessionário da Peugeot de Caldas da Rainha onde permaneceu, segundo a indicação do concessionário Auto Leandro Santos, desde o dia 20/06/2022 até ao dia 06/07/2022, tendo nós no dia 01/07/2022 telefonado para a Auto Leandro Santos a reclamar da demora na avaliação e suposto arranjo do veículo.
Tal como referido anteriormente, no dia 06/07/2022 fomos levantar o veículo ao stand da Auto Leandro Santos tendo efetuado um pagamento de 272,25 € pela substituição do injetor de líquido Adblue, retirada de pressão do sistema de Adblue, controlo do circuito de alimentação de Adblue e diagnóstico de avaria.
Cerca de 48 horas após o veículo ter sido recolhido, concretamente no dia 08/07/2022 e numa viagem para Lisboa os avisos voltaram a surgir no veículo, novamente o aviso de Urea e de Antipoluição com Defeito no motor. Na segunda feira seguinte entregámos o veículo novamente na Auto Leandro Santos para ser levado de volta para o concessionário da Peugeot de Caldas da Rainha, tendo nós reclamado da falta de competência da oficina da Peugeot para não ter identificado que supostamente, e tal como já tínhamos referido, os avisos no veículo certamente seriam derivados do depósito de Adblue que vinha com um defeito de fabrico.
Dois dias após o veículo ter sido entregue na Auto Leandro Santos recebemos uma chamada a indicar-nos que o mesmo necessitaria desta vez de trocar o depósito de Adblue. Revoltados com a situação no dia seguinte, dia 13/07/2022 (quarta feira) deslocámo-nos ao concessionário da Peugeot em Caldas da Rainha para que nos informassem por que razão trocaram o injetor de Adblue e ao fazê-lo porque não detetaram a avaria no depósito. Foi-nos indicado pelo mecânico da oficina que o injetor de Adblue do veículo estaria roto e que esse foi o diagnostico feito na primeira intervenção. No entanto ao alargar a conversa o mesmo referiu que o depósito de Adblue não tinha a pressão de 6 Bars, mas sim de 4 bars o que fazia com o que o circuito não funcionasse corretamente. Desta forma, deduzimos que uma vez que o circuito de Adblue é o mesmo e que uma vez que o depósito de Adblue não cria pressão suficiente o injetor pode ter queimado internamente e não estar roto como foi indicado. As fotos tiradas às peças retiradas e analisadas por pessoas entendidas na matéria não indicam que esse fosse o problema da peça, bem como na foto tirada ao depósito de Adblue substituído é possível verificar que o mesmo se encontrava em bom estado de conservação, principalmente para um veículo com 27 mil quilometros. O veículo foi intervencionado no dia da nossa deslocação ao concessionário, que curiosamente tinha um depósito novo para o Peugeot 508 e que simpaticamente fizeram uma comparticipação na peça de 67% (custo apresentado de 900 euros para uma peça que se vende no mercado pelos 400 euros), o que só por si indica que a Peugeot pela comparticipação assume o defeito das peças iniciais de fabrico e que ao apresentar uma comparticipação de 67% sobre os 900 euros, acaba por não comparticipar nada, mas sim imputar todo o custo ao cliente.
Desta forma vimos por este meio reclamar a devolução do custo das peças colocadas no nosso veículo, não só por o depósito de Adblue ter um defeito de fabrico, mas como o facto do mesmo ter um mau funcionamento afetou o funcionamento do injetor o que causou a sua avaria, ou eventualmente a sua troca por terem inicialmente feito “talvez” um diagnóstico errado e trocado um injetor em perfeitas condições.
Data de ocorrência: 6 de junho 2022
Peugeot
5 de agosto 2022
Caro Cliente,

A marca Peugeot não colabora directamente com o Portal da Queixa, devido ao facto de ter um serviço próprio de apoio ao Cliente. Neste sentido informamos que muito em breve será contactado pelos nossos serviços com objectivo de acompanhar o assunto exposto.

Serviço de atenção ao cliente Peugeot
Manuel Salvador
Manuel Salvador avaliou a marca
21 de agosto 2022

Para uma marca tão conceituada como a Peugeot, julgo que deixar um defeito de fabrico ser tratado e pago pelos seus clientes deixa muito a desejar.