13.3

Peugeot - Reclamação por acidente provocado por falha mecânica

José Domingos Maciel Cuntim
José Cuntim apresentou a reclamação
15 de agosto 2018

Assunto: Reclamação por falha mecânica que provocou acidente

Exmos. Srs.
Sou o condutor habitual do veículo Peugeot 407 com a matrícula 87-DB-78, veículo de Março de 2007. Desde que eu e a minha companheira, adquirimos este veiculo em Julho de 2016, que efetuamos periodicamente as revisões e tem passado nas inspeções periódicas (ver anexo).
Sem nenhuma anomalia detetada tanto nas revisões como nas inspeções, no passado dia 12 de Agosto, com o veiculo em andamento, a cerca de 30 a 40 km /h, numa rua de sentido único, com piso em paralelo, o carro guinou repentinamente para a direita, embatendo apenas com a roda num veiculo que se encontrava estacionado. Este sofreu danos em toda a sua lateral esquerda e parcialmente na lateral direita por o carro, que se encontrava totalmente imobilizado, ter sido literalmente empurrado contra um poste de iluminação.
No caso do meu veiculo, após o mecânico analisar sem desmontar, foi possível averiguar que se partiu: o braço de suspensão do lado direito, o cardin do lado direito completo, um tubo travão, , uma rótula superior, uma rótula inferior, uma violeta de direção, uma ponteira de direção, um fio ABS, um apoio de motor, um sensor policambota e uma cablagem de sensor policambota. De referir também que serão necessários trabalhos de chaparia, pintura e eletricidade, que ainda não estão quantificados, por o mecânico não ter autorização para desmontar.
Estas quebras sem razão nenhuma aparente e sem motivo para tal, constituem uma falha mecânica grave, uma vez que a quebra do braço de suspensão originou todos os danos acima descritos. De imediato foi chamada a PSP que apreendeu os documentos do carro, dizendo que por ser falha mecânica, teria que ser submetido a nova inspeção para atestar a segurança rodoviária do veiculo.
Face este incidente que acabou por ter uma dimensão menor por circular numa zona de baixa velocidade, (se por acaso fosse numa auto estrada, poderiam existir feridos graves) venho por este meio exigir que a Marca me inspecione o veículo e que se responsabilize por todos os danos sofridos pela minha viatura e me ateste a segurança da mesma para que possa circular sem preocupação quer minha quer para terceiros.
È igualmente importante referir, que neste momento me encontro inibido de me deslocar, sendo eu portador de certificado multiusos por incapacidade motora. Inibido porque este é o único veiculo de que sou condutor por ter caixa automática e assim estar adaptada a sua condução à minha deficiência. Enquanto o seguro não fizer a peritagem, não posso usufruir de carro de substituição e, por esta razão, tenho que suspender o tratamento diário de fisioterapia que tenho prescrito. Necessito por isso, de uma resposta urgente, no sentido que assumam as vossas responsabilidades e me permitam voltar a fazer a minha vida normal.

Aguardando contacto urgente para:
José Cuntim – TLM 969684363