14.0

Anabela Silva
Anabela Silva apresentou a reclamação
3 de fevereiro 2020
EX. mos Senhores:
Venho por este meio comunicar que estou profundamente descontente com os serviços prestados pela vossa concessionária, nos serviços pós-venda. Estou ainda mais descontente com os vossos serviços de manutenção e acompanhamento, no que concerne ao abastecimento do AdBlue e nas indicações dadas no manual de apoio/instruções que acompanha o meu veículo. O vosso manual de instruções não está bem explícito neste capítulo e induz os clientes em erro. Mais informo, que devido às informações omissas em relação ao abastecimento de Adblue, cuidados a ter, e necessidade de fazer uma purga, os clientes são induzidos em erro. Tem indicação no manual que após um abastecimento de AdBlue o veículo tem autonomia para realizar 20 000km, o que não corresponde à verdade. Eu tenho um SUV 2008 realizei serviços de manutenção no concessionário Auto Martinauto, em Viseu, a 29/06/2018 aos 21, 274 km, conforme está registado na página de acompanhamento da manutenção. Estava ainda registado que a próxima revisão deveria ser efetuada aos 46 274 km ou no dia 29 06 2019. A segunda manutenção foi realizada no dia 11 06 2019, uns dias antes e com apenas 34 540 km, como está registado no livro das manutenções. Acontece que não fiz ainda os 47 000 km e o meu carro acendeu a luz avisadora de reabastecimento de AdBlue. O que não correu bem aqui? A vossa concessionária de manutenção não fez o serviço como deve ser, ou o vosso manual está completamente errado e induz os clientes em erro?
Mais, informo que vinha em viagem para casa e a luz acendeu, dava como autonomia 2 400 km, não os fiz, apenas andei aproximadamente 70 km até chegar a casa. Parei o carro, no dia seguinte andei nem 5 km e acedeu uma luz que alertava para colocar Adblue pois estava a colocar em risco o motor (os símbolos que aparecem na página 178 do manual). Seguindo todas as instruções de procedimento que se encontram no manual para abastecimento de AdBlue, procedi ao abastecimento. Em seguida, como as luzes avisadoras não se apagavam, desloquei-me à Peugeot para averiguar a situação. Na vossa concessionária, após uma verificação, no dia 30 01 2020 devolveram-me a viatura com indicação de que se voltassem a acender as luzes que deveria voltar. As luzes acenderam de novo, voltei à concessionária no dia 31 01 2020, deixei ficar viatura para averiguação de novo e recebi uma chamada telefónica que a minha viatura tem que levar um novo depósito de AdBlue que importa em 900 e tal euros. Não é possível! Esta situação não é aceitável! Fiz todas as manutenções nos concessionários da marca, como já referi anteriormente, dentro dos prazos estipulados, ainda antes de perfazer os km que me eram indicados. De uma manutenção para a outra não passaram os 20 000km de rodagem, a última manutenção foi realizada aos 34 540 km, desde aí até então ainda não fiz os 47 000km, como o novo abastecimento de AdBlue só deveria ser efetuado aos 54 540km estou ainda muito dentro dos km autorizados.
Sou vossa cliente pela segunda vez, ou seja, é o segundo carro novo que compro na Peugeot, com a primeira viatura nunca tive reclamações, fiquei satisfeita com a viatura e com a marca. Voltei a adquirir um veículo na Peugeot e ainda não tem três anos o meu Peugeot 2008 e já tenho problemas com peças que tenho que substituir? Um depósito não é, nem pode ser considerado uma peça de desgaste, ainda por cima se ainda só tiver 2 anos e meio.
Liguei para a linha de apoio ao cliente na sexta-feira passada e expus a situação e solicitei que averiguassem a situação. Foi-me comunicado que num prazo de 24 h a 48 h me dariam um feedback. Continuo a aguardar uma resposta...
Como podem verificar pela exposição aqui apresentada há muitos dados para serem analisados, com situações que não estão corretas desde as manutenções realizadas na marca dentro das datas previstas e as incongruências que o vosso manual de instruções apresenta.
Certa de que a minha exposição irá ser alvo de uma análise e avaliação correta, ficarei a aguardar uma resposta vossa,
Anabela Silva
Data de ocorrência: 3 de fevereiro 2020

Boa noite. Aconteceu-me o mesmo e já vi que há demasiadas reclamações relativas ao mesmo problema. Tem razão numa coisa: a união faz a força e apesar da maioria já ter pago, pois precisa dos carros é preciso fazer alguma coisa. Daí que, se tiver interesse, mande-me um e-mail para juntarmos o maior número de pessoas para tentar reaver parte do montante ou, pelo menos fazer algum barulho junto à Peugeot (Portugal e até mesmo França) e obrigar a fazer uma chamada destes veículos, para corrigir ou prevenir o defeito no depósito anti-poluição. sociedadejusta21@gmail.com