Em Abril deste ano adquiri uma viatura Peugeot 308SW nova. Passados 6 meses e efectuada a 1ª revisão(22.00Km) eis que um dia, em plena autoestrada (em Lisboa) subitamente começa a cheirar a queimado e a deitar algum fumo do motor, sem que a temperatura da viatura aumentasse. Parei imediatamente, aguardei algumas horas e desloquei-me à peugeot de Carnaxide. Fui informado que o problema era da embraiagem e que poderia continuar a utilizar a viatura, sem risco de agravamento, ficando marcada a reparação, para passado algumas semanas. Durante esse período continuou sempre a cheirar ligeiramente a fumo do motor, aquando da utilização. Passado 2 semanas, eis que começa, também, a fazer desacelerações bruscas aquando de velocidade de cruise control, com recuperações imediatas. Desloquei-me novamente à peugeot Carnaxide onde, após avaliação, me foi dito que não haveria problema, poderia continuar a usar a viatura; o que não mais realizei, até ao dia da reparação.
No dia seguinte a ter deixado a viatura para reparação sou informado que tenho direito a uma viatura de substituição, por a reparação da avaria ser superior a 24Horas e ser assumido que a viatura constituia perigo (pelas descelerações espontâneas). Numa Quinta Feira à tarde levanto a viatura de substituição.
No dia seguinte sou informado, pelo telefone, que o meu carro tinha a embraiagem danificada e que teria de ser substituída e que tal despesa teria de ser suportada por mim, em virtude de ser uma peça sujeita a desgaste e não estar abrangida pela garantia, logo considerado "mau uso".
Quando questiono o funcionário acerca do DIAGNÓSTICO DE DEFEITO DE FABRICO VERSUS MAU USO :
- uma vez que a viatura só é utilizada por mim, que detenho a carta de condução há 18 anos e inclusivamente conduzi durante 9 anos um peugeot 206 sem qualquer problema,
- a viatura começou a dar problemas aos 6 meses,
- a viatura fez 95% do seu uso em autoestrada à velocidade constante (cruise control) 120Km/h,
não obtenho uma resposta concreta. Apenas que teria de ser eu a suportar os custos da reparação porque me era imputada a danificação da embraiagem.Ou seja, se a viatura tivesse tido esta situação no dia em que a comprei e levei para casa seria sempre "mau uso" e nunca defeito de fabrico!!!
Mais, que teria até às 24 horas após levantar a viatura de substituição para a entregar. Após este período, teria de suportar os custos de aluguer da viatura de substituição. Uma vez que 6ª Feira era impossível entregar a viatura propus a entrega no Sábado e assim só suportaria as despesas de 1dia. Fui informado que só aceitariam a viatura na 2ªFeira, com consequentes despesas inerentes a este período de utilização. Acontece que esta empresa tem serviço 24 horas de entrega de viaturas para reparação/revisão/... mas, lamentavelmente, neste tipo particular de situação, por implicar custos para o cliente, esse serviço já não existe... o que me leva a concluir estarem a agir de má fé!
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.